Script = https://s1.trrsf.com/update-1747233309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Entenda o que é metástase óssea, fase avançada do câncer de Biden

Ex-presidente dos Estados Unidos, de 82 anos, descobriu um tumor maligno na próstata que já se espalhou para os ossos

19 mai 2025 - 17h11
(atualizado às 18h42)
Compartilhar
Exibir comentários
Ex-presidente dos EUA Joe Biden durante conferência em Chicago, no mês de abril
Ex-presidente dos EUA Joe Biden durante conferência em Chicago, no mês de abril
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

A metástase óssea, diagnóstico de Joe Biden, refere-se à propagação do câncer de um órgão ou tecido original para os ossos. No domingo, 18, o ex-presidente dos Estados Unidos, de 82 anos, revelou ter descoberto recentemente um câncer de próstata em fase avançada, caracterizado por um escore de Gleason de 9 (Grupo Grau 5), após apresentar sintomas urinários crescentes.

Segundo o oncologista clínico André Deeke Sasse, diretor da Sociedade Brasileira de Oncologia (SBOC), no caso do câncer de próstata, o local mais comum de metástase realmente são os ossos --geralmente da bacia ou da coluna, mas não exclusivamente. A doença metastática é geralmente incurável, ou seja, precisa permanecer sob tratamento de maneira permanente.

Apesar da gravidade do quadro, o câncer de Biden parece ser sensível aos hormônios, o que permite um tratamento eficaz, conforme anunciou a Casa Branca. De acordo com Sasse, as células do câncer de próstata normalmente são sensíveis à testosterona.

"A testosterona é como se fosse um combustível ou algo que sinaliza que a célula deve crescer e proliferar", explica. "Nessa fase, quando se faz um tratamento que diminui os níveis de testosterona do homem no sangue, chamado supressão hormonal, os tumores regridem significativamente e ficam bem controlados, quase sempre assintomáticos."

Sasse afirma que, nos casos em que o câncer é sensível a hormônios, tratamentos mais agressivos, como a quimioterapia, não se fazem necessários. O tratamento é normalmente baseado em terapia hormonal. Os medicamentos respondem por muitos anos e proporcionam boa qualidade de vida aos pacientes.

"Individualmente, não é possível avaliar o prognóstico de Biden. Não tenho todas as informações dele, como resultado de biópsia, comportamento biológico e outros fatores", diz.

"Cada pessoa é única e cada indivíduo tem uma chance de controle de doença e de resposta diferente. Apesar disso, uma doença metastática, sensível a hormônios, geralmente tem um prognóstico razoavelmente bom, com expectativa de resposta aos tratamentos", acrescenta.

Repercussão

A notícia do câncer de Biden gerou reação entre líderes políticos, incluindo Donald Trump, que há anos critica o democrata por sua idade e capacidades cognitivas. Em publicação na rede Truth Social, o presidente afirmou estar "entristecido" com o diagnóstico.

"Melania e eu estamos tristes com a notícia. Enviamos nossos mais calorosos e melhores votos para Jill e a família, e desejamos a Joe uma rápida e bem-sucedida recuperação", escreveu.

Nesta segunda-feira, 19, Biden se manifestou sobre o anúncio de seu diagnóstico e agradeceu o apoio que vem recebendo. Em publicação no X, o ex-presidente disse que é sempre nos momentos difíceis que as pessoas aprendem a ter mais força.

"O câncer afeta a todos. Como muitos de vocês, Jill e eu aprendemos que somos mais fortes nos momentos difíceis. Obrigada por nos ajudar com amor e apoio", registrou.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade
OSZAR »