Vídeo em que motorista de aplicativo se recusa a levar passageira de 13 anos é simulação
GRAVAÇÃO VIRALIZOU COMO SE FOSSE SITUAÇÃO VERÍDICA ENVOLVENDO UBER; APLICATIVO PERMITE QUE ADOLESCENTES VIAJEM COM MODALIDADE ESPECÍFICA
Viralizou nas redes sociais um vídeo que mostra um motorista de aplicativo aparentemente se negando a transportar uma adolescente de 13 anos desacompanhada, sob justificativa de que seria contra as regras da empresa. A gravação foi republicada por diferentes contas, que associam o caso a Uber. Trata-se, porém, de uma encenação.
O material foi publicado inicialmente pelo perfil Super Top Studios, que descreve seus vídeos como "simulações baseadas em fatos reais" (página arquivada). É possível conferir que a mesma "passageira" adolescente aparece em diferentes vídeos (veja aqui, aqui e aqui) - em um deles, inclusive, ela usa a mesma roupa do conteúdo viral, em uma situação diferente.
Nas redes sociais, a simulação foi elogiada por diversos usuários, que acreditaram se tratar de uma situação real. "Parabéns, motorista, você é um exemplo para muitos pais irresponsáveis", escreveu um. "Que mãe pediria um Uber para filha dessa idade e sairia? Faz algum sentido? Não. Mentira da garota. Parabéns, motorista", afirmou outro.
O Verifica entrou em contato com a conta responsável pela publicação dos conteúdos, mas não obteve retorno.
Uber permite, sim, viagens de adolescentes
Em fevereiro de 2024, o aplicativo passou a oferecer a modalidade "Uber Adolescente" para que jovens entre 12 e 17 anos consigam solicitar viagens sob a supervisão do responsável. O projeto foi preparado por meses, com início em outubro de 2023. Antes do lançamento, a funcionalidade foi testada em 13 cidades do País.
Vale dizer que o vídeo verificado foi publicado no TikTok em outubro de 2023. Na época, a modalidade ainda estava em teste. A gravação voltou a viralizar porque o canal frequentemente recicla o conteúdo. O mesmo vídeo, por exemplo, foi publicado nos dias 24 de janeiro e 14 de abril deste ano. Nestas datas, o recurso já estava disponível no Brasil.
Para adicionar o "Uber Adolescente", o responsável deve convidar o jovem por meio de um perfil familiar. Ele receberá um link para baixar o aplicativo e criar uma conta de adolescente. O perfil fica vinculado à conta do responsável, mas os adolescentes podem solicitar suas próprias viagens.
A ferramenta permite que o responsável receba atualizações em tempo real a cada viagem solicitada pelo adolescente. A funcionalidade também ativa automaticamente recursos de segurança do aplicativo, como U-Código (sequência de números para dar início à viagem) e U-Ajuda (sensores que detectam se há mudança de rota, parada inesperada ou viagem encerrada mais cedo).
Fiado é boato: Uber não oferece a opção de ficar devendo e pagar na próxima viagem
Vídeo de carro-forte usado em corridas de 'Uber' é humorístico
Os recursos de segurança não podem ser desativados pelo adolescente, pelo motorista ou pelos responsáveis - com exceção do U-Áudio. A ferramenta permite que os usuários gravem o áudio das viagens diretamente pelo aplicativo. No caso da conta para adolescentes, o jovem precisa autorizar antes de tornar o recurso padrão para todas as viagens.
Este texto foi produzido a partir de uma parceria entre Uber e Estadão Verifica para combater fake news no setor de mobilidade urbana e reforçar o papel do jornalismo profissional. A iniciativa visa desmentir informações falsas e conscientizar o público sobre os impactos negativos da desinformação.
