Você faz gestão manual de despesas de seu negócio? Cuidado com o IRPJ!
Planilhas vs. tecnologia: quem vence na hora de declarar o IRPJ?
A gestão manual de despesas pode levar a erros na apuração do IRPJ e multas, enquanto soluções tecnológicas, como a Conta Simples, ajudam a centralizar dados, separar finanças pessoais e empresariais e otimizar o processo tributário.
Declarar o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) pode ser uma dor de cabeça para muitas empresas, especialmente para aquelas que ainda se baseiam em métodos manuais de gestão financeira. A complexidade dos diferentes regimes tributários exige atenção e organização, já que a falta de controle sobre as despesas pode levar a erros na apuração do IRPJ e, consequentemente, a multa e penalidades.
De acordo com o Panorama da Gestão de Despesas Corporativas no Brasil, cerca de 7,5 milhões das PMEs ainda utilizam métodos antiquados, como cadernos, para controlar suas finanças. Portanto, centralizar os registros contábeis em um único local evita a dispersão de informações.
Ainda segundo o estudo, 3,5 milhões dessas empresas misturam despesas pessoais e empresariais, o que torna o processo de organização ainda mais complexo. Separar as contas PJ das PF é fundamental para uma gestão financeira eficiente, além de garantir a precisão na declaração do IRPJ.
Nesse sentido, a Conta Simples, plataforma de gestão de despesas corporativas, surge como uma aliada para simplificar todo o processo e garantir a conformidade tributária.
Por meio de sua plataforma automatizada, os gestores financeiros conseguem centralizar e categorizar todas as despesas da empresa, separando-as das finanças pessoais e gerando relatórios detalhados para o cálculo do IRPJ. Além disso, o monitoramento regular do fluxo de caixa permite que as empresas antecipem problemas e tomem decisões estratégicas para otimizar recursos.
No último ano, a fintech registrou uma economia de 370 mil horas de trabalho e R$ 38 milhões entre seus mais de 30 mil clientes ativos. Esses resultados demonstram o impacto positivo da tecnologia na gestão financeira, permitindo que empresas otimizem seus processos, reduzam custos e organizem suas finanças para um IRPJ assertivo, sem cair na malha fina.
(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.