Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Se a questão é se o iPhone pode ser fabricado nos EUA, Tim Cook e Steve Jobs já deram a resposta anos atrás

Donald Trump acredita que a Apple poderia fabricar o iPhone em território estadunidense, mas conseguir isso não será simples e nem parece viável

12 mai 2025 - 17h18
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Vivemos em um momento histórico para a economia mundial, um momento que ameaça ser um ponto de inflexão, um antes e depois, para a relação econômica entre as maiores potências mundiais. Em meio a tarifas, Donald Trump tem um desejo: que as empresas estadunidenses fabriquem seus produtos em território nacional. Entre elas, a Apple e seus iPhones.

Mas parece ser improvável que esse desejo de Trump se torne realidade, pelo menos no curto e médio prazo. Mover a produção do iPhone para os EUA não só faria com que o smartphone da Apple tivesse um preço de venda muito mais alto, como também simplesmente não seria possível, como já explicaram Steve Jobs e Tim Cook no passado.

Tim Cook e Steve Jobs explicam: não há força de trabalho especializada suficiente

Recentemente, a Apple anunciou investimentos que chegam a 500 bilhões de dólares, demonstrando seu desejo de crescer. No entanto, levar a produção do iPhone para os EUA não é tão simples: no país, simplesmente, não há pessoas qualificadas suficientes para isso.

Essa é uma realidade que provavelmente será difícil de aceitar pelos norte-americanos mais orgulhosos, mas foi assim que Tim Cook explicou há vários anos. Em 2017, em um fórum organizado pela Fortune Magazine, o CEO da Apple negou a ideia de que a Apple produz o iPhone na China apenas porque é mais barato. Na realidade, isso se deve à mão de obra especializada, ou melhor, à enorme quantidade de profissionais especializados que existem no país.

"A realidade é que a China...

Veja mais

Matérias relacionadas

Em meio a tumulto sobre corte de cabos submarinos, China revela arma definitiva: uma furadeira radial com esteroides

Wozniak abandonou a universidade para fundar a Apple. Anos depois, já milionário, uma pancada na cabeça mudou completamente o rumo de sua vida

Protagonismo de Elon Musk no governo dos EUA já é coisa do passado; a queda nas vendas da Tesla não...

Uma antiga sonda soviética está prestes a cair na Terra. O curioso é que ela foi projetada para resistir ao inferno

A SpaceX não cancelava abruptamente um lançamento da Starship há quase dois anos; até agora

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade
OSZAR »