Confira como foi o primeiro dia do pontificado de Leão XIV
Nesta sexta-feira, 9, o novo papa Leão XIV, celebrou sua primeira missa
Poliglota, tenista e de nacionalidade peruana: veja 10 curiosidades sobre Leão XIV
O papa Leão XIV foi anunciado como líder da Igreja Católica na quinta-feira, 8, após dois dias de conclave na Capela Sistina, no Vaticano. O cardeal Robert Francis Prevost é o primeiro estadunidense a assumir o posto. Poliglota, tenista e de nacionalidade peruana, o pontífice sempre se manteve discreto e era muito próximo de Francisco. [LEIA MAIS]
Homens que se beijaram durante anúncio do papa falam sobre críticas: 'Pessoas deveriam amar mais'

Em entrevistas a veículos italianos, os dois classificaram a atitude como 'um gesto espontâneo, sem a intenção de provocar ninguém', que fazia parte da viagem que estão realizando pela Europa. "Mas se em 2025 um beijo entre duas pessoas virar notícia, significa que ainda precisamos dele", disseram. [LEIA MAIS]
Papa Leão XIV tem doutorado e publicou artigos sobre a probabilidade da existência de Deus

Robert Prevost, o novo papa, nomeado Leão XIV na última quinta-feira, 8, é formado em matemática e tem até mesmo trabalho científico publicado. O sumo sacerdote da igreja católica concluiu o curso em 1977, com apenas 22 anos, na Universidade Villanova, na Pensilvânia (EUA). [LEIA MAIS]
Papa assistiu ao filme "Conclave" para saber como se comportar durante evento, revela irmão

O irmão do cardeal Robert Prevost, John Prevost, falou com a rede norte-americana NBC de Chicago nesta quinta-feira, 9, e admitiu que o irmão assistiu ao filme Conclave para saber como se comportar durante o processo de eleição de um novo papa, que, no caso, viria a ser ele mesmo o atual papa Leão XIV. [LEIA MAIS]
Padre brasileiro esconde cálice usado por Leão XIV em máquina de lavar por medo de furto

O padre Tarcísio Mesquita, pároco da Paróquia São Carlos Borromeu, em São Paulo, contou ao Terra que escondeu o cálice usado pelo papa Leão XIV em uma máquina de lavar por medo de furto. O pontífice esteve na capital paulista algumas vezes, e chegou a celebrar uma missa na paróquia em dezembro de 2012. [LEIA MAIS]
Padre 'gato' é flagrado no conclave e viraliza nas redes sociais
-1k1zi4h7yd0kw.png)
O padre Jefferson Merighetti chamou atenção de brasileiros que estavam na Praça de São Pedro, no Vaticano. Em vídeo que viralizou nas redes sociais, o religioso aguardava o anúncio da escolha do novo papa. "O padre é bonito, é brasileiro", diz Giovanni Douglas Lopes, responsável pela gravação. As imagens repercutiram na internet e já contam com mais de 4 milhões de visualizações. O padre, que acumula quase 16 mil seguidores no Instagram, deu risadas da brincadeira. [VEJA].
Brasileira revela encontro inusitado durante visita de Leão XIV ao Brasil: 'Servi milho para ele'
-uvhfh7mwwqig.png)
Quando as portas da sacada da Basílica de São Pedro se abriram, todos aguardavam ansiosos para saber quem seria o pontífice escolhido. Enquanto alguns eram apresentados pela primeira vez ao papa Leão XIV, a paulista Rosa Alayete, de 59 anos, foi transportada para um momento especial que ocorreu há 12 anos. Saudado por milhares no Vaticano, o novo líder da Igreja Católica já chegou a visitar o Brasil e recebeu um 'pratinho' de milho das mãos da brasileira em uma barraca paroquial. Conheça a história! [LEIA MAIS].
China felicita Leão XIV apesar de 'relação tensa' com Vaticano
A China parabenizou o norte-americano Robert Francis Prevost por sua eleição como papa Leão XIV, expressando a esperança de "um diálogo contínuo" com o Vaticano, apesar da relação tensa e delicada nos últimos anos. A informação foi divulgada pelo governo de Pequim, um dia após o conclave anunciar a escolha do 267º líder da Igreja Católica. [LEIA MAIS].
'Afeto pelo Brasil': cardeais brasileiros detalham relação do novo papa com País
Os cardeais brasileiros que participaram do conclave que elegeu Leão XIV detalharam a relação que o pontífice tem com o Brasil durante uma coletiva na tarde desta sexta-feira, 9. Assista:

Documento sobre trabalhadores pobres inspira Papa Leão XIV
Ao adotar o nome Leão XIV, o novo papa se vincula ao legado de Leão XIII, autor de um documento histórico que defende os trabalhadores explorados, escrito em 1891, em plena Revolução Industrial. Trata-se da encíclica Rerum Novarum, que significa "sobre as coisas novas" – a novidade era a exploração dos trabalhadores, como nunca antes. No início do século 19, Leão XIII descreve as más condições de trabalho e sugere soluções, apoiando, inclusive, a formação de associações, ou sindicatos. [LEIA MAIS].
'Prevost carrega Francisco no nome e no coração', afirma cardeal brasileiro

[LEIA MAIS].
Dirigido por Robert e protagonizado por Leão XIV, filme de 1986 previu detalhes do novo papa

Um filme de 1986 está repleto de coincidências com os principais nomes envolvidos na eleição do novo papa, o cardeal Robert Prevost, que escolheu o nome de Leão XIV. A película, nomeada de Saving Grace foi dirigida por um chará do papa, Robert Young, e conta a história de um personagem fictício nomeado de papa Leão XIV, vivido pelo ator Tom Conti. [LEIA MAIS]
Papa Leão XIV visitou o Santuário Nacional de Aparecida em 2013
A visita aconteceu em julho de 2013, quando o Robert Francis Prevost ainda era padre. A celebração marcou o encerramento do Encontro Internacional dos Jovens Agostinianos.

Roma contará com mais de 5 mil agentes em 'posse' de Leão XIV
Lamberto Giannini, chefe da província de Roma, comunicou nesta sexta-feira, 9, que reforçará a segurança da capital para a missa que marcará o início do pontificado do papa Leão XIV. O evento está marcado para o dia 18 de maio e deve contar com a mobilização de mais de 5 mil agentes da força policial. A expectativa é que a missa do pontífice reúna mais de 250 mil fiéis na Praça de São Pedro.
Papa Leão XIV tem sua foto projetada no Cristo Redentor em homenagem após conclave

Veja fotos da primeira missa celebrada pelo papa Leão XIV
-
Leão XIV celebra 1ª missa como papa nesta sexta-feira, 9Foto: Vatican News
-
Leão XIV celebra 1ª missa como papa nesta sexta-feira, 9Foto: Vatican News
-
Leão XIV celebra 1ª missa como papa nesta sexta-feira, 9Foto: Vatican News
-
Leão XIV celebra 1ª missa como papa nesta sexta-feira, 9Foto: Vatican News
-
Primeira missa de Leão XIVFoto: Vatican News
-
Papa Leão XIV celebra sua primeira missa; acompanhe ao vivoFoto: Reprodução/Vatican News
-
O novo papa, Leão XIV, celebrou nesta sexta-feira, 9, sua primeira missa como líder da Igreja CatólicaFoto: Reprodução/X/Vatican News
-
Papa Leão XIV celebra sua primeira missaFoto: Reprodução/Vatican Media
-
Brasileiro rege coro de 1ª missa de papa Leão XIV; conheçaFoto: Reprodução/YouTube/Vatican News
-
Em 1ª missa, papa Leão XIV defende 'trazer luz à escuridão'Foto: Reprodução/YouTube/Vatican News
Ilze Scamparini se pronuncia sobre 'climão' com William Bonner; veja

Leão XIV é homenageado com pizza e estátua em presépio na Itália
O papa Leão XIV foi homenageado na Itália com uma versão de pizza "especial" e uma estatueta no tradicional presépio de San Gregori Armeno. Em Spaccanapoli, uma das principais ruas comerciais do centro histórico de Nápoles, uma das pizzarias da região serviu aos clientes pizzas de margherita com a escrita, feita de muçarela, "Papa Leone". (Com Ansa). [LEIA MAIS].
Leão XIV deve ficar em palácio onde vivia antes de virar papa
O papa Leão XIV teria decidido viver provisoriamente no mesmo local onde residia antes do conclave que o elegeu para liderar a Igreja Católica. De acordo com fontes vaticanas, Robert Francis Prevost, 69, seguirá vivendo no Palácio do Santo Ofício, em Roma, no decorrer do início de seu pontificado. (Com Ansa). [LEIA MAIS].
Missa do início do pontificado de Leão XIV será em 18 de maio
O papa Leão XIV será formalmente empossado no dia 18 de maio em uma missa que marcará o início de seu pontificado, anunciou o Vaticano. Até lá, o novo pontífice já está cumprindo uma série de compromissos. A primeira atividade foi a celebração da missa "pro ecclesia" para todos os cardeais, votantes e presentes em Roma, na manhã desta sexta-feira. [LEIA MAIS].
Ilze Scamparini revela desejo de Francisco que não foi seguido por Leão XIV

Durante entrada ao vivo na Globo, a jornalista Ilze Scamparini falou sobre a eleição de Robert Francis Prevost como novo papa e revelou que, no primeiro dia de papado, o pontífice já descumpriu um desejo de Francisco, seu antecessor. [LEIA MAIS].
Veja momento em que papa Leão XIV distribui autógrafo e aparece em 1ª selfie

Leão XIV dá 1º autógrafo para criança: 'Tenho que testar a nova assinatura'
-r1akm7ommkvm.png)
Em sua visita ao Palácio do Santo Ofício, onde morou nos últimos dois meses, o papa Leão XIV recebeu o pedido de uma menina chamada Michela para abençoar e autografar sua Bíblia.
Ao realizar o duplo pedido, o pontífice brincou: "Ainda preciso testar a assinatura, já que a antiga não serve mais". Além disso, ele pediu que a menina soletrasse o nome e colocou a data ao lado. "Que dia é hoje? 8 de maio?", questionou, em tom de brincadeira novamente, arrancando risadas dos presentes. [LEIA MAIS].
Como foi a 1ª visita do papa ao local em que morava no Vaticano

Após ser eleito, o papa Leão XIV visitou, na noite de quinta-feira, 8, o Palácio do Santo Ofício, onde morou nos últimos dois meses. Depois, o pontífice passou a noite no mesmo local.
Leão XIV foi recebido com um salva de palmas e saudou cada um dos presentes com um aperto de mão. O religioso também conversou em espanhol com alguns fiéis do México e da Venezuela. Por fim, ele tirou algumas selfies e abençoou os fiéis. "Muitas felicidades! Obrigado!", disse.
Irmão de Leão XIV revela ter dado conselho sobre qual nome escolher

O irmão do papa Leão XIV, John Prevost, diz ter conversado com o religioso pouco antes do início do conclave. Em entrevista ao canal ABC 7 Chicago, ele afirmou ter dado alguns conselhos sobre o nome que escolheria, caso fosse eleito para o cargo. Segundo John, os dois começaram a citar possíveis nomes, apenas por "citar", até surgir o atual nome do pontífice. [LEIA MAIS].
Leia a homilia da primeira missa de Leão XIV na íntegra

O novo papa, Leão XIV, celebrou a primeira missa no cargo na manhã desta sexta-feira, 9, na Capela Sistina, localizada na Cidade do Vaticano. Em sua homilia, o pontífice disse esperar que a Igreja Católica e seu papado se tornem um "farol que ilumina as noites do mundo", refletiu sobre como a fé é considerada para muitos como algo "absurdo" e que o dinheiro ou o "poder do prazer" muitas vezes são vistos mais importantes. [LEIA A HOMILIA].
Veja como foi a primeira missa celebrada pelo papa Leão XIV

Leão XIV vai manter provisoriamente os membros da Igreja em seus cargos
O Vaticano informou nesta sexta-feira, 9, que o papa Leão XIV vai manter, provisoriamente, em seus respectivos cargos os Chefes e Membros das Instituições da Cúria Romana, os Secretários e o Presidente da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano.
"O Santo Padre deseja, de fato, reservar um certo tempo para reflexão, oração e diálogo, antes de qualquer nomeação ou confirmação definitiva", comunicou, por meio de nota. [LEIA MAIS].
Brasileiro rege coro de 1ª missa de papa Leão XIV

O brasileiro Marcos Pavan, maestro-diretor da Capela Musical Pontifícia, foi o responsável por reger o coro da Capela Sistina na primeira missa celebrada pelo papa Leão XIV, nesta sexta-feira, 9. O monsenhor foi indicado pelo papa Francisco para ocupar o cargo interinamente em julho de 2019, após a saída do monsenhor Massimo Palombella, e foi oficializado no posto em novembro de 2020. Sacerdote católico, o brasileiro é natural de São Paulo e se tornou padre na diocese de Campo Limpo, zona sul da capital paulista. [CONHEÇA].

Em homilia, Leão XIV diz esperar 'levar luz à escuridão'
Em sua homilia, o novo pontífice voltou a defender a união e disse esperar que sua eleição como pontífice possa "trazer luz às noites escuras deste mundo". Além disso, lamentou o declínio da fé, alertando que "reduzir Jesus a um líder ou super-homem é ateísmo". "Ainda hoje não faltam contextos em que Jesus, embora apreciado como homem, é reduzido apenas a uma espécie de líder carismático ou super-homem, e isso não apenas entre os não crentes, mas também entre muitos batizados, que assim acabam vivendo, a este nível, em um ateísmo de fato". (Com Ansa) [LEIA MAIS]
Leão XIV encerra sua 1ª missa como papa
O papa Leão XIV encerrou sua primeira missa como líder da Igreja Católica. Todos os cardeais e funcionários aplaudiram o religioso e começaram a deixar o local. [VEJA COMO FOI].
Em missa, Leão XIV faz apelo para autoridades da Igreja
O papa Leão XIV indicou "um compromisso indispensável para quem na Igreja exerce um ministério de autoridade: desaparecer para que Cristo permaneça, fazer-se pequeno para que Ele seja conhecido e glorificado (ver João 3,30), gastar-se completamente para que ninguém perca a oportunidade de conhecê-Lo e amá-Lo". "Que Deus me conceda esta graça, hoje e sempre, com a ajuda da terna intercessão de Maria, Mãe da Igreja", acrescentou. [LEIA MAIS]
Reduzir Jesus a super-homem é ateísmo, diz papa Leão XIV
O papa Leão XIV, em sua primeira missa como líder da Igreja Católica, afirmou que "reduzir Jesus a um líder ou super-homem é ateísmo". "Ainda hoje não faltam contextos em que Jesus, embora apreciado como homem, é reduzido apenas a uma espécie de líder carismático ou super-homem, e isso não apenas entre os não crentes, mas também entre muitos batizados, que assim acabam vivendo, nesse nível, um ateísmo de fato". [LEIA MAIS]
Veja o momento em que Leão XIV entra na Capela Sistina para sua primeira missa
Pope Leo XIV enters the Sistine Chapel to celebrate Mass with the cardinals. pic.twitter.com/1sYNTAuFZV
— Vatican News (@VaticanNews) May 9, 2025
Leão XIV fala em ser "fiel administrador" de tesouro de Deus
Em sua homilia na primeira missa que presidiu como papa, Leão XIV disse que Deus confiou a ele "este tesouro para que, com sua ajuda, eu possa ser seu fiel administrador".
Papa visitou local em que morava no Vaticano na noite em que foi eleito papa; veja
O papa Leão XIV visitou, na noite de quinta-feira, 8, o Palácio do Santo Ofício, onde residiu nos últimos dois meses, para cumprimentar os moradores. Nas imagens, divulgadas pelo Vaticano, aparece a irmã Nathalie Becquart, subsecretária da Secretaria-Geral do Sínodo.
Pope Leo XIV blesses several people, including Sr. Nathalie Becquart, Undersecretary of the General Secretariat of the Synod, at the Palace of the Holy Office on the same evening he was elected Pope. pic.twitter.com/afOk2uYJVh
— Vatican News (@VaticanNews) May 9, 2025
Cardeais acompanham na Capela Sistina a 1ª celebração de Leão XIV
Tanto os 133 cardeais eleitores que elegeram Robert Francis Prevost como o novo líder da Igreja Católica quanto aqueles com mais de 80 anos que não eram elegíveis para participar do conclave acompanham, na manhã desta sexta-feira, 9, na Capela Sistina, no Vaticano, a 1ª missa do norte-americano como papa. (Com Ansa) [LEIA MAIS]
Veja a ata de aceitação do papa Leão XIV
O Vaticano divulgou, nesta sexta-feira, 9, a ata de aceitação do papa Leão XIV. Veja a publicação, disponibilizada no X.
Verbale circa l’accettazione del Romano Pontefice e il nome da lui assunto, redatto dal Maestro delle Celebrazioni Liturgiche Pontificie con funzione di notaio pic.twitter.com/PxIOG7EtUn
— Celebrazioni Papali (@UCEPO) May 9, 2025
Começa a primeira missa celebrada pelo papa Leão XIV
Começou, por volta das 6h10, a primeira missa celebrada pelo papa Leão XIV. Ela é realizada na Capela Sistina.
Papa Leão XIV celebra sua primeira missa; acompanhe ao vivo
Veja como foi espera por fumaça branca, que anunciou eleição do papa Leão XIV

Fiéis relembram bênção de Leão XIV em ruas vazias do Peru durante pandemia: 'Histórico'

Foi durante a pandemia que o então bispo Robert Francis Prevost viveu um de seus momentos mais marcantes em sua missão no Peru: a bênção à população peruana nas ruas vazias de Chiclayo, acompanhado apenas por párocos de sua diocese, enquanto o país sofria com o aumento de casos de coronavírus. [LEIA MAIS]
Bastidores mostram primeiros minutos do papado de Leão XIV

Millie: quem foi a mãe de Robert Prevost, o papa Leão XIV
Robert Prevost, de 69 anos, teve uma forte influência forte de sua mãe ao longo de sua formação, muito antes de se tornar papa Leão XIV. De ascendência espanhola, Mildred Martínez foi uma figura importante na paróquia frequentada pela família em Chicago, nos Estados Unidos, e levou uma vida dedicada à religião e à comunidade. [LEIA MAIS]
Apresentador disse nome do papa 11 dias antes e jornalistas da Globo acertaram eleito

Em 28 de abril, no podcast Semana NFL, da ESPN Brasil, o apresentador Antony Curti analisava o futebol americano quando, do nada, soltou um comentário sobre o papado. “Se ele fosse eleito papa, meu nome de papa seria Leão XIV”, disse. “Acho Leão um nome muito da hora.” [LEIA MAIS]
Veja fotos antigas de encontro entre o papa Leão XIV e João Paulo II
-
Foto sem data de Robert Prevost, muito antes de se tornar Papa Leão XIVFoto: Divulgação/Midwest Augustinian Province of Our Mother of Good Counsel
-
Robert Prevost com o papa João Paulo IIFoto: Divulgação/Midwest Augustinian Province of Our Mother of Good Counsel
-
Robert Prevost com o papa João Paulo IIFoto: Divulgação/Midwest Augustinian Province of Our Mother of Good Counsel
-
Robert Prevost com o papa João Paulo IIFoto: Divulgação/Midwest Augustinian Province of Our Mother of Good Counsel
-
Robert Prevost com o papa Bento XVIFoto: Divulgação/Midwest Augustinian Province of Our Mother of Good Counsel
-
Robert Prevost em evento na Paróquia de São Judas em New Lenox, no llinois, em 2024Foto: Divulgação/Midwest Augustinian Province of Our Mother of Good Counsel
-
Robert Prevost celebra a missa na Paróquia de São Judas em New Lenox, no llinois, em 2024Foto: Divulgação/Midwest Augustinian Province of Our Mother of Good Counsel
-
Robert Prevost celebra a missa na Paróquia de São Judas em New Lenox, no llinois, em 2024Foto: Divulgação/Midwest Augustinian Province of Our Mother of Good Counsel
-
Robert Prevost celebra a missa na Paróquia de São Judas em New Lenox, no llinois, em 2024Foto: Divulgação/Midwest Augustinian Province of Our Mother of Good Counsel
Papa tem salário? Veja quanto Leão XIV tem direito a receber da Igreja Católica
Em meio à repercussão da eleição do papa Leão XIV, anunciada na tarde desta quinta-feira, 8, muitos se questionam sobre o salário que ele receberá da Igreja Católica por assumir o cargo mais alto da Santa Sé. Conheça os valores: [LEIA MAIS]
Antes de pontificado, Prevost criticou Trump e JD Vance em rede social

Por que o papa Leão XIV salvou o Vasco? Entenda brincadeira

O torcedor do Vasco da Gama que ligou a televisão para assistir ao Globo Esporte do Rio de Janeiro nesta quinta-feira, 8, provavelmente estava bastante desanimado com as notícias que teria pela frente. O abatimento não seria por acaso. Na noite de quarta, o Cruzmaltino foi derrotado por 4 a 1 pelo Puerto Cabello, da Venezuela, pela Sul-Americana.
Para alívio do vascaíno, no entanto, uma notícia urgente impediu que o programa mostrasse os lances da goleada. No momento em que Alex Escobar chamava a matéria da partida, a vinheta do Plantão da Globo entrou em ação para anunciar que um novo papa havia sido escolhido. [LEIA MAIS]
Reinado longevo e primeiro papa 'gravado': quem foi Leão XIII, inspiração espiritual do novo pontífice

Eleito sucessor do papa Francisco, o cardeal Robert Francis Prevost, 69, tomou para si o nome papal de Leão XIV. Além da novidade por ser o primeiro pontífice norte-americano, o herdeiro do Trono de São Pedro chamou a atenção pela escolha do nome pelo qual será conhecido à frente da Santa Sé. Conheça o papa Leão XIII, inspiração de Prevost e conhecido pela defesa dos trabalhadores: [LEIA MAIS]
Confira os próximos compromissos do papa Leão XIV
O papa Leão XIV, anunciado nesta quinta-feira, 8, como o sucessor de Francisco, já tem agenda definida para seus primeiros dias à frente do Vaticano, confira:
- Na sexta-feira, 9, o pontífice fará sua primeira missa, junto aos cardeais, na Capela Sistina. A cerimônia acontece às 11h (6h no horário de Brasília) e será transmitida pelo Vaticano;
- No domingo, 11, o novo Bispo de Roma recitará a oração Regina Coeli (Rainha do Céu), na sacada central da Basílica de São Pedro, ao meio-dia (7h no horário de Brasília);
- Na segunda-feira, 12, Leão XIV se reunirá, na Sala Paulo VI, com os jornalistas que cobriram os eventos das últimas semanas no Vaticano, desde a morte de Francisco. [LEIA MAIS]
Governo Lula pede que novo papa seja 'guia da justiça social' e 'promotor da paz'

Chiclayo: conheça a cidade em que Papa Leão XIV fez a sua missão no Peru

Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, em 1955, ele foi enviado a Chiclayo, uma cidade peruana de cerca de 600 mil habitantes localizada a quase 800 km de Lima, onde chegou como missionário e atingiu o mais alto cargo da diocese, o de bispo. A cidade é apelidada no país como "Capital da Amizade" e é conhecida pela calorosa recepção dos moradores e também pelas arquiteturas de origem moche, uma etnia bastante presente no noroeste peruano. [LEIA MAIS]
Amiga de infância destaca orgulho com escolha pelo papa Leão XIV: ‘Um de nós’
Frequentadora da mesma paróquia que Prevost na infância, Noelle Neis destacou a felicidade com o caminho seguido pelo amigo do passado: “Estou muito orgulhosa. Pensar que o conhecíamos quando ele era criança”, disse. [LEIA MAIS]
Papa Leão XIV esteve no Brasil duas vezes e tinha viagem marcada para este ano
-1h820mcl4eam0.png)
O novo papa foi convidado pela CNBB e participaria da 62ª Assembleia Geral dos Bispos de 2025. O evento, com a presença de religiosos de todo o país, ocorreria entre os dias 30 de abril e 9 de maio, mas foi suspenso em razão da morte do papa Francisco. [LEIA MAIS]
4 desafios que esperam o papa Leão XIV à frente da Igreja Católica
-qy25p4j8ssag.png)
A escolha do novo papa ocorreu no segundo dia de Conclave, quando a fumaça branca saindo da chaminé da Basílica de São Pedro, sinalizando que os cardeais entraram em consenso sobre o novo líder da Igreja, pôde ser vista. Saiba quais são os desafios que o novo líder enfrentará no comando da Igreja Católica. [LEIA MAIS]
Qual time o papa Leão XIV torce? Entenda a relação do pontífice com o esporte
Embora tenha nascido em Chicago, o novo papa passou grande parte da vida em Chiclayo, no Peru e, inclusive, tem cidadania da nação sul-americana. O período vivido em território peruano levanta algumas hipóteses. [LEIA MAIS]
Trump comemora escolha de papa americano: 'Quero muito conhecer Leão XIV'

Papa Leão XIV tem dupla cidadania e cativa sul-americanos; entenda

Um detalhe sobre a trajetória do papa Leão XIV chamou a atenção principalmente dos católicos sul-americanos: com mais de três décadas de trabalho missionário no Peru, o religioso obteve a dupla cidadania e se tornou cidadão peruano. [LEIA MAIS]
Voto de obediência: por que todos os cardeais precisam beijar os pés do novo papa
O voto de obediência é um dos vários ritos que sucedem a eleição do novo papa: em ato de respeito, todos os 133 cardeais eleitores precisam beijar os pés do novo líder da Igreja Católica. O rito acontece logo depois de o novo papa ser conduzido à Sala das Lágrimas, onde troca seu traje por uma batina própria. Lá, ele entra como cardeal e sai como Santo Padre. [LEIA MAIS]
O que pensa o papa Leão XIV sobre temas como pena de morte, imigração e ordenação de mulheres
Apesar de discreto, o novo papa já se posicionou algumas vezes sobre temas considerados polêmicos dentro do cristianismo, como a pena de morte e a ordenação de mulheres. O portal português Aleteia revelou que o religioso foi elogiado por suas "perguntas judiciosas" e sua capacidade de sintetizar. [LEIA MAIS]
Veja a última imagem de Robert Prevost antes de virar o papa Leão XIV

O novo líder da igreja católica foi eleito no segundo dia de confinamento dos cardeais. A última imagem de Robert Prevost antes de se tornar papa foi feita momentos antes do isolamento dos religiosos, quando o americano foi filmado fazendo um juramento antes do conclave. [LEIA MAIS]
Líderes mundiais parabenizam Leão XIV, eleito novo papa
-1hrlz18cp9vtt.png)
Líderes mundiais se pronunciaram sobre o anúncio do novo papa, eleito nesta quinta-feira, 8, no Vaticano. O pontífice escolhido é o norte-americano Robert Francis Prevost, que passou a adotar o nome de Leão XIV. O presidente Lula parabenizou o papa e desejou que ele seja um "guia de justiça social" e "promotor da paz e da redução da pobreza". O presidente da Argentina, Javier Milei, por sua vez, compartilhou uma publicação do locutor Gabriel Anello, em que ele usou a imagem de um leão vestido de papa para saudar o novo pontífice. [VEJA].
Após 'climão' com Ilze, Bonner ouve 'gritos alegres' e pede para Camarotti acenar

William Bonner estava ao vivo com o jornalista Gerson Camarotti, na TV Globo, quando explicou que o público iria ouvir gritos de brasileiros que estavam por lá. "Vocês talvez estejam ouvindo uns gritos alegres porque tem um grupo grande de brasileiros acenando aqui para gente. Acreditem, tem muitos brasileiros aqui nesse momento", disse o âncora do Jornal Nacional. [ASSISTA].
Veja momento em que papa Leão XIV concede primeira benção aos fiéis

'Papa ser norte-americano é o maior choque político da Igreja recente', diz sociólogo
Durante live no Terra Agora desta quinta-feira, 8, o sociólogo Francisco Borba Ribeiro Neto disse acreditar que a eleição do cardeal Robert Prevost, dos Estados Unidos, para a posição de papa foi "o maior choque político da Igreja desde que se conhece por gente". Para ele, com esse movimento a Igreja está assumindo a posição de conversar com os estadunidenses, mas escolheu um crítico do governo atual para demonstrar que esse apoio tem limites e que não tolera extremismos. [LEIA MAIS].
Assista ao 1º discurso do papa Leão XIV

Veja as diferenças entre vestes do novo papa e de Francisco
Aos olhares dos fiéis mais atentos é possível notar diferenças nas vestes do novo papa, Leão XIV, nesta quinta-feira, 8, e as que Francisco usava após o seu conclave, em 2013. A principal diferença está na cruz que ambos carregavam no peito. Francisco escolheu continuar usando o seu crucifixo de prata, que mantinha desde a época em que era arcebispo em Buenos Aires, enquanto Leão XIV decidiu usar o tradicional crucifixo de ouro. [VEJA OUTRAS DIFERENÇAS].
Repercussão internacional destaca experiência peruana do novo papa
A eleição do cardeal norte-americano Robert Prevost como novo líder da Igreja Católica, agora com o nome de Leão XIV, gerou forte repercussão internacional nos primeiros momentos após o anúncio.
Natural de Chicago, Illinois, Prevost é reconhecido por sua longa trajetória missionária na América do Sul. Ele passou mais de uma década no Peru, primeiro como missionário em Trujillo e, posteriormente, como bispo de Chiclayo, cargo que ocupou entre 2014 e 2023. Esse histórico foi amplamente citado por veículos de imprensa estrangeiros, que o descreveram como um "líder excepcional" com sólida experiência pastoral e intercultural, como foi o caso da CNN.
O jornal italiano La Repubblica, que já havia o descrito como "o menos americano dos americanos" devido ao seu posicionamento moderado, o chamou de "cosmopolita e tímido". Já o jornal espanhol El País destacou seu caráter "tranquilo e humilde". [LEIA MAIS].
Brasileiros são vistos comemorando anúncio do novo papa na Praça de São Pedro

Novo papa: Leão XIV repete nome de pontífice morto em 1903
-1jeyt4zvcw0gx.png)
Por tradição, a escolha do nome costuma se dar com base na admiração por um papa anterior ou por uma vontade de ruptura, como foi o caso de Francisco. O novo pontífice, Leão XIV, repete um nome utilizado pela última vez em 1878, por Leão XIII -- nome de batismo de Vincenzo Gioacchino Raffaele Luigi Pecci-Prosperi-Buzzi, chefe da Igreja Católica de 20 de fevereiro de 1878 até julho de 1903, quando morreu aos 93 anos. Leão XIII ficou conhecido como o "Papa dos operários". [LEIA MAIS].
Veja momento em que Leão XIV surge pela 1ª vez e é aclamado por fiéis
-1k2294at0qy48.jpg)
Ilze Scamparine se emociona após anúncio do papa: 'Vai continuar o trabalho de Francisco'

A jornalista Ilze Scamparini apareceu emocionada durante a transmissão do discurso do novo chefe da Igreja Católica nesta quinta-feira, 8, no Vaticano. Ao falar sobre o papa Leão XIV, ela apareceu com os olhos marejados e, em determinados momentos, respirou fundo como quem segura a emoção. Ilze afirmou que Leão XIV deve continuar o legado de Francisco, não apenas pela amizade, mas por toda sua trajetória na Igreja. [LEIA MAIS].
'Muito significativo', diz Donald Trump após anúncio do papa Leão XIV
Donald Trump, o presidente dos Estados Unidos, se pronunciou pela primeira vez após o anúncio que o novo papa é o norte-americano Robert Francis Prevost, que passou a adotar o nome de Leão XIV. "Parabéns ao Cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado papa. É uma grande honra saber que ele é o primeiro papa americano. Que emoção, e que grande honra para o nosso País. Estou ansioso para conhecer o papa Leão XIV. Será um momento muito significativo!", escreveu Trump. [LEIA MAIS].
'Que ele seja guia de justiça social', diz governo Lula sobre papa Leão XIV
"Habemus um novo Papa! Que ele seja guia de justiça social e promotor da paz, da redução da pobreza, do combate à fome e de um mundo mais humano. Por aqui seguimos trabalhando todos os dias para que esses objetivos também se realizem no Brasil. Habemus esperança, Habemus compromisso!", disse o governo brasileiro nas redes sociais. [LEIA MAIS].
Leia na íntegra o primeiro discurso do papa Leão XIV
-sknauk99gvg4.png)
Em seu primeiro discurso como papa, realizado na tarde desta quarta-feira, 7, Leão XIV exaltou o legado do seu antecessor e amigo Francisco e ainda destacou a importância da construção de uma ponte de diálogo na Igreja Católica. O novo pontífice, o primeiro americano, não escondeu a emoção e até chorou ao ser recebido com muitos gritos pelos fiéis na sacada da Basília de São Pedro, no Vaticano. [VEJA O DISCURSO].
Conta oficial do Vaticano publica sobre eleição do papa Leão XIV
Habemus Papam! We have a Pope!
— Vatican News (@VaticanNews) May 8, 2025
The Cardinals gathered in the Vatican’s Sistine Chapel have elected Cardinal Robert Francis Prevost as the 267th Pope, who took the name Pope Leo XIV. pic.twitter.com/7COawsKvWu
Leão XIV é americano, fez voto de pobreza e foi amigo de Francisco
O novo papa, Leão XIV, é o 267º papa eleito, mas o primeiro dentre todos eles que é norte-americano. Nascido em Chicaco, Illinois, nos Estados Unidos, ele tem 69 anos e é considerado uma figura 'ianque latino-americano'. O rótulo se dá por que, como cardeal, Robert Francis Prevost passou boa parte de sua vida em trabalho missionário no Peru, na América do Sul. Durante sua trajetória na Igreja Católica, Robert Francis manteve uma relação próxima do papa Francisco. Conforme a imprensa especializada, os dois se consideravam amigos. [LEIA MAIS].
O que é a bênção Urbi et Orbi, dada pelo novo papa?
Da varanda da Basílica de São Pedro, o novo pontífice, Leão XIV, deu a sua bênção Urbi et Orbi. O termo em latim significa "à cidade [de Roma] e ao mundo". A tradição é que a bênção Urbi et Orbi seja dada em três ocasiões: no Natal, na Páscoa e no momento de escolha do novo papa.
Além da mensagem do papa, a bênção é seguida por uma oração em latim, que seria dessa forma caso traduzida para o português:
"Que os Santos Apóstolos Pedro e Paulo, dos quais no poder e julgamento confiamos, intercedam por nós até o Senhor. R.: Amém.
Que por meio das orações e dos méritos da Santíssima Virgem Maria, de São Miguel Arcanjo, de São João Batista, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e de todos os santos, o Deus onipotente mostre compaixão à vós, e quando perdoados todos os vossos pecados, Jesus Cristo vos conduza à vida eterna. R.: Amém.
Que o Senhor Todo Poderoso e misericordioso vos conceda indulgência, absolvição, e remissão de todos os vossos pecados, espaço para um verdadeiro e frutuoso arrependimento, mesmo o coração arrependendo-se sempre, e a benção da vida, a graça, a consolação do Espírito Santo e perseverança final nas boas obras. R.: Amém.
E que a bênção de Deus Todo Poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo desça sobre vós e permaneça sempre. R.: Amém." [LEIA MAIS].
Papa Leão XIV dá a benção ao mundo inteiro
Após discurso, o Papa Leão XIV dá a solene bênção Urbi et Orbi.
Papa Leão XIV ora Ave Maria com fiéis
"Hoje, o dia da Súplica de Nossa Senhora de Pompéia, nossa mãe Maria quer sempre caminhar conosco, estar próxima, ajudar com sua intercessão e amor", disse Papa Leão XIV. Na sequência, ele rezou Ave Maria com os fiéis.
Papa Leão XIV: 'Necessitamos sermos juntos uma igreja que constrói diálogos'
"Sou um filho de Santo Agostinho, agostiniano. Ele disse: 'Para vois sou bispo, convosco sou cristão'. Neste sentido, todos podemos caminhar juntos, na direção daquela pátria a qual Deus no preparou. À Igreja de Roma, uma saudação especial. Necessitamos sermos juntos uma igreja missionária, que constrói pontes e diálogos. Que mantém um diálogo sempre aberto, pronta para receber todos que precisam da nossa caridade, da nossa presença e do amor."
Papa Leão XIV: 'Quero caminhar com vocês como igreja unida'
"Quero também agradecer todos os irmãos cardeais que me escolheram para ser o sucessor de Pedro, e caminhar com vocês como igreja unida, buscando sempre a paz, a justiça. Sempre buscando e tratando de trabalhar como homens e mulheres fiéis a Jesus Cristo sem medo, para proclamar o evangelho, para sermos missionários."
Papa Leão XIV: 'Obrigada, papa Francisco'
"Portanto, sem medo, unidos, de mãos dadas com Deus que está entre nós, vamos seguir. Somos discípulos de Cristo. O mundo precisa da sua luz, a humanidade precisa dele como ponte entre Deus e o amor. Nos ajudem a construir pontes vocês também, com diálogos, com encontro, para sermos um único povo, sempre em paz. Obrigado, papa Francisco!"
Papa Leão XIV: 'Deus ama a todos, e o mal não vai prevalecer'
"Ainda mantemos nos nossos ouvidos aquela voz fraca, mas sempre corajosa, de papa Francisco que abençoava Roma. O papa que abençoava Roma dava sua benção ao mundo inteiro naquela manhã no dia de Páscoa. Permitam-me dar seguimento aquela mesma benção. Deus nos ama, Deus ama a todos, e o mal não vai prevalecer. Todos estamos nas mãos de Deus."
Papa Leão XIV faz o primeiro discurso: 'A paz esteja com todos vocês'
"A paz esteja com todos vocês. Eu quero fazer esta saudação de paz para que entre no nosso coração, alcance todas as famílias, a todos as pessoas, onde elas estejam, todos os povos, a Terra toda. A paz esteja convosco. Esta é a paz de Cristo que ressurgiu. Uma paz desarbante, humilde e perseverante. Vem de Deus. Deus que ama a todos incondicionalmente", iniciou o Papa Leão XIV. [LEIA MAIS].
LEÃO XIV É O NOVO PAPA

Por volta das 14h20 desta quinta-feira, 8, o papa Leão XIV apareceu na Sacada da Sala da Bênção da Basílica de São Pedro, no Vaticano. O 267º pontífice acenou para os fiéis e se emocionou.
NOVO PAPA: cardeal americano Robert Francis Prevost é o escolhido
A Igreja Católica tem um novo papa. No início da tarde desta quinta-feira, 8, foi anunciado pelo Vaticano que o cardeal americano Robert Francis Prevost será o 267º pontífice. O nome escolhido por ele é Leão XIV. A apresentação do Sumo Pontífice foi feita ao mundo direto da Sacada da Sala da Bênção da Basílica de São Pedro, no Vaticano, pelo primeiro dos cardeais diáconos, o cardeal Dominique Mamberti. [LEIA MAIS]

Novo papa escolhido: acompanhe anúncio ao vivo

Web repercute eleição de papa no 2º dia de conclave
Seguindo o que aconteceu nas eleições dos papas Bento XVI e Francisco, o conclave deste ano acabou em seu segundo dia. Após a quarta sessão de votação, nesta quinta-feira, 8, a fumaça branca foi liberada pela chaminé da Capela Sistina. Nas redes sociais, alguns internautas comentaram a celeridade da escolha, enquanto outros preferiram brincar com a identidade do novo papa. O pontífice será apresentado aos fiéis em breve, na varanda da Basílica de São Pedro, no Vaticano, quando será entoado o famoso "Habemus papam". [VEJA MAIS].
Instantes antes da fumaça branca, gaivotas com um filhote chegaram na chaminé

Uma família com duas gaivotas e um filhote chegou à chaminé da Capela Sistina momentos antes do instrumento ser usado para comunicar o mundo sobre a eleição de um novo papa. A fumaça saiu da chaminé às 13h07 (horário de Brasília), no momento que uma das aves adultas alimentava a menor. Para os mais vinculados à Igreja Católica, o número três é amplamente ligado à Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) e, nessa eleição de 2025, teria sido representado pelos animais. [LEIA MAIS].
Escolha do novo papa ocorreu no dia da Súplica de Nossa Senhora de Pompéia
A eleição do novo pontífice ocorreu no dia da Súplica de Nossa Senhora de Pompéia, informou o Vatican News. O anúncio que um novo líder da Igreja Católica foi escolhido aconteceu às 18h07 pelo horário local (13h07 no horário de Brasília) nesta quinta-feira, 8, quando a fumaça branca saiu da chaminé instalada no telhado da Capela Sistina. O badalar dos sinos da Basílica de São Pedro que se seguiu também confirmou que "Habemus Papam".
Veja a comemoração na Praça de São Pedro após fumaça branca indicar que papa foi eleito
-toamf2gmww8m.jpg)
Muita comoção e palmas após fumaça branca ser liberada
Os milhares de fiéis presentes na Praça de São Pedro, no Vaticano, comemoraram muito e bateram palmas após a fumaça branca sair pela chaminé da Capela Sistina. O anúncio que um novo papa foi escolhido aconteceu às 13h07 (pelo horário de Brasília) nesta quinta-feira, 8.
Veja o momento em que a fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina

O que acontece após a fumaça branca?

Entre a saída da fumaça branca e o famoso anúncio de "Habemus papam" (expressão em Latim para "Temos um papa") costumam se passar cerca de 45 minutos. O que acontece nesse intervalo?
- Segundo o Vaticano, o novo pontífice, tendo aceito sua eleição, se retira do conclave e vai para a "Sala das Lágrimas", ou seja, a sacristia da Capela Sistina, onde vestirá pela primeira vez os paramentos papais - preparados em três tamanhos - com os quais se apresentará à multidão de fiéis na Praça São Pedro.
- Após a oração pelo novo Pontífice e a homenagem dos cardeais, o hino Te Deum é entoado, marcando o fim do conclave.
- Em seguida, acontece o anúncio da eleição, o Habemus papam e a aparição do papa que dará a solene bênção Urbi et Orbi. [SAIBA MAIS].
'Habemus papam': fumaça do conclave é branca e indica que novo pontífice foi escolhido
O mundo tem um novo papa! A fumaça branca saiu às 13h07 (horário de Brasília) desta quinta-feira, 8, na chaminé da Capela Sistina. De acordo com as regras do Vaticano, o sinal indica ao público que a votação chegou a um nome de consenso entre os cardeais. O 267º pontífice ainda não foi apresentado. A decisão segue a tendência dos dois últimos conclaves, quando o nome foi conhecido no segundo dia de votação. [LEIA MAIS]
FUMAÇA BRANCA: a Igreja Católica tem um novo papa
Ansiedade por fumaça branca gera memes nas redes sociais
-rlb6bsvssokj.png)
A espera pelo resultado do conclave desta quinta-feira, 8, gera expectativa entre os fiéis da Igreja Católica, que aguardam a definição do sucessor do papa Francisco, mas também provocou uma enxurrada de memes nas redes sociais. Entre as brincadeiras feitas por internautas,estão comparações com o filme Conclave, lançado no ano passado, e com o que provoca a coloração da fumaça. [VEJA OS MEMES].
Silêncio absoluto: os segredos e as regras que regem o conclave
Antes da primeira votação, cada cardeal eleitor faz um juramento solene de manter segredo absoluto sobre tudo o que ouvir, discutir ou presenciar no conclave. Romper esse compromisso implica em excomunhão automática. A lógica por trás de tamanha restrição é preservar a liberdade do voto e proteger o processo contra pressões externas, influências políticas ou interesses pessoais. Para garantir isso, a Santa Sé adota medidas cada vez mais rigorosas. [SAIBA MAIS].
Fiéis lotam Praça de São Pedro à espera da fumaça

Mais de 15 mil pessoas estão na Praça de São Pedro, no Vaticano, à espera da fumaça de 12h30, segundo o Vatican News. Essa fumaça só será liberada pela chaminé da Capela Sistina se for branca, ou seja, se um novo papa for definido. Caso contrário, os cardeais farão outra votação e o resultado sairá por volta de 14h, seja a fumaça branca ou preta.
Pizza, ravioli e frango assado: veja os alimentos proibidos durante o conclave
A dieta dos cardeais confinados na Capela Sistina é escolhida a dedo. O Vaticano mantém uma alimentação rigorosa -- e sem luxo -- para que os religiosos não esbanjem nas refeições durante o processo eleitoral para escolher o novo papa. Frango assado, ravioli, pizza e aspargos estão entre os alimentos proibidos em conclaves. O principal motivo é evitar que recados clandestinos sejam enviados por meio destes. [SAIBA MAIS].
Conclave mais longo da história durou quase 3 anos e teve cardeais aprisionados; assista

Roupas do novo papa já estão prontas, garante alfaiate de pontífices

Há sete décadas, o alfaiate de cabelos brancos Raniero Mancinelli veste cardeais e, principalmente, os papas que comandaram a Igreja Católica até agora. Ao jornal italiano La Stampa, ele garantiu que as roupas do novo pontífice estão prontas e que não tem preferência por alguém em específico, só deseja que seja alguém "bom para todos nós".
"Já entreguei todas as roupas para o novo papa. Gostaria de um papa que fosse bom para todos nós. Então, seria melhor se ele fosse meu cliente", brincou. [LEIA MAIS].
Cardeal filipino ganha força nas casas de apostas hoje

O cardeal Pietro Parolin é tido como o principal candidato para assumir o cargo de papa. No entanto, nesta quinta-feira, 8, as casas de aposta têm diminuído a odd (retorno em caso de vitória) do cardeal Luis Antonio Tagle, das Filipinas. Esse movimento indica um aumento no favoritismo de Tagle para o posto. [LEIA MAIS].
Conheça o cardeal que anunciará 'Habemus Papam' após o conclave

O cardeal responsável pelo tradicional "Habemus Papam" (expressão em Latim para "Temos um papa") é diferente de todos os outros e ocupa o cargo de "cardeal protodiácono", ou seja, o cardeal mais antigo da ordem dos Diáconos, uma das classes da Santa Igreja. Neste momento, o cargo é preenchido pelo cardeal Dominique Mamberti. [CONHEÇA].
Nova votação começou: quando será a próxima fumaça?

A terceira votação desta quinta-feira, 8, e a quarta desde o início do conclave está sendo realizada. Segundo os horários do Vaticano, às 10h45 (horário de Brasília) os cardeais retomariam para mais uma rodada de votações. Por volta das 12h30, se o novo papa for definido, sairá fumaça branca da chaminé da Capela Sistina. Se não for, nada acontecerá, e os cardeias partem para uma nova votação. Nesse caso, o resultado só será liberado por volta das 14h.
Na história da Igreja, só dois papas foram eleitos em maio
- O conclave de 1342 começou em 5 de maio. Após dois dias, o cardeal Pierre Roger foi eleito. Ele escolheu ser chamado de papa Clemente VI. Seu pontificado durou até 1352.
- Em 1605, o conclave iniciou em 8 de maio. Nesse, os cardeais fizeram 27 votações até elegerem o cardeal Camillo Borghese, que se tornou Paulo V. O pontificado dele foi até 1621.
Faixa com inscrição islâmica é apreendida no Vaticano
Uma faixa com inscrições elogiosas a Mahdi -- figura que, segundo a religião islâmica, aparecerá no fim dos tempos para livrar o mundo da injustiça --. foi apreendida no Vaticano nesta quinta-feira, 8.
Conforme a Unidade Especial da Polícia Local da Capital de Roma, três homens exibiam o cartaz, que trazia um código QR com link para um vídeo islâmico, perto do palco da área de imprensa localizado próximo à Basílica de São Pedro.
Além da apreensão da faixa, os três homens -- um espanhol de 41 anos e dois suíços de 30 e 41 anos -- foram denunciados por manifestação não autorizada e interrupção de uma função religiosa, pois teriam impedido o acesso dos fiéis a uma procissão, de acordo com o jornal italiano la Repubblica. O caso está sendo investigado.
Você sabia? Conclave mais longo da história durou 33 meses
O conclave que vai eleger o sucessor de Francisco chegou ao segundo dia nesta quinta-feira, 8, e a expectativa de muitos fiéis é que a "fumaça branca" seja liberada ainda hoje. Mas você sabia que o conclave mais longo da história durou cerca de 33 meses? Foi o que elegeu Gregorio X, que foi de novembro de 1268 a setembro de 1271, e é considerado o mais longo. Já o conclave mais curto foi o de 1503, responsável por eleger Júlio II, que durou apenas algumas horas.
Decano do Vaticano diz que espera novo papa ainda hoje

O cardeal decano do Vaticano, Giovanni Battista Re, de 91 anos, afirmou que espera que o novo papa seja definido até a noite (de tarde no Brasil) desta quinta-feira, 8.
"Espero que esta noite, quando retornar a Roma, eu já encontre a fumaça branca. Estou particularmente feliz por estar aqui no início do conclave para que o Espírito Santo sopre forte e seja eleito o papa de que a Igreja de hoje e o mundo de hoje precisam", disse ao jornal italiano La Stampa.
Battista Re, que celebrou a missa que deu início ao conclave, não está participando da votação porque tem mais de 80 anos.
Conta do Vaticano se confunde e anuncia fumaça branca antes da hora
-rlaoedxudv1i.jpg)
O primeiro sinal de fumaça a sair da chaminé da Capela Sistina na manhã desta quinta-feira, 8, foi branco -- a densa fumaça preta, indicando que um novo papa ainda não foi escolhido, só veio instantes depois. O sinal confundiu o responsável pela rede social do Vaticano, que chegou a fazer uma publicação equivocada no X (antigo Twitter): "11:59 #fumata bianca", escreveu. [LEIA MAIS].
Se papa fosse escolhido por voto popular, quem seria eleito? Web tem favoritos
-qxnudw428mzl.jpg)
Na internet, os brasileiros têm transformado a espera pelo novo papa uma grande brincadeira, como acontece em muitos eventos históricos. Com o uso da inteligência artificial, algumas páginas de memes e influenciadores de humor colocaram -- de forma fictícia -- alguns famosos na disputa pelo título de novo papa. Estão na lista Jojo Todynho, Karol Conká, Davi Brito e mais. [VEJA].
Você sabe tudo sobre conclave e papas? Teste seus conhecimentos!
Quem vai ser o novo papa? Essa pergunta ainda segue sem resposta. Mas, desde a morte do papa Francisco, no último dia 21 de abril, os noticiários e as redes sociais estão tomados por informações sobre pontificados e conclave. Faça o teste do Terra e veja se você está por dentro do assunto! [TESTE AQUI]
Entenda por que às 12h30 pode sair a fumaça branca, mas não a preta
Habemus papam? Talvez a partir das 12h30 (horário de Brasília) desta quinta-feira, 8, que é o horário estimado pelo Vaticano para divulgação da fumaça branca caso algum cardeal consiga apoio de ao menos dois terços dos 133 votantes. No entanto, caso esse novo encontro não chegue a um consenso, nada de fumaça preta. A indicação de que a Igreja Católica segue sem um novo líder será sinalizada só a partir das 14h. Isso acontece porque, apesar de serem realizadas quatro votações por dia, a fumaça só é liberada em dois horários. [LEIA MAIS].
Saiba como era a cédula de votação que elegeu papa Francisco
-1hr84jsdkmg6d.png)
O cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, atual arcebispo emérito de Aparecida (SP), esteve na votação que elegeu o papa Francisco em 2013 e, ao retornar ao Brasil, trouxe uma cédula oficial em branco, na qual é possível ler a frase Eligo in Summmum Pontificem (latim para 'Eu o elejo como Sumo Pontífice'). Embaixo da frase, há um espaço reservado para o cardeal escrever o nome de quem ele votava para ser o novo papa. A peça fica no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. [VEJA OUTRAS FOTOS].
Por que alguns cardeais usam roupas pretas?

Uma imagem chamou a atenção durante o conclave. Em meio aos cardeais com vestimentas majoritariamente vermelhas, alguns dos religiosos participantes usaram batinas pretas. A explicação para isso é simples e envolve tradição de diferentes regiões. [ENTENDA].
Veja momento em que segunda fumaça preta saiu da chaminé da Capela Sistina

O que acontece após nova fumaça preta?
Como o sucessor de Francisco não foi escolhido pela manhã, novas duas votações acontecerão no período da tarde. Agora, os cardeais retornam à Casa Santa Marta e às 10h45 (horário de Brasília) novamente o traslado para o Palácio Apostólico, para mais uma rodada de votações.
Por volta das 12h30 (horário de Brasília), se o novo papa for definido, sairá fumaça branca. Se não for, nada acontecerá. Já por volta das 14h, a fumaça será liberada, seja ela preta ou branca. Para ser eleito, o líder da Igreja Católica precisa de no mínimo 89 votos dos 133 cardeais. [LEIA MAIS].
Fiéis surpresos e decepcionados com nova fumaça preta
Ansiosos pelo resultado do conclave, os fiéis que aguardavam na Praça de São Pedro, no Vaticano, ficaram surpresos e decepcionados com a fumaça preta saindo da chaminé da Capela Sistina nesta quinta-feira, 8. Em seguida, eles deixaram o local rapidamente.
Por Cecília de O. Freitas, no Vaticano.
Primeira fumaça do segundo dia de conclave é preta
Às 6h51, saiu a primeira fumaça do segundo dia de conclave. Ela foi preta, o que significa que um novo papa ainda não foi escolhido e que houve duas votações pela manhã. [LEIA MAIS]

Relembre como foi a escolha de Francisco e Bento XV, eleitos papas no 2º dia de conclave
As eleições para um novo papa chegam nesta quinta-feira, 8, em seu segundo dia. Para eleger alguém para o cargo mais importante da Igreja Católica, é necessário que haja o apoio de dois terços (ou 89) dos 133 cardeais votantes. Historicamente, o segundo dia de votações está dentro da atenção dos fiéis. Nos últimos dois conclaves, as escolhas foram feitas neste momento e, por este motivo, há expectativas para que aconteça o mesmo hoje. [LEIA MAIS]
Fiéis aguardam por nova fumaça na praça de São Pedro

Sem fumaça às 5h30, os fiéis aguardam agora pela fumaça prevista para as 7h, horário do Brasil, na Praça São Pedro, no Vaticano. Às 5h30, só haveria fumaça se ela fosse branca. Às 7h, haverá fumaça, seja ela preta ou branca. Caso não haja a escolha de um novo papa nas votações da manhã, há previsão de novas duas votações no período da tarde.
Mais três cardeais surgem como favoritos para ser novo papa
Após a primeira fumaça indicar a falta de consenso no conclave, três novos cardeais surgiram como "possíveis candidatos" para suceder o papa Francisco. Em publicação divulgada nesta quinta-feira, 8, o jornal espanhol El País apontou que as chances do filipino Pablo Virgilio David e dos espanhóis Cristobal Lopez Romero e Angel Artime estão aumentando para uma possível eleição a papa. [LEIA MAIS]
Saiba o que os cardeais fizeram no começo do 2º dia de conclave
Às 3h, horário do Brasil, os cardeais eleitores se reuniram no Palácio Apostólico para celebrar uma missa e o louvor na Capela Paolina. Eles se retiraram do espaço por volta das 4h15 rumo à Capela Sistina para recitar a liturgia da Hora Média e então prosseguir para as duas primeiras votações do dia. Se houver fumaça branca na primeira votação, ela pode sair a qualquer momento. Caso contrário, só teremos fumaça -- preta ou branca -- a partir das 7h, após uma segunda votação. [LEIA MAIS]
Acompanhe imagens ao vivo do segundo dia de conclave
Pouco movimento no início do dia na Praça São Pedro
Após o primeiro dia reunir mais de 45 mil fiéis com os olhos voltados para a chaminé da Capela Sistina, a Praça São Pedro amanhece hoje com pouco movimento. A segurança em todo o Vaticano continua reforçada com detectores de metal e revista, além do bloqueio da rede móvel. [LEIA MAIS]
Últimos dois papas foram escolhidos no segundo dia de conclave

O conclave para a eleição do sucessor do papa Francisco chega ao seu segundo dia, nesta quinta-feira, 7, com uma alta expectativa para uma possível decisão dos 133 cardeais eleitores. Nos últimos dois conclaves, nas eleições de Francisco, em 2013, e de Bento XVI, em 2005, os pontífices foram escolhidos nesta etapa do processo. [LEIA MAIS]
Segundo dia de conclave pode ter até 4 votações para escolher novo papa
Neste segundo dia de conclave, podem acontecer até quatro votações. O Vaticano estimou quatro horários possíveis para fumaças nesta quinta-feira, 8: 5h30, 7h, 12h e 14h, pelo horário do Brasil. Desses quatro horários, dois -- 5h30 e 12h -- só ocorrerão se houver fumaça branca -- ou seja, se um novo papa tiver sido escolhido. Já às 7h e 14h, haverá fumaça, seja ela preta ou branca. Importante: os horários são apenas estimativas. Ontem, por exemplo, a primeira fumaça era esperada por volta das 14h, mas ela só aconteceu pouco antes das 16h. [LEIA MAIS]
Quanto custa organizar um conclave e quem paga por ele?
Um evento assistido pelo mundo todo, que reúne os cardeais da Igreja Católica e fiéis de vários países certamente deve custar caro. O conclave é bancado inteiramente pelo Vaticano, mas o governo italiano também arca com os custos de elevar a segurança nos arredores do evento. Passando por dificuldades financeiras, a última vez em que o Vaticano divulgou quanto gastou com um conclave foi em 2005, segundo a agência de notícias AFP. Na ocasião, a Santa Sé afirmou ter gastado US$ 8 milhões (R$ 46 milhões na cotação atual) com o funeral do papa João Paulo II e a eleição de Bento XVI. [LEIA MAIS]
Saiba como será o segundo dia de votações do conclave

Cardeais brasileiros tiveram relógios confiscados antes do conclave

Ao menos três cardeais brasileiros tiveram relógios confiscados pela segurança do Vaticano ao chegar na Casa de Santa Marta, onde estão hospedados pela ocasião do conclave. Eles foram surpreendidos ao passar pelo detector de metais instalado na entrada da hospedagem. [LEIA MAIS]
Fumaça preta causa frustração em fiéis e amplia expectativa por novo papa

Ao vivo de Roma, Bonner brinca sobre 'medo' de jornalistas que acompanham o conclave

Enviado especial para a cobertura da eleição papal no Vaticano, o âncora do Jornal Nacional brincou sobre um medo comum entre jornalistas responsável pela cobertura do conclave: não identificar a cor da fumaça que anuncia, ou não, a escolha de um sucessor de Pedro.
"Em nome da transparência, de cada 10 jornalistas com quem conversei hoje, 14 morriam de medo de a fumaça não ter a cor clara para a gente identificar se era branca ou preta, mas deu tudo certo", brincou William Bonner.
Turistas em Roma contam o que esperam do novo papa

Globo não economiza ao levar Bonner e repórteres de 3 países para cobrir conclave

De olho em possível aumento de audiência, a Globo montou esquema impressionante para a cobertura do conclave. A começar pelo envio do Rio a Roma de seu principal âncora, William Bonner, do ‘Jornal Nacional’. [LEIA MAIS]
Fumaça preta demorou mais a sair do que em conclaves anteriores

A fumaça preta --indicativo de que o novo papa ainda não foi eleito-- demorou mais tempo para aparecer nesta quarta-feira, 7, primeiro dia deste conclave, do que nas duas últimas votações anteriores, de 2005 a 2013.
O motivo do atraso é incerto. À rede britânica BBC, o professor de estudos católicos Mathew Schmalz, do College of the Holy Cross, em Massachusetts, afirmou que este conclave pode demorar "um pouco mais" do que o normal. Segundo ele, a diversidade do colégio de cardeais pode estar sendo um contratempo. [LEIA MAIS]
'Notavelmente preciso': Cardeais assistiram ao filme 'Conclave' antes do rito real, diz jornal

"O papa está morto e agora é preciso reunir o colégio de cardeais para decidir quem será o novo pontífice." Esse é o início da sinopse de Conclave, filme que levou um Oscar em 2025. A realidade, no entanto, não está distante.
O ritual é secular e considerado cheio de mistério, mas quem quiser saber um pouco mais dos 'bastidores' pode assistir ao longa-metragem de Edward Berger. Pelo menos foi o que alguns cardeais novatos fizeram antes de ficarem confinados na Capela Sistina. [LEIA MAIS]
Confira as fotos do primeiro dia de conclave
-
1º dia de conclaveFoto: Divulgação/Vatican Media
-
1º dia de conclaveFoto: Divulgação/Vatican Media
-
1º dia de conclaveFoto: Divulgação/Vatican Media
-
1º dia de conclaveFoto: Divulgação/Vatican Media
-
1º dia de conclaveFoto: Divulgação/Vatican Media
-
1º dia de conclaveFoto: Divulgação/Vatican Media
-
1º dia de conclaveFoto: Divulgação/Vatican Media
-
1º dia de conclaveFoto: Divulgação/Vatican Media
-
1º dia de conclaveFoto: Divulgação/Vatican Media
-
1º dia de conclaveFoto: Divulgação/Vatican Media
-
1º dia de conclaveFoto: Divulgação/Vatican Media
-
1º dia de conclaveFoto: Divulgação/Vatican Media
-
1º dia de conclaveFoto: Divulgação/Vatican Media
-
1º dia de conclaveFoto: Divulgação/Vatican Media
-
1º dia de conclaveFoto: Divulgação/Vatican Media
-
1º dia de conclaveFoto: Divulgação/Vatican Media
-
1º dia de conclaveFoto: Divulgação/Vatican Media
-
1º dia de conclaveFoto: Divulgação/Vatican Media
-
1º dia de conclaveFoto: Divulgação/Vatican Media
-
1º dia de conclaveFoto: Divulgação/Vatican Media
-
1º dia de conclaveFoto: Divulgação/Vatican Media
-
1º dia de conclaveFoto: Divulgação/Vatican Media
-
1º dia de conclaveFoto: Divulgação/Vatican Media
-
1º dia de conclaveFoto: Divulgação/Vatican Media
-
1º dia de conclaveFoto: Divulgação/Vatican Media
-
1º dia de conclaveFoto: Divulgação/Vatican Media
-
1º dia de conclaveFoto: Divulgação/Vatican Media
-
1º dia de conclaveFoto: Divulgação/Vatican Media
-
1º dia de conclaveFoto: Divulgação/Vatican Media
-
1º dia de conclaveFoto: Divulgação/Vatican Media
-
1º dia de conclaveFoto: Divulgação/Vatican Media
-
Resultado da 1ª votação do conclave: fumaça pretaFoto: Reprodução/YouTube/Vatican News
Quanto custa organizar um conclave e quem paga por ele?
Um evento assistido pelo mundo todo, que reúne os cardeais da Igreja Católica e fiéis de vários países, certamente deve custar caro. O conclave é bancado inteiramente pelo Vaticano, mas o governo italiano também arca com os custos de elevar a segurança nos arredores do evento. Saiba quanto é gasto no conclave! [LEIA MAIS].
Votos e articulações: como funciona os bastidores do conclave

Após ter sido retratado no longa Conclave (2025), a curiosidade sobre os bastidores e o processo até o resultado final da eleição para o novo papa se tornou "viral" nas redes sociais. Em entrevista ao Terra, o especialista em Vaticano e doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Gregoriana Filipe Domingues confirmou que realmente existem articulações nos bastidores, também conhecidos como "Pope Makers". Mas claro, não como foi retratado em Hollywood. [SAIBA DETALHES].
Quase 50 mil pessoas acompanharam a fumaça preta na Praça de São Pedro

Quase 50 mil pessoas acompanharam o momento em que a fumaça preta saiu da chaminé da Capela Sistina, segundo estimativas do Vatican News. O resultado da primeira votação do conclave era aguardado com muita ansiedade e apreensão pelos fiéis que lotaram a Praça de São Pedro, no Vaticano, nesta quarta-feira, 7. A fumaça foi liberada cerca de duas horas após a previsão inicial e a decepção ficou estampada no rosto de muitas pessoas, que esvaziaram a praça na sequência.
Por Cecília de O. Freitas, no Vaticano.
Veja momento em que foi liberada a fumaça preta da chaminé da Capela Sistina

Primeira fumaça do conclave foi preta: o que acontece agora?

- Neste primeiro dia de conclave, apenas uma votação foi realizada e a fumaça que saiu da chaminé da Capela Sistina foi preta, indicando que os cardeais não chegaram a um nome de consenso para ser o novo papa.
- A partir de quinta-feira, 8, serão realizadas quatro votações por dia. A fumaça, no entanto, só deve ser liberada em dois horários. [VEJA AQUI].
- Após três dias sem resultado, as votações são suspensas por no máximo um dia, de acordo com o Vaticano. Durante este período, há uma pausa para oração, discussão livre entre os eleitores e uma breve exortação espiritual, feita pelo primeiro cardeal da ordem dos diáconos.
- Outra pausa pode ser convocada após mais sete votações sem um eleito.
- Caso haja 34 votações sem consenso, os dois mais votados da última rodada disputarão uma espécie de "segundo turno". Nesta fase, o eleito também precisará alcançar ao menos dois terços dos votos.
Com fumaça preta, escolha do papa segue indefinida

A fumaça da primeira sessão do conclave, eleição que escolherá o novo papa, é preta. O resultado saiu por volta das 16h, no horário de Brasília, na Capela Sistina. De acordo com as regras do Vaticano, o sinal indica ao público que a votação não chegou a um nome de consenso entre os cardeais. [LEIA MAIS].
Resultado da 1ª votação: FUMAÇA PRETA
Homem é flagrado 'batendo' leque em meio ao conclave; assista

Uma situação inusitada foi flagrada na Praça de São Pedro, onde milhares de pessoas estão reunidas para aguardar o resultado da primeira votação do processo eleitoral que escolhe o novo papa. Enquanto entrevistava curiosos no local, uma repórter da GloboNews encontrou um rapaz que se identificou como Luís segurando dois leques. "Eu vim preparado para o conclave. Eu trouxe aqui o leque preto para a fumaça preta, e o leque branco para quando sair o papa novo", brincou o homem. [LEIA MAIS].
Qual é o animal que roubou a cena durante transmissão da chaminé?

Milhares de pessoas em todo o mundo estão acompanhando cada segundo da chaminé do Vaticano onde sairá a fumaça que indicará o resultado da primeira votação do conclave. No meio dessa programação, um animal roubou a cena. Uma ave parou ao lado da chaminé e ficou encarando o telespectador. [CONHEÇA A AVE].
De Francisco a João XXIII: como foi o 'Habemus Papam' ao longo dos anos

Votação para o próximo papa gera memes nas redes sociais

Ansiosas pelo resultado do conclave, pessoas de todo o mundo compartilharam na internet memes sobre a votação. Nas redes sociais, parece haver um claro favorito: o filipino Luis Antonio Tagle, de 67 anos, conhecido como "Francisco asiático" pela proximidade de ideais com o papa Francisco. Ele é frequentemente visto como um representante da ala progressista da Igreja Católica. [VEJA OS MEMES].
Fiéis lotam Praça de São Pedro à espera da eleição do novo papa; veja fotos
-
Multidões aguardam a fumaça que revelará o resultado da primeira votação do conclaveFoto: Cecília de O. Freitas/Terra
-
Multidões aguardam a fumaça que revelará o resultado da primeira votação do conclaveFoto: Cecília de O. Freitas/Terra
-
Multidões aguardam a fumaça que revelará o resultado da primeira votação do conclaveFoto: Cecília de O. Freitas/Terra
-
Multidões aguardam a fumaça que revelará o resultado da primeira votação do conclaveFoto: Cecília de O. Freitas/Terra
-
Multidões aguardam a fumaça que revelará o resultado da primeira votação do conclave.Foto: Vaticano
-
Multidões aguardam a fumaça que revelará o resultado da primeira votação do conclave.Foto: Vaticano
-
Multidões aguardam a fumaça que revelará o resultado da primeira votação do conclave.Foto: Vaticano
-
Multidões aguardam a fumaça que revelará o resultado da primeira votação do conclaveFoto: Vaticano
Confira o momento em que as portas da Capela Sistina foram fechadas para conclave

Veja o juramento dos cardeais brasileiros no conclave

Mais de 30 mil pessoas aguardam fumaça na Praça de São Pedro


Cerca de 30 mil fiéis estão na Praça de São Pedro, no Vaticano, nesta quarta-feira, 7, segundo o Vatican News. Desde o início da tarde, após os cardeais entrarem na Capela Sistina, o número de pessoas na praça começou a aumentar. Os fiéis esperam pela fumaça que saíra da chaminé da Capela Sistina e indicará o resultado da primeira votação do conclave.

Quantos votos são necessários para eleger um papa?
O novo líder da Igreja Católica será eleito pelos votos dos cardeais que estão confinados na Capela Sistina. É preciso que o novo pontífice obtenha 89 votos dos 133 cardeais eleitores. Uma fumaça sai da Capela Sistina para indicar o que aconteceu na votação. A fumaça na cor preta aponta que ainda não há uma definição, já a branca anuncia que há um novo papa. [LEIA MAIS].
Apostas no conclave: confira lista de favoritos a novo papa, segundo apostadores
A plataforma de apostas norte-americana Polymarket abriu uma sessão a respeito do conclave, que começou nesta segunda-feira, 7. Os apostadores poderão indicar quem é o favorito para ser o novo papa, assumindo a liderança da Igreja Católica. O volume de apostas, até as 14h, era de US$ 21,3 milhões (R$ 122 milhões, na cotação atual). Veja os 10 nomes mais cotados! [LEIA MAIS]
Milhares se reúnem na Praça de São Pedro à espera do resultado da 1ª votação; assista

Acompanhe ao vivo o conclave, que escolherá novo papa

Ucraniana pede por paz na Praça de São Pedro

Uma ucraniana foi à Praça de São Pedro, no Vaticano, nesta quarta-feira, 7, dia em que se iniciou o conclave, para pedir por paz. Yona Tukuser caminhava pela praça em silêncio e carregava uma placa escrito: "Hope for a peace" ("Esperança pela paz", em português).
Por Cecília de O. Freitas, no Vaticano.
Papa tem salário? Saiba quanto novo pontífice receberá
Além de se tornar o nome de maior referência da Igreja Católica, o próximo pontífice terá salário? O papa Francisco não recebia uma remuneração mensal por ter abdicado desses ganhos, seguindo seu voto de pobreza inspirado em São Francisco de Assis, em quem ele inspirou o seu nome de pontífice. No entanto, segundo a agência de notícias italiana Ansa, os papas têm direito a um salário. O valor é menor do que o pago aos cardeais. [VEJA VALOR].
'Sala das Lágrimas': veja como é local onde cardeal se torna papa

Um dos momentos mais íntimos para o novo papa eleito acontece nos últimos momentos do conclave. Depois da eleição ser concluída e um nome surgir em consenso, o religioso é direcionado para uma sala. Lá, ele entra como cardeal e sai como o Santo Padre. O local é chamado de "Sala das Lágrimas" e é fechado ao público. Saiba como é o lugar! [LEIA MAIS].
Quem é o brasileiro que pode ser a 'zebra' do conclave?

Padres apostam em um cardeal brasileiro para assumir o papado. Com o início do conclave nesta quarta-feira, 7, diversos nomes despontam entre os favoritos, mas um em específico pode surpreender na votação. Segundo representantes brasileiros ouvidos pela colunista Mônica Bergamo, a votação pode dar 'zebra' e uma 'zebra brasileira'. O nome apontado por eles é o de João Braz de Aviz, ex-arcebispo de Maringá (PR) e de Brasília, que era muito próximo do papa Francisco. [LEIA MAIS].
Papa pode escolher seu nome? Saiba origem da tradição e os mais usados
Um dos momentos mais aguardados após a escolha de um novo papa é quando ele se apresenta ao mundo. Assim que a frase "Habemus Papam" é dita, é anunciado também o nome escolhido pelo novo pontífice. A tradição de mudar o nome após a eleição acabou se tornando um costume ao longo dos séculos e vem da própria Bíblia, segundo o Vaticano. [ENTENDA].
Italianos, franceses e latino: qual é a nacionalidade dos papas?
O Papa, também chamado de Santo Padre, representa a autoridade legislativa, judicial e executiva da Igreja Católica Apostólica Romana. Tecnicamente, qualquer homem católico pode ocupar o cargo. No entanto, o voto acontece entre os cardeais, que estão espalhados ao redor do mundo. Por isso, há possibilidade do pontífice ter qualquer nacionalidade. O último papa, Francisco, era natural de Buenos Aires, na Argentina, mas a maioria dos religiosos que ocuparam o cargo eram italianos. [LEIA MAIS].
Confira como foi a procissão dos cardeais eleitores rumo à Capela Sistina
-t4yzbkc4ze43.jpg)
Como são geradas as fumaças branca e preta que saem da Capela Sistina?

O conclave, processo de eleição do papa, começou nesta quarta-feira, 7, no Vaticano. O novo líder da Igreja Católica será eleito ao obter o voto de 89 dos 133 cardeais. Uma fumaça sai da Capela Sistina para indicar o que aconteceu na votação. Enquanto a preta indica que ainda não há uma definição, a branca anuncia que há um novo papa. Entenda como as fumaças são geradas! [LEIA MAIS].
Veja como foi a missa que deu início ao conclave hoje

Fiéis se reúnem na Praça São Pedro à espera da primeira fumaça

Muitos fiéis aguardam na Praça São Pedro, no Vaticano, a primeira fumaça da queima dos votos dos cardeais que vão escolher o novo papa. A fumaça na chaminé da Capela Sistina deve ocorrer por volta das 19h ou 19h30 no horário local, ou seja, 14h ou 14h30 pelo horário de Brasília.
Por Cecília de O. Freitas, no Vaticano.

E agora, quais são os próximos passos?
- Dentro da Capela Sistina, os religiosos ouvirão a meditação do cardeal Raniero Cantalamessa. Ao final dela, ele e o mestre de cerimônias, o monsenhor Diego Ravell deixarão o local.
- Depois, o cardeal decano, que dentro do conclave é Pietro Parolin -- secretário de Estado da Santa Sé --, pergunta aos eleitores se devem prosseguir para a primeira votação. Neste caso, uma maioria simples é suficiente.
- Antes da votação, os cardeais realizam sorteio para delegar funções específicas: três escrutinadores, que são responsáveis por fazer a contagem dos votos; três infirmarii, que recolhem votos dos cardeais doentes quem não tiveram condições de depositar na urna; e três revisores, que conferem a apuração dos votos.
- Em seguida, os cardeais eleitores recebem as cédulas de votação com a frase "Eligo in Summum Pontificem" (Elejo como Sumo Pontífice, do latim), com um espaço para escrever o nome do escolhido, e ocorre a votação propriamente dita do novo papa, cujo quórum é de 89 votos.
- Todos os cardeais caminham um a um -- do mais velho para o mais novo -- até o altar, fazem um juramento e depositam a cédula dobrada duas vezes em um recipiente.
- A primeira fumaça da queima dos votos dos cardeais deve, portanto, ocorrer por volta das 19h ou 19h30 (14h ou 14h30 no horário de Brasília).
- A definição será conhecida pela cor da fumaça que sairá da Capela Sistina. Se ela for preta, significa que a votação não chegou a um nome de consenso. Já a fumaça branca indica que o novo papa foi escolhido. *(Com informações da Ansa).
"Extra omnes" é declarado e portas são fechadas

Após todos os cardeais fazerem o juramento, o mestre de cerimônias, o monsenhor Diego Ravelli, declarou "Extra omnes" (Todos para fora, no português), retirando os presentes que não poderão acompanhar o conclave. Assim, dentro da Capela Sistina só permaneceram os cardeais.
A partir de agora, com as portas fechadas, os cardeais não têm mais contato com o mundo exterior.
O que diz o juramento final que os cardeais fizeram?
Em latim:
'Et ego, N.(primeiro nome do cardeal), Cardinális N.(sobrenome), spóndeo, vóveo ac iuro. Sic me Deus ádiuvet et hæc Sancta Dei Evangélia, quæ manu mea tango'.
Tradução em português:
'Eu, (primeiro nome do cardeal), Cardeal (sobrenome), prometo, me obrigo e juro. Que Deus me ajude, e também estes Santos Evangelhos, que toco com a minha mão'.
Bósnio vai a conclave após ser dúvida por problema de saúde
O arcebispo emérito de Sarajevo, cardeal Vinko Puljic, que sua participação no conclave até os últimos dias estava em dúvida em decorrência de um problema de saúde, está presente entre os cardeais eleitores que entraram na Capela Sistina. O bósnio-croata, que completará 80 anos em setembro, é o mais velho de todos os cardeais eleitores e apareceu caminhando com a ajuda de uma bengala. [LEIA MAIS].
Cardeais fazem juramento coletivo e individual

Na Capela Sistina, após cantarem o 'Veni creator Spiritus', a invocação ao Espírito Santo, os cardeais fazem o juramento de sigilo, primeiro coletivamente e depois individualmente.


Cardeais entram na Capela Sistina para conclave

Os 133 cardeais eleitores entraram na Capela Sistina, no Vaticano, nesta quarta-feira, 7, para iniciar o conclave. Cada um dos cardeais ocupou o seu lugar e o 'Veni creator Spiritus', a invocação ao Espírito Santo, é cantado.


Cardeais iniciam procissão até Capela Sistina

Os cardeais que participam do conclave iniciaram a procissão da Capela Paolina, do Palácio Apostólico, no Vaticano, rumo à Capela Sistina, local onde acontecem as votações para a escolha do novo papa, sucessor de Francisco.

Cardeais estão em oração na Capela Paolina
Os 133 cardeais eleitores estão neste momento na Capela Paolina, no Vaticano, e fazem uma breve oração. Na sequência, todos os cardeais vão iniciar uma procissão até a Capela Sistina, onde acontecem as votações para a escolha do novo papa.
Cardeais 'influencers' fazem últimas publicações
Na era digital, até os cardeais têm dificuldade em largar o celular. Antes da reclusão para o conclave, muitos religiosos "influencers" se despediram de seus seguidores com uma última postagem. Veja quais foram as publicações deles! [LEIA MAIS].
Pode aparecer algum 'cardeal secreto' no conclave?
Uma das várias questões levantadas no longa Conclave (2024), estrelado por Ralph Fiennes e dirigido por Edward Berger, é a existência de "cardeais secretos". O filme foi indicado ao Oscar na categoria de Melhor Filme. No longa, o cardeal Vincent Benitez, interpretado pelo ator mexicano Carlos Diehz, foi nomeado in pectore (do peito, em tradução literal do latim), chega de última hora no conclave e mexe com as estruturas de um dos pleitos mais secretos da humanidade. Mas será que isso também acontece na realidade? [ENTENDA].
Os pontificados mais longos da história
Quem são os mais cotados para ser o novo papa?
Cardeais eleitores formam 'corredor vermelho' em missa de abertura do conclave

Sinal de celular bloqueado para conclave!
Agora, às 10h (às 15h no Vaticano), o sinal de celular é bloqueado no Vaticano. A medida tem o intuito de garantir o isolamento total dos cardeais que escolherão o novo papa e entra em vigor uma hora e meia antes da chegada dos cardeais em procissão à Capela Sistina, onde acontecem as votações. Assim que a eleição do novo papa for anunciada, o sinal telefônico será restaurado à normalidade na região. [LEIA MAIS].
Vídeo mostra juramento de silêncio feito por funcionários que trabalharão no conclave

Quem são cardeais que vão participar do conclave?
Quem é o cardeal brasileiro apontado em lista de favoritos para ser papa

O arcebispo da Arquidiocese de São Salvador da Bahia e primaz do Brasil, Dom Sérgio da Rocha, é um dos sete cardeais brasileiros aptos a votarem no conclave, que começa a partir desta quarta-feira, 7, e um dos favoritos para o cargo de papa. O nome do brasileiro aparece em uma lista divulgada pelo jornal francês Libération ao lado de outros 14 possíveis "papáveis". Conheça Dom Sérgio! [LEIA MAIS].
Você sabe como funciona o conclave? Confira passo a passo!
Conclave começa com tradicional missa na Basílica de São Pedro; veja fotos
-
Missa de abertura do conclaveFoto: Vatican Media
-
Missa de abertura do conclaveFoto: Vatican Media
-
Missa de abertura do conclaveFoto: Vatican Media
-
Missa de abertura do conclaveFoto: Vatican Media
-
Missa de abertura do conclaveFoto: Vatican Media
-
Missa de abertura do conclaveFoto: Vatican Media
-
Missa de abertura do conclaveFoto: Vatican Media
-
Missa de abertura do conclaveFoto: Vatican Media
-
Missa de abertura do conclaveFoto: Vatican Media
-
Missa de abertura do conclaveFoto: Vatican Media
-
Missa de abertura do conclaveFoto: Vatican Media
-
Missa de abertura do conclaveFoto: Vatican Media
-
Missa de abertura do conclaveFoto: Vatican Media
-
Missa de abertura do conclaveFoto: Vatican Media
-
Missa de abertura do conclaveFoto: Vatican Media
-
Missa de abertura do conclaveFoto: Vatican Media
-
Missa de abertura do conclaveFoto: Vatican Media
-
Missa de abertura do conclaveFoto: Vatican Media
-
Missa de abertura do conclaveFoto: Vatican Media
-
Missa de abertura do conclaveFoto: Vatican Media
-
Missa de abertura do conclaveFoto: Vatican Media
-
Missa de abertura do conclaveFoto: Vatican Media
-
Missa de abertura do conclaveFoto: Vatican Media
-
Missa de abertura do conclaveFoto: Vatican Media
-
Missa de abertura do conclaveFoto: Vatican Media
-
Missa de abertura do conclaveFoto: Vatican Media
-
Missa de abertura do conclaveFoto: Vatican Media
-
Missa de abertura do conclaveFoto: Vatican Media
-
Missa de abertura do conclaveFoto: Vatican Media
Cardeal pede por um papa que seja 'bom para a humanidade e a Igreja'; assista

Quem são os brasileiros aptos a participar do conclave?
Confira lista com ordem de votação do cardeais

Ao divulgar as imagens da Capela Sistina, o Vaticano deixou à mostra a lista com a ordem dos cardeais que irão votar no conclave. O processo que elegerá o novo papa começa nesta quarta-feira, 7. O primeiro a votar será o italiano Pietro Parolin -- ex-secretário de Estado do papa Francisco e uma das figuras favoritas para assumir o papado --, porque ele é responsável por presidir a cerimônia. [LEIA MAIS].
Turistas são 'barrados' de conhecer Capela Sistina; local está fechado

Movimentação maior e segurança reforçada na Praça São Pedro

A movimentação na Praça São Pedro nesta quarta-feira, 7, dia em que se inicia a escolha do novo papa, é maior do que nos últimos dias. O dia por lá está bem ensolado, mas há possibilidade de chuva. A segurança no local também foi reforçada. Mais cedo, muitas pessoas acompanharam na Praça, por meio de telões, a tradicional missa "Pro Eligendo Romano Pontifice", que antecede as votações do primeiro dia do conclave.
Por Cecília de O. Freitas, no Vaticano.

Veja imagens da Capela Sistina pronta para eleição do novo papa

Da fumaça ao Habemus Papam: como será feita a escolha do novo papa?
A eleição de um novo papa é feita através de um conclave, do latim cum clave, uma referência ao fato de que os cardeais ficam literalmente "com chave" da convivência com o exterior durante o processo. O conclave inicia nesta quarta-feira, 7. Entenda quais são os passos da escolha do novo papa! [LEIA MAIS].
Quem é a brasileira que leu oração durante missa de abertura de conclave?
A brasileira Andressa Collet participou da missa "Pro Eligendo Romano Pontifice", que antecede as votações do primeiro dia do conclave, nesta quarta-feira, 7. Ela leu em português a Oração Universal, conhecida como Oração dos Fiéis ou Preces.
Natural de Erechim, no Rio Grande do Sul, Andressa é jornalista e mora na Itália há mais de 10 anos, junto com seu marido e filhos, e é especializada em assuntos religiosos na Santa Sé. A brasileira colabora com o Vatican News.
Ela ganhou destaque ao compartilhar sua rotina para a imprensa brasileira durante a pandemia de covid-19, além de relatar os bastidores do Vaticano e mensagens sobre espiritualidade em suas redes sociais. No ano passado, ela chegou a se reunir com o papa Francisco. [LEIA MAIS].

Sinal de celular será bloqueado no Vaticano para isolamento dos cardeais
A cobertura telefônica no Vaticano será bloqueada a partir das 15h (horário local e às 10h em Brasília) desta quarta-feira, 7, para o início do conclave. A medida tem o intuito de garantir o isolamento total dos cardeais que escolherão o novo papa, que substituirá Francisco. A medida entra em vigor uma hora e meia antes da chegada dos cardeais em procissão à Capela Sistina, onde acontecem as votações do conclave. [LEIA MAIS].
Conclave começará às 11h30 hoje: saiba como será o primeiro dia

Brasileira lê oração durante missa de abertura de conclave
A jornalista brasileira Andressa Collet foi a responsável pela leitura em português da Oração Universal, conhecida como Oração dos Fiéis ou Preces, durante a missa "Pro Eligendo Romano Pontifice", que antecede as votações do primeiro dia do conclave que definirá o sucessor do papa Francisco. "O Senhor guie todos os homens na edificação do bem e da justiça, da solidariedade e da concórdia", leu a brasileira na cerimônia. [LEIA MAIS].
Termina missa de abertura de conclave que elegerá novo papa
Terminou na manhã desta quarta-feira, 7, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, a missa "Pro Eligendo Romano Pontifice", celebração presidida pelo cardeal decano Giovanni Battista Re, na qual tradicionalmente se invoca o Espírito Santo para o conclave. [LEIA MAIS].
Missa que abre conclave reúne 5 mil fiéis no Vaticano
Mais de 5 mil fiéis estão presentes na Basílica de São Pedro, no Vaticano, para acompanhar a tradicional missa "Pro Eligendo Romano Pontifice", que antecede as votações do primeiro dia do conclave que definirá o sucessor do papa Francisco. A estimativa foi divulgada pela imprensa do Vaticano na manhã desta quarta-feira, 7, dia em que se inicia o processo para a escolha do próximo líder da Igreja Católica Romana. Muitas pessoas também estão acompanhando a cerimônia na Praça São Pedro, através dos telões, apesar da alternância de sol e chuva. [LEIA MAIS]
"Que seja eleito o Papa que a Igreja e a humanidade precisam", diz cardeal em missa no início do conclave
Na missa que deu início ao conclave, celebrada nesta quarta-feira, 7, o cardeal decano, Giovanni Battista Re, invocou a ajuda do Espírito Santo para a escolha do novo pontífice. "Para implorar sua luz e sua força, a fim de que seja eleito o papa de que a Igreja e a humanidade precisam neste momento tão difícil e complexo da história." Battista Re foi quem celebrou a missa.
Acompanhe ao vivo o conclave, que escolherá novo papa
Leia a íntegra da homilia da missa com cardeais que estarão no conclave
Às 5h, começou a ser celebrada, na Basílica do Vaticano, a Santa Missa "Pro Eligendo Romano Pontifice". A missa foi concelebrada pelos cardeais eleitores e presidida pelo Decano do Colégio Cardinalício, Sua Eminência o Cardeal Giovanni Battista Re. Leia, na íntegra, a homilia do cardeal Battista Re.
Nos Atos dos Apóstolos, lê-se que após a ascensão de Cristo ao céu, e enquanto aguardavam o dia de Pentecostes, todos perseveravam e estavam unidos em oração com Maria, a Mãe de Jesus (cf. Act 1, 14).
É exatamente isso o que nós também estamos a fazer, a poucas horas do início do Conclave, sob o olhar da Virgem Maria colocada ao lado do altar, nesta Basílica que se ergue sobre o túmulo do Apóstolo Pedro.
Sentimos unido a nós todo o povo de Deus, com o seu sentido de fé, de amor ao Papa e de espera confiante.
Estamos aqui para invocar a ajuda do Espírito Santo, para implorar a sua luz e a sua força, a fim de que seja eleito o Papa que a Igreja e a humanidade precisam neste momento tão difícil e complexo da história.
Rezar, invocando o Espírito Santo, é a única atitude justa e necessária, enquanto os Cardeais eleitores se preparam para um ato de máxima responsabilidade humana e eclesial e para uma escolha de excepcional importância; um ato humano pelo qual se deve deixar de lado qualquer consideração pessoal, tendo na mente e no coração apenas o Deus de Jesus Cristo e o bem da Igreja e da humanidade.
No Evangelho que foi proclamado, ressoaram palavras que nos conduzem ao coração da suprema mensagem-testamento de Jesus, confiada aos seus Apóstolos na noite da Última Ceia, no Cenáculo: «É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei» (Jo 15, 12). E quase para precisar este «como Eu vos amei» e indicar até onde deve chegar o nosso amor, Jesus afirma a seguir: «Ninguém tem mais amor do que quem dá a vida pelos seus amigos» (Jo 15, 13).
É a mensagem do amor, que Jesus define como «novo» mandamento. Novo porque amplia grandemente, transformando-a em positiva, a advertência do Antigo Testamento, que dizia: “Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti”.
O amor que Jesus revela não conhece limites e deve caracterizar os pensamentos e as ações de todos os seus discípulos, que devem sempre demonstrar amor autêntico em seu comportamento e empenhar-se na construção de uma nova civilização, aquela que Paulo VI chamou de “civilização do amor”. O amor é a única força capaz de mudar o mundo.
Jesus deu-nos o exemplo desse amor no início da Última Ceia com um gesto surpreendente: abaixou-se para servir os outros, lavando os pés dos Apóstolos, sem discriminação, sem excluir Judas, que o trairia.
Esta mensagem de Jesus está relacionada com o que ouvimos na primeira leitura da Missa, na qual o profeta Isaías nos lembrou que a qualidade fundamental dos Pastores é o amor até à entrega total de si mesmo.
Surge, portanto, dos textos litúrgicos desta celebração eucarística, um convite ao amor fraterno, à ajuda recíproca e ao empenho em favor da comunhão eclesial e da fraternidade humana universal. Entre as tarefas de cada Sucessor de Pedro conta-se a de fazer crescer a comunhão: comunhão de todos os cristãos com Cristo, comunhão dos bispos com o Papa e comunhão dos Bispos entre si. Não uma comunhão autorreferencial, mas totalmente orientada para a comunhão entre as pessoas, os povos e as culturas, tendo sempre em vista que a Igreja seja “casa e escola de comunhão”.
Além disso, é forte o apelo à manutenção da unidade da Igreja segundo o caminho indicado por Cristo aos Apóstolos. A unidade da Igreja é desejada por Cristo, uma unidade que não significa uniformidade, mas comunhão sólida e profunda na diversidade, desde que se permaneça plenamente fiel ao Evangelho.
Cada Papa continua a encarnar Pedro e a sua missão e, assim, representa Cristo na terra; ele é a rocha sobre a qual a Igreja é edificada (cf. Mt 16, 18).
A eleição do novo Papa não é uma simples sucessão de pessoas, mas é sempre o Apóstolo Pedro que retorna.
Os Cardeais eleitores expressarão o seu voto na Capela Sistina, onde, como diz a Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, «tudo concorre para avivar a consciência da presença de Deus, diante do qual deverá cada um apresentar-se um dia para ser julgado».
No Tríptico Romano, o Papa João Paulo II desejava que, nas horas da grande decisão através do voto, a imagem imponente de Cristo Juiz, pintada por Michelangelo, lembrasse a cada um a grande responsabilidade de colocar as “chaves supremas” (Dante) nas mãos certas.
Rezemos, portanto, para que o Espírito Santo, que nos últimos cem anos nos deu uma série de Pontífices verdadeiramente santos e notáveis, nos conceda um novo Papa segundo o coração de Deus, para o bem da Igreja e da humanidade.
Oremos para que Deus conceda à Igreja o Papa que melhor saiba despertar as consciências de todos e as energias morais e espirituais na sociedade atual, caracterizada por um grande progresso tecnológico, mas que tende a esquecer Deus.
O mundo de hoje espera muito da Igreja para a salvaguarda daqueles valores fundamentais, humanos e espirituais, sem os quais a convivência humana nem será melhor nem beneficiará as gerações futuras.
Que a Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja, nos auxilie com a sua materna intercessão, para que o Espírito Santo ilumine as mentes dos Cardeais eleitores e os torne concordes na eleição do Papa de que o nosso tempo necessita.
Veja quais são os horários estimados para as fumaças nas votações no conclave

Cardeais celebram missa de abertura de conclave
A tradicional missa "Pro Eligendo Romano Pontifice - que antecede as votações do primeiro dia do conclave que definirá o sucessor do papa Francisco - começou na manhã desta quarta-feira, 7, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A missa é concelebrada pelos cardeais eleitores e presidida pelo decano do Colégio Cardinalício, Giovanni Battista Re. A cerimônia que dá início ao processo de escolha do novo líder da Igreja Católica Romana também é aberta ao público. [LEIA MAIS]