Chiclayo: conheça a cidade em que Papa Leão XIV fez a sua missão no Peru
Robert Francis Prevost foi missionário na cidade entre 1985 e 1999.
O cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi escolhido nesta quinta-feira, 8, como novo papa da Igreja Católica e governará sob o nome de papa Leão XIV.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, em 1955, ele foi enviado a Chiclayo, uma cidade peruana de cerca de 600 mil habitantes localizada a quase 800 km de Lima, onde chegou como missionário e atingiu o mais alto cargo da diocese, o de bispo.
A cidade é apelidada no país como "Capital da Amizade" e é conhecida pela calorosa recepção dos moradores e também pelas arquiteturas de origem moche, uma etnia bastante presente no noroeste peruano.
Segundo o portal da cidade, ela não foi fundada pelos espanhóis; porém, funcionou como vila de passagem e descanso para comerciantes espanhóis e estrangeiros que percorriam uma ampla rota entre Zaña e Lambayeque, e, posteriormente, seu crescimento ocorreria quando foi elevada à categoria de vila em 1827.
A cidade possui diversos locais turísticos, como o Parque Principal, a Praça Elías Aguirre e o Mercado Modelo, como se fosse um mercado municipal em que se pode comprar de tudo, desde roupas até comidas típicas, por exemplo.
A cidade também se destaca na relação forte com a Igreja, sendo conhecida no país por suas construções sagradas, como a Catedral de Chiclayo, a Capela La Verónica e a Basílica de Santo Antônio.
Relação com Leão XIV
Nas redes sociais da Prefeitura da cidade, diversos moradores são perguntados sobre a eleição de Robert Francis Prevost e todos respondem empolgados com a honra de ter o nome de Chiclayo presente na vida do novo papa.
"O nome de Chiclayo ressoa no mundo hoje, nas palavras do ex-bispo Robert Prevost, agora Papa Leão XIV", diz um dos moradores.