Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Por que as mulheres geralmente tomam a iniciativa para separar?

28 abr 2025 - 04h59
Compartilhar
Exibir comentários
Mulheres costumam refletir bastante até tomarem a decisão de separação
Mulheres costumam refletir bastante até tomarem a decisão de separação
Foto: Freepik

A decisão de se separar é complexa e dolorosa, marcando o fim de um ciclo e o início de um novo. Embora a dinâmica de cada relacionamento seja única, estatísticas e estudos apontam para uma tendência: as mulheres tomam frequentemente a iniciativa de buscar a separação. Mas quais os fatores que levam a essa aparente predominância feminina na hora de dizer "basta"?

Uma pesquisa feita em 2022 pelo IBGE, mostrou que em cerca de 75% dos divórcios em todos os estados do Brasil, com exceção da Paraíba, os pedidos são feitos por mulheres. E quais são os possíveis motivos?

"A primeira coisa que penso é sobre a mudança histórica no papel social da mulher. Antigamente, uma mulher separada era descriminada. Havia muito preconceito em relação a ela. Isso mudou. O fato disso ter mudado, faz com que ela se torne mais livre para fazer o pedido de separação", observa a psicanalista Ana Gabriela Andriani, mestre e doutora pela Unicamp. 

A especialista diz que durante muito tempo a mulher foi considerada propriedade do homem e isso mudou com o passar dos anos e com o papel que ela  foi conquistando na sociedade. Outro fator destacado é a questão financeira.

"Faz parte também dessa mudança do papel social da mulher, ela poder trabalhar e ganhar o seu próprio dinheiro. Isso a deixa mais independente e com mais autonomia. Então hoje, ela não precisa estar numa relação por temer ficar desprotegida financeiramente se não estiver casada. Isso tudo a coloca numa posição de escolha. Ela pode pensar sobre a relação em que ela está e escolher se aquela relação é gratificante, se a relação a satisfaz ou se está muito frustrante".

 

Outro fator que a psicanalista destaca é que, por conta dessa mudança no papel social da mulher, ela tem hoje um acúmulo de funções e se sente sobrecarregada sem conseguir dividir, igualmente, essa sobrecarga com o companheiro.

"Ela precisa dar conta do trabalho, ser uma boa mãe e cuidar das tarefas domésticas. Ela precisa dar conta de ser bonita e cuidar do corpo e muitas dessas tarefas ela não divide com o companheiro. O fato dela se sentir sozinha com todas essas tarefas, também a deixa frustrada e pode fazer com que ela não se sinta mais recebendo nessa relação e isso a motive a sair".

Quando a mulher pensa sobre a decisão de se separar, ela reflete sobre a importância e analisa os benefícios e problemas que esse relacionamento lhe trazem.

"Quanto mais reflexão sobre a relação, mais consciente se torna a decisão, seja de se separar ou de ficar na relação. E no caso da separação, mais definitiva é a decisão", conclui a profissional.

Simples Conteudo Simples Conteúdo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade
OSZAR »