Lagoa Misteriosa, perto de Bonito, abre temporada 2025 com novidades
É uma das dez cavernas mais profundas do Brasil [...]
A gente só tem uma certeza: a Lagoa Misteriosa, em Jardim, no Mato Grosso do Sul, é um dos cenários brasileiros que seus olhos mais irão custar a acreditar no que veem.
E, ainda assim, nem se viu tudo o que tem para ver.
Localizada nesse município vizinho a Bonito, a atração é uma das dez cavernas mais profundas do país, segundo o Cadastro Nacional de Cavernas do Brasil, compilado pela SBE (Sociedade Brasileira de Espeleologia).
Até onde se conseguiu chegar, o Capão Assombrado, seu nome original, tem 220 metros de profundidade que rasgam paredões verticais que se dividem em poços paralelos que vão dar no desconhecido.
Mas não precisa ser nenhum especialista para explorar essa lagoa escondida em meio à uma vegetação densa.
Lagoa Misteriosa
O acesso é por uma trilha curta e de baixa dificuldade, após uma escadaria de madeira com 190 degraus que termina dentro das águas da Lagoa Misteriosa.
O atrativo pode ser observado em flutuações com snorkel e colete salva-vidas ou também em mergulhos com cilindro que vão de 8 a 60 metros de profundidade, de acordo com a certificação do visitante.
Se a variedade de vida aquática pouco empolga, com seus raros lambari e mussum, os jardins submersos e as rochas de todos os tamanhos fazem do local um dos cenários mais surreais da região de Bonito, a capital nacional do ecoturismo.
Suas águas são tão cristalinas, uma das características da Serra da Bodoquena, que a 40 metros de profundidade ainda é possível ver as copas das árvores da mata do lado de fora.
A transparência se deve às rochas calcárias que servem como um filtro natural que levam para o fundo os materiais sólidos em suspensão, propiciando a famosa limpidez de suas águas.
Porém, entre setembro e abril, as águas assumem tons esverdeados que não permitem mergulhos na lagoa, devido à proliferação de algas. Apenas mergulhadores avançados e técnicos estão autorizados a explorar a caverna nesse período.
Por isso, agora em abril, começa a temporada mais aguardada na Lagoa Misteriosa.
VEJA VÍDEO
Entre as novidades de 2025, tem a vegetação submersa que chama a atenção pela exuberância. A espécie "pinheirinho" domina grande parte do lago, formando o famoso jardim submerso da lagoa.
Neste ano, a infraestrutura do atrativo passou também por melhorias, com foco na segurança e na acessibilidade. A tirolesa, por exemplo, recebeu reforços com a instalação de um cabo de aço secundário, o deque ganhou corrimões adicionais e o sistema de resgate também foi aprimorado, mesmo nunca tendo sido necessário.
A Lagoa Misteriosa é uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) e faz parte do Grupo Rio da Prata, reconhecido internacionalmente por sua atuação em ecoturismo e sustentabilidade.
O atrativo conta também com Certificação Climate Positive, concedida pela Green Initiative, que reconhece que o local o remove mais carbono da atmosfera do que emite, o que significa que, além de neutralizar suas emissões, contribui ativamente para um impacto ambiental positivo, graças às suas práticas sustentáveis e ações de conservação.
Mais títulos
Em 2020, a Lagoa Misteriosa conquistou outro título.
O geólogo e fotógrafo de natureza Márcio Cabral recebeu do Guinness World Records o título de autor da "maior foto panorâmica subaquática", um registro de 826.9 megapixels de resolução feito em agosto de 2018.
Para quebrar seu próprio recorde, registrado anteriormente com uma imagem de 495,7 megapixels também na Lagoa Misteriosa, Cabral fez novos investimentos como o uso de um ISO personalizado que variava de 200 a 800, de acordo com a profundidade do mergulho, diminuindo assim o ruído da foto nos trechos mais profundos (e escuros).
O resultado é a junção de 28 imagens que deram origem a uma foto de 14,46 metros de largura e 7,23 metros de altura.
Na parte inferior da imagem, Cabral posicionou um mergulhador dentro de uma bolha esférica produzida por ele, a cerca de 20 metros de profundidade, enquanto o fotógrafo estava a 18 metros de profundidade.
"O mais difícil foi juntar tudo em um mesmo arquivo, pois os registros foram feitos exatamente no mesmo local para evitar erro de paralaxe [quando o que se vê no monitor não é o mesmo enquadramento do que o registrado pela câmera], explica Cabral em entrevista por telefone.
SAIBA MAIS
Lagoa Misteriosa
Rodovia BR 267, Km 512, Zona Rural de Jardim - Mato Grosso do Sul
O atrativo oferece atividades como trilhas, flutuação e mergulho com cilindo.
Como todas as atrações de Bonito e Jardim, a visita à Lagoa Misteriosa deve ser agendada através de uma agência de turismo, onde é adquirido o Voucher Único.
lagoamisteriosa.eco.br