Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fátima Bernardes, Tata Werneck e Fernanda Torres têm medo de avião; saiba como superar

8 mai 2025 - 09h48
(atualizado às 09h50)
Compartilhar
Exibir comentários
Fátima Bernardes, Tata Werrneck e Fernanda Torres já admitiram que têm fobia de avião
Fátima Bernardes, Tata Werrneck e Fernanda Torres já admitiram que têm fobia de avião
Foto: Reprodução/Instagram

Muita gente ama viajar, mas detesta andar de avião. O problema fica ainda mais grave quando se tem fobia da aeronave. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Real Time Big Data, 65% dos brasileiros têm medo de viajar de avião e 51% desenvolveram esta fobia após algum trauma. Alguns famosos já admitiram que têm esse pânico, entre eles estão:

"É uma coisa que não tem relação com a lógica. Mas não consigo usar minha racionalidade naquela hora. Toda vez que o avião está acelerando para decolar, estou chorando. Fico de óculos escuros e as lágrimas escorrendo, mas não faço nenhum barulhinho. Escolho o lugar, a companhia, o voo", contou Fátima Bernardes em seu canal do Youtube. A apresentadora já fez terapia para tratar o medo e explicou que usa medicamentos prescritos quando vai voar.

Tata Werneck viajou recentemente para a Europa com seu médico acompanhando no voo. "Eu não consigo pegar um avião sem estar com o meu médico e acordada. Eu vou bem medicada e com um cardiologista", revelou.

O apresentador Faustão também tem pânico de avião. Apesar de ter viajado para vários países do mundo durante as premiações do filme "Ainda Estou Aqui", Fernanda Torres já contou em suas redes sociais que, para lidar com o medo de avião, ela tenta não pensar nele e observa se as pessoas ao redor estão tranquilas e tenta imitar essa postura. Quando há turbulência, a atriz admitiu que o medo aumenta e ela se agarra nos braços da poltrona. 

Em outubro de 2023, Ana Castela teve uma crise de choro ao enfrentar uma turbulência forte durante um voo e desabafou nos Stories: "O tempo estava muito feio e eu fiquei com muito medo. Gente, eu só sabia orar dentro daquele avião", contou. 

A médica psiquiatra Maria Fernanda Caliani explicou que o medo de andar de avião é comum e que acaba trazendo limitações na vida profissional e pessoal. "Esse medo de voar acaba limitando eles para fazer uma viagem de trabalho, viajar para o casamento de um amigo", diz. 

Entre os sintomas de quem sofre com a fobia de avião estão:

  • Tremores
  • Falta de ar
  • Taquicardia
  • Sudorese
  • Náuseas
  • Irritação
  • Tontura 

Existe tratamento para quem tem medo de voar?

A boa notícia é que existem tratamentos para superar o trauma, que incluem até mesmo simuladores que transmitem a sensação de um voo real. É importante a abordagem multidisciplinar que inclui psicólogos, psiquiatras e, às vezes, até profissionais da aviação.

"Em determinadas situações, o melhor vai ser a intervenção com medicações para controlar essa ansiedade exagerada, mas o mais importante será a utilização de outros recursos como a psicoeducação, realidade virtual, terapia cognitiva comportamental, técnicas para controle de ansiedade, simulação de voo e até o voo terapêutico, onde o próprio terapeuta acompanha o paciente durante a decolagem", contou a médica.

Quando o tratamento é realizado da forma correta, a chance de superar o medo é grande.

Simples Conteudo Simples Conteúdo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade
OSZAR »