Executivos indicam 10 livros para quem deseja empreender
Convidamos C-levels de empresas para recomendar títulos que podem ajudar nos desafios de ter o próprio negócio
Executivos de empresas destacam dez livros fundamentais que ajudam empreendedores a desenvolver liderança, tomar decisões estratégicas e enfrentar desafios no mundo dos negócios.
Empreender requer a construção de uma mentalidade voltada para solucionar problemas a partir de novas ideias. Uma das melhores formas de construir repertório é a partir de boas leituras, que podem ser uma excelente fonte de inspiração para formação de lideranças sólidas.
Seja para enfrentar os desafios e tomar decisões estratégicas, desenvolver visão de longo prazo ou criar habilidades interpessoais afinadas, o mergulho em bons livros são um caminho para criar novas perspectivas e aprender lições valiosas.
Dentro disso, fundadores e executivos C-Level indicam uma leitura que os tenha ajudado a desenvolver uma mentalidade capaz de lidar com as adversidades para empreender e liderar empresas.
As 3 leis do desempenho, de Steve Zaffron e Dave Logan
Francisco Ferreira, CTO/CPO da Open Co, fintech de crédito sem garantia, recomenda a leitura de "As 3 leis do desempenho: Reescrevendo o futuro de seu negócio e de sua vida", de Steve Zaffron e Dave Logan.
“É interessante como os autores apresentam a ideia de que o desempenho no trabalho está interligado ao que cada um vivencia e consegue enxergar no dia a dia de uma empresa. No entanto, eles explicam que a visão de cada indivíduo é apenas um pedaço do todo. Eles também falam muito sobre o impacto do ‘não dito’, destacando que quando algo fica oculto, pode reverberar de forma negativa, comprometendo a performance”, analisa.
Psicologia Financeira, de Morgan Housel
Phillip Trauer, Managing Director da Wayra Brasil e Vivo Ventures recomenda a leitura de A Psicologia Financeira, de Morgan Housel. “Esta obra é uma leitura essencial para quem deseja empreender, justamente porque vai além dos números. Em vez de focar apenas em gráficos e balanços, o autor explora como nossas emoções, decisões e comportamentos influenciam diretamente os resultados financeiros ao longo do tempo. Empreender exige mais do que planejamento: exige disciplina, visão de longo prazo e, acima de tudo, resiliência diante da incerteza. O livro entrega essas lições com clareza, sensibilidade e profundidade. É um lembrete valioso de que são nossas atitudes que constroem riqueza, significado e um legado duradouro”, afirma o executivo.
Hit Makers, de Derek Thompson
Rogerio Melfi, cofundador e CPO do PilotIn, fintech que ajuda os brasileiros a se tornarem pilotos das suas vidas financeiras, recomenda a leitura de “Hit Makers”, do Derek Thompson.
“No PilotIn, temos um hábito: toda sexta-feira compartilhar com o time uma recomendação de livro com um pequeno resumo. Só neste ano já foram 14 indicações de temas que vão de inovação a comportamento, sempre com foco em inspirar novas ideias e provocar boas conversas. Hit Makers é uma das obras que mais gosto. Indico especialmente para empreendedores porque o livro discorre sobre o que faz algo se tornar popular. O autor mostra como a familiaridade e a novidade se combinam para criar impacto, o que tem tudo a ver com criar o que realmente engaje as pessoas e que tenha um propósito por trás”, completa.
Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, de Stephen Covey
André Cruz, CEO e cofundador da Digital Manager Guru, plataforma completa de checkout e gestão de vendas online, recomenda o livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”. Segundo ele, "é um clássico que todo empreendedor deveria ter em sua estante. Oferece princípios atemporais sobre liderança, gestão do tempo e desenvolvimento pessoal, que são fundamentais para o sucesso em qualquer negócio. Aborda temas como priorização, ensinando a identificar o que é realmente importante e a focar seus esforços nessas áreas; relacionamentos, enfatizando a importância de construir relacionamentos sólidos e duradouros, tanto com clientes quanto com parceiros; e proatividade, incentivando a agir de forma proativa e a assumir responsabilidade pelos resultados. É uma base para qualquer empreendedor que busca alcançar o sucesso a longo prazo, e ao desenvolver hábitos eficazes e construir relacionamentos sólidos, você estará mais bem preparado para enfrentar os desafios do mundo dos negócios e alcançar seus objetivos".
21 Lições para o Século 21, de Yuval Harari
Para Ana Julia Kiss, CEO e fundadora da Humora, startup que combina produtos à base de cannabis e fitoterápicos para bem-estar, o livro “21 lições para o século 21” é uma leitura essencial para preparar o empreendedor para um mundo em transformação, onde precisamos entender o impacto da tecnologia, das redes sociais e das influências políticas e culturais.
“Ele oferece uma reflexão ampla e essencial sobre os desafios únicos deste século, um período marcado por questionamentos sobre ancestralidade e futuro. O livro é tão impactante que comprei 21 cópias – sete em espanhol, sete em inglês e sete em português – para presentear mentores e pessoas que têm grande importância na minha vida. O autor aborda temas fundamentais, como a ascensão da extrema-direita, saúde mental, o impacto das mídias sociais e das telas em nossas vidas – todos cruciais para quem quer se adaptar e prosperar em meio às mudanças. E, sem dar muitos spoilers, preciso destacar a última lição como a mais impactante: ela me levou a repensar profundamente minha integridade como ser humano, meu compromisso com meus valores e meu propósito, sem ser influenciada por pressões externas” compartilha a executiva.
Líderes que Curam, de Antonella Satyro
Fabiana Ramos, CEO da PinePR, agência de PR especializada no atendimento a scale-ups, empresas inovadoras e grandes players de tecnologia, indica o livro “Líderes que Curam”. Para ela, a obra oferece uma visão sobre a liderança do futuro, que valoriza a vulnerabilidade e empatia como elementos essenciais para o engajamento autêntico e eficaz de equipes.
“Me identifiquei com o capítulo sobre Liderança Servidora, que está associado a resultados positivos, como maior satisfação no trabalho, comprometimento dos colaboradores e desenvolvimento de novos líderes. E me marcou muito a definição das principais características dos líderes servidores: empatia, humildade, altruísmo, o foco em desenvolver pessoas, e a construção de comunidade”, destaca Fabiana.
Competing in the Age of AI, de Marco Iansiti e Karim R. Lakhani
Já André Abreu, CEO e cofundador da BossaBox, startup que aloca e gere profissionais de tecnologia para empresas e scale ups, indica a obra “Competing in the Age of AI: Strategy and Leadership When Algorithms and Networks Run the World”, dos autores Marco Iansiti, Karim R. Lakhani. Segundo ele, principalmente para os empreendedores da área de inovação e tecnologia, esse é um conteúdo que entrega valor.
“No contexto atual, os autores demonstram como a reestruturação empresarial em torno de dados, análises e IA elimina as barreiras tradicionais de escala, alcance e aprendizado que restringiram o crescimento dos negócios por centenas de anos. Os casos reais citados ilustram a forma que esses processos alcançam escalabilidade muito superior aos métodos tradicionais, permitindo uma ampliação significativa do escopo, enquanto criam oportunidades valiosas de aprendizado e resultados cada vez mais precisos”, enaltece.
Mulheres que Correm com os Lobos, de Clarissa Pinkola Estés
Eduarda Gouvêa, vice-presidente do Conselho Deliberativo da Droom Investimentos — ecossistema de aplicações financeiras em ativos judiciais —, indica "Mulheres que Correm com os Lobos", da psicanalista Clarissa Pinkola Estés. Lançada em 1995, a obra faz parte da categoria long-seller, destinada a clássicos que continuam fazendo sucesso décadas após seu lançamento.
"Poderia escrever páginas sobre o impacto deste livro na minha vida. A autora utiliza mitos e contos para explorar, de forma sensível e poderosa, o arquétipo da Mulher Selvagem. A narrativa incentiva mulheres à liberdade e à autenticidade, encorajando líderes femininas a confiarem em seus instintos e abraçarem sua própria força. É uma obra que promove uma jornada de autoconhecimento e de muitas reflexões”, avalia.
Apaixone-se pelo problema, e não pela solução, de Uri Levine
André Pimenta, CEO da Motz, transportadora digital que conecta cargas e destinos facilitando a jornada da cadeia logística, indica a leitura do livro “Apaixone-se pelo problema, e não pela solução”, de Uri Levine, cofundador do Waze.
“Levine traz insights muito interessantes sobre como encarar os desafios. Gosto muito do pensamento do autor que reforça sobre o investimento do tempo em compreender profundamente o problema antes de corrermos para encontrar uma solução. Ele diz que ao entender o núcleo da questão e olhar efetivamente para as dores, a solução vai surgir de uma forma mais fácil. Normalmente, quando algum desafio aparece, temos a tendência de já querer resolver logo, e Levine traz essa reflexão de enxergarmos no problema também uma oportunidade. Eventualmente, é graças a ele que surge uma ideia boa que pode até mesmo otimizar alguma questão do negócio”, completa.
A Lógica do Consumo, de Martin Lindstrom
André Seibel, CEO do Circuito de Compras – Feira da Madrugada, o maior shopping popular da América Latina, apresenta a obra de Martin Lindstrom essencial para quem deseja empreender em 2025, com foco na construção de negócios e gestão de lojas. A recomendação “A Lógica do Consumo” explora como os elementos psicológicos e emocionais influenciam as decisões de compra. Com base em estudos de neuromarketing, o autor revela as estratégias utilizadas pelas marcas para criar desejo e fidelidade dos consumidores.
(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.