Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

É falso que um trilhão de dólares tenham sido encontrados em favela do Rio

VÍDEO DESINFORMATIVO CIRCULA DESDE 2020; POLÍCIA NEGOU TER APREENDIDO ESSE VALOR; MONTANTE REPRESENTARIA QUASE METADE DO PIB BRASILEIRO

26 fev 2025 - 10h18
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: vídeo que alega que um trilhão de dólares teriam sido encontrados em um "barraco" dentro de uma favela do Rio de Janeiro. O montante seria composto por notas de mil dólares.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Na realidade, o vídeo circula na internet desde 2020, com diferentes versões sobre seu contexto. Uma delas afirma que as imagens teriam sido gravadas no Afeganistão, o que não foi possível confirmar. O Verifica entrou em contato com a Polícia Militar e a Polícia Civil do Rio de Janeiro, e ambas negaram a realização de uma operação que tenha encontrado um trilhão de dólares em uma favela da cidade. Também é importante ressaltar que, atualmente, não existem notas de mil dólares. As cédulas desse valor deixaram de ser impressas nos Estados Unidos em 1945 e foram retiradas de circulação em 1969. Elas eram utilizadas principalmente em transações entre bancos.

Saiba mais: Publicado no Threads, uma das redes sociais do grupo Meta, o vídeo desinformativo alcançou mais de 7 mil compartilhamentos e 6 mil curtidas.

De acordo com a Polícia Militar e a Polícia Civil do Rio de Janeiro, não houve nenhuma apreensão desse valor na cidade. Esse montante representaria quase metade do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, atualmente estimado em 2,174 trilhões de dólares.

Usando a busca reversa de imagens (veja como usar aqui), o Verifica identificou que o vídeo circula na internet desde 2020, com diversas versões. Em uma dessas versões, as publicações afirmam que o dinheiro foi encontrado após o início da retirada das tropas dos Estados Unidos do Afeganistão, em 2020. Segundo essa narrativa, o montante estaria junto com armas em uma casa abandonada por soldados americanos.

No entanto, pode-se descartar a hipótese de que a cena tenha ocorrido recentemente em um "barraco" no Rio de Janeiro, pois o vídeo estendido exibe uma folha com a data de 20 de janeiro de 2020, sugerindo o possível dia da gravação.

A postagem enganosa ainda sustenta que o montante encontrado na favela era composto apenas por notas de mil dólares, o que também é falso. Na gravação estendida, encontrada pelo Verifica por meio de uma busca reversa no Google, é possível observar que as cédulas exibidas são de US$ 100, mas não há como determinar se são autênticas.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade
OSZAR »