É falso que Leão XIV tenha citado Bolsonaro como 'político que defende a fé cristã'
NÃO HÁ REGISTROS DE QUE O PAPA TENHA ELOGIADO O EX-PRESIDENTE BRASILEIRO E SE REFERIDO A ELE COMO 'LÍDER LATINO-AMERICANO QUE RESISTE À SECULARIZAÇÃO'
O que estão compartilhando: que o papa Leão XIV teria citado o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como "exemplo de líder que defende a fé cristã" e orado por ele.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Não há registros de que Leão XIV tenha se referido a Bolsonaro dessa forma, tampouco que tenha mencionado o ex-presidente em discurso. A reportagem consultou os depoimentos do pontífice no site Vatican News, portal oficial de notícias do Vaticano, mas não encontrou nada similar ao divulgado na peça checada.
Saiba mais: em um vídeo publicado no Instagram, um homem diz que o papa Leão XIV citou Bolsonaro "como um exemplo de político que defende a fé cristã". Segundo o conteúdo, o pontífice teria dito que o ex-presidente brasileiro é um exemplo de defensor que a fé necessita.
"Segundo o Leão XIV, a fé precisa de defensores com coragem, como alguns líderes latino-americanos que resistem à secularização. Adivinha quem é o primeiro da lista?", afirma. "O Jair Messias Bolsonaro, o homem que foi ridicularizado por orar em público, perseguido por defender o nome de Deus nas urnas e que mesmo fora do poder, continua incomodando os que odeiam a verdade".
O responsável pela autoria do conteúdo não detalha quando o discurso teria sido proferido. A legenda da postagem cita três fontes: Rádio Vaticano, Reuters e Agência Ecclesia.
O Estadão Verifica consultou o Vatican News, que abriga o Rádio Vaticano, para buscar a fala atribuída ao papa, mas não encontrou nenhum resultado similar. Pesquisas também foram feitas nos sites da Reuters e da Agência Ecclesia, sem retorno.
Nesta segunda-feira, 12, o núcleo de checagem do Estadão já havia classificado como falsa a alegação de que Leão XIV teria citado Bolsonaro em oração na primeira missa realizada como pontífice. Durante a homilia, na realidade, o papa ressaltou o valor do testemunho da Igreja. Nenhum político foi mencionado na ocasião (leia na íntegra).
Conforme noticiado pela Reuters, a primeira conversa conhecida de Leão XIV com um líder estrangeiro foi com o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski. Segundo o mandatário ucraniano, eles conversaram sobre os esforços para negociar o fim da guerra com a Rússia. A ligação foi confirmada pelo Vaticano.
Como lidar com postagens do tipo: desde que Robert Prevost foi escolhido para ser o novo papa, peças de desinformação inventam discursos para enaltecer figuras políticas. Cabe ressaltar que homilias e depoimentos do pontífice costumam ser divulgados pela imprensa. O Vatican News informa sobre eventos relacionados ao papa, disponibilizando no site oficial discursos e missas.
