Veja dicas simples para melhorar olheiras e bolsas sob os olhos
Não é necessário investir em cosméticos ou procedimentos caros, ensina médica
Pergunta: Costumo acordar com olheiras. O que posso tentar em casa para melhorar a aparência delas pela manhã?
Olheiras e bolsas sob os olhos podem ser tão indesejáveis ??que há vários tratamentos populares, incluindo séruns, cosméticos e procedimentos caros. Mas remédios caseiros também podem ser eficazes. Há duas soluções rápidas que recomendo:
Cafeína
Experimente colocar sachês de chá preto gelados e úmidos abaixo dos olhos. A cafeína contrai os vasos sanguíneos, e é por isso que sua pressão arterial pode ficar um pouco mais alta após o café com leite matinal. Como a cafeína também é absorvida pela pele, aplicá-la topicamente pode contrair os vasos sanguíneos que deixam a região dos olhos com uma aparência mais escura e inchada.
Em um pequeno ensaio clínico randomizado duplo-cego que avaliou o uso tópico de cafeína, os pesquisadores descobriram que a aplicação de um gel frio contendo cafeína e um gel placebo frio foram eficazes na redução das bolsas sob os olhos. Mas, para cerca de um quarto das pessoas, a cafeína proporcionou um resultado além do obtido apenas com o gel frio.
Colher gelada
Experimente colocar uma colher de metal na geladeira durante a noite ou mergulhe-a em água gelada enquanto segue sua rotina matinal. Coloque o lado convexo suavemente sobre a área inchada até que a colher aqueça. O frio também contrai os vasos sanguíneos.
Se colocar uma colher no rosto não for exatamente um spa, opte por fatias de pepino frescas ou mesmo ervilhas e cenouras congeladas - o que você tiver à disposição. Basta embrulhar em um pano primeiro. Colocar objetos congelados diretamente sobre a pele não é aconselhável.
Envelhecimento
Alterações na região dos olhos são normais no envelhecimento. "As bolsas sob os olhos inevitavelmente se desenvolvem à medida que envelhecemos e nossas estruturas faciais mudam", diz Anisha Kumar, cirurgiã plástica em Nova York.
À medida que envelhecemos, a pele abaixo dos olhos perde firmeza e elasticidade, criando uma aparência inchada, e as almofadas de gordura da pálpebra inferior encolhem, parecendo mais fundas. As olheiras podem ser causadas por sombras projetadas por essas alterações, hiperpigmentação ou vasos sanguíneos dilatados que parecem proeminentes devido às pálpebras finas. As olheiras também são hereditárias.
Remédios caseiros podem impactar temporariamente o inchaço dos tecidos, afirma Anisha, e um tema comum é que eles buscam diminuir a inflamação, contrair os vasos sanguíneos ou reduzir a retenção de líquidos.
Como prevenir olheiras e bolsas
Não podemos mudar nossa idade ou genética. Mas existem algumas coisas que podem ajudar a prevenir olheiras e bolsas abaixo dos olhos:
- Retinoides tópicos
Esta é minha primeira recomendação porque é respaldada pelas evidências mais fortes. Também faz parte das orientações que dou para uma rotina de cuidados com a pele simples e com base científica. Os retinoides têm sido bem estudados para uniformizar o tom da pele e melhorar sua elasticidade, o que significa que eles esticam a pele, levando à redução de bolsas e olheiras. Certifique-se de combinar os retinoides com protetor solar, o que ajuda a reduzir o risco de danos à pele no longo prazo. E lembre-se que os retinoides levam tempo para fazer efeito e são melhor usados ??à noite, pois podem deixar sua pele mais sensível ao sol.
- Reduzir a fadiga ocular e dormir melhor
Todos nós sofremos de fadiga ocular devido aos longos dias grudados em nossas telas. Mas a fadiga ocular pode dilatar os vasos sanguíneos sob os olhos, tornando-os mais visíveis. Nosso piscar de olhos diminui consideravelmente quando estamos olhando para uma tela; eu digo aos meus pacientes para programarem um cronômetro a cada 20 minutos e fecharem os olhos ou se afastarem por um minuto. A falta de sono também é um fator de risco clássico. Dormir de sete a nove horas por noite, diz Anisha, faz parte de um estilo de vida saudável que pode otimizar a aparência física em qualquer idade.
- Parar de fumar e minimizar o consumo de álcool
Ambos os fatores estão associados ao aumento do inchaço sob os olhos, independentemente da idade.
Outros conselhos comuns fazem algum sentido teórico, mas não há estudos que comprovem seus efeitos. Por exemplo, dormir inclinado com a cabeça elevada costuma ser recomendado para ajudar na drenagem de fluidos que podem se acumular sob as pálpebras, contribuindo para a formação de "bolsas". Comer alimentos com menos sal também é recomendado, e é uma ideia fácil e saudável de se tentar de maneira geral.
Esfregar os olhos também pode danificar os capilares frágeis das pálpebras, o que pode causar vazamentos e contribuir para o aparecimento de olheiras. Converse com seu médico sobre colírios e o tratamento da causa subjacente da coceira nos olhos, como alergias.
E quanto ao creme para hemorroidas?
Um suposto "segredo" que vem dando o que falar nas redes sociais há anos? Creme para hemorroidas.
Sim. Creme para hemorroidas.
Cremes para hemorroidas geralmente contêm dois ingredientes relevantes: fenilefrina, que contrai os vasos sanguíneos, e um esteroide para reduzir a inflamação. E, claro, ambos os ingredientes podem ajudar a amenizar a aparência de olhos cansados ??em um momento difícil, mas o esteroide traz o risco de enfraquecer o tecido em uma área delicada. É por isso que gastroenterologistas não recomendam o uso de creme para hemorroidas por mais de uma semana.
Mais preocupante ainda, a aplicação de esteroides perto dos olhos poderia aumentar o risco de glaucoma, uma condição em que o nervo óptico é danificado e causa cegueira. Portanto, considerando tudo, vamos guardar o creme para hemorroidas para a área de interesse originalmente pretendida.
O que quero que meus pacientes saibam
Geralmente, a causa das olheiras ou bolsas não é alarmante. Mas elas também podem ser sinal de uma condição médica. Alergias, por exemplo, podem congestionar as vias nasais, e esse aumento de pressão faz com que o sangue se acumule sob os olhos. Isso pode levar a uma aparência escura e inchada. Independentemente de sua condição médica, se a aparência dos seus olhos o incomoda, pode ser útil explorar o motivo com seu médico e discutir se tratamentos ou procedimentos avançados fazem sentido.
Trisha Pasricha é médica e jornalista e escreve a coluna Ask a Doctor. Ela é instrutora de medicina na Harvard Medical School.
Este texto foi originalmente publicado no The Washington Post. Ele foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.
