Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
AO VIVO
Conclave: confira como foi a escolha do novo papa

Os EUA têm um plano militar secreto para combater a China; o problema é que chegou às mãos de uma pessoa: Elon Musk

A controvérsia destaca as tensões latentes em torno do papel que Elon Musk desempenha dentro do governo dos Estados Unidos.

4 mai 2025 - 18h29
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

A história começou no final de março. Ao que tudo indica, o Pentágono havia organizado uma reunião informativa para Elon Musk. Até aí, tudo mais ou menos "normal", considerando o papel governamental que o homem mais rico do mundo passou a exercer desde que Trump foi reeleito.

O problema estava no suposto objetivo da reunião, segundo o New York Times: informar Musk sobre o plano militar secreto que os Estados Unidos têm preparado diante de uma possível guerra com a China. O impacto foi tão grande que o próprio Pentágono está, neste momento, tentando identificar o responsável.

Negação presidencial

Após a publicação da matéria do Times, o presidente Donald Trump rapidamente rejeitou publicamente a possibilidade de que Musk tenha acesso a planos militares secretos relacionados a um potencial conflito com a China. Como mencionava o jornal, Musk teria sido incluído em uma sessão informativa de alto nível no Pentágono sobre estratégias militares dos EUA contra a China, o que gerou preocupação devido aos seus extensos vínculos comerciais com o país asiático.

Trump negou a existência dessa reunião e afirmou que, embora Musk esteja ajudando significativamente o governo ao identificar "desperdício, fraude e abuso", não seria apropriado compartilhar com ele informações de alta sensibilidade como essa. Ele ainda enfatizou que, em sua opinião, o próprio Musk também não gostaria de estar nessa posição.

A visita e múltiplas interpretações

Musk, CEO da SpaceX e da Tesla, além de ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Para a maior empresa petrolífera da Itália, existe um negócio "tão lucrativo" quanto o petróleo: vender energia verde para IA

Companhias aéreas sempre permitirão que você leve um paraquedas no avião; o único problema é que é inútil

Congo fechou torneira do cobalto: boas notícias para a China, mas não tanto para a indústria tecnológica ocidental

Os donos do futebol já sabem qual é o próximo alvo a ser bloqueado: os Amazon Fire TV

A Rússia confirmou um dos grandes mistérios da guerra na Ucrânia: a Coreia do Norte está ao lado deles — e não apenas com tropas

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade
OSZAR »