Script = https://s1.trrsf.com/update-1747233309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como prevenir a erosão dentária em 5 passos

Especialista ensina a como consumir esses alimentos ácidos e não deteriorar os dentes

15 mai 2025 - 06h44
Compartilhar
Resumo
Especialista alerta sobre os riscos da erosão dentária causada por alimentos ácidos e indica cinco passos para prevenção, incluindo cuidados com escovação, escolha de pastas dentais e hidratação adequada.
Como prevenir a erosão dentária em 5 passos:

A erosão dentária é uma das condições mais comuns que afeta a saúde bucal da população. Caracterizada pela perda ou desgaste da camada externa que reveste e protege os dentes, a doença acontece devido ao amolecimento do esmalte dental. Esse processo é natural, devido ao desgaste dos dentes ao longo da vida. No entanto, pode ser acelerado por uma série de fatores, entre eles o consumo excessivo de alimentos e bebidas ácidas.

De acordo com Marcelo Kyrillos, sócio-fundador do Ateliê Oral e especialista em saúde e função dos dentes, a prevenção depende de cuidados diários, além da conscientização sobre a dieta. "Alimentos e bebidas ácidas, como frutas cítricas e sucos naturais ou industrializados, assim como refrigerantes e energéticos, têm um alto índice de acidez e contribuem significativamente para a erosão dental”, explica.

“A popularização de sucos verdes e demais dietas ácidas, provenientes de uma maior conscientização da saúde, desencadeou um processo precoce de erosão dental entre os pacientes. Recebemos pessoas de 20 ou 30 anos de idade com características dentárias de quem tem 50 ou 60. Geralmente, chegam com queixas de hipersensibilidade, sem terem qualquer cárie ou problemas bucais mais complexos. Além disso, há a questão estética pelo fato de os dentes ficarem menores e com aspecto bem deteriorado. Tudo tem ônus e bônus. Para eliminar o ônus, é preciso redobrar os cuidados”, reforça Kyrillos.

Escovar os dentes imediatamente

Para prevenir o processo de aceleração da erosão dentária, o especialista alerta para a importância de estar atento a alguns hábitos. Um deles é escovar dos dentes somente 30 minutos após consumir esses alimentos e bebidas ácidas.

“Ao ingerir esses produtos, o pH da boca sofre uma queda, indo de 6,4 para 5,5. Nesse momento, as enzimas presentes na saliva e na flora bacteriana ficam em níveis mais elevados, tornando a escovação imediata mais agressiva para os dentes – visto a ação abrasiva das pastas dentais na superfície ainda amolecida do dente. Dessa forma, escovar os dentes logo após o consumir pode agravar o quadro”, explica.

O especialista cita outros cuidados, tais como:

• Evitar bebidas ácidas antes de dormir, quando os efeitos protetores da saliva estão reduzidos;

• Optar por pastas dentais com fluoreto de amina (que ajudam a endurecer o esmalte do dente). E, para pessoas com maior sensibilidade nos dentes, pastas com a tecnologia CalSeal (desenvolvida para melhorar a resistência dos dentes a alimentos ácidos). Para ambas, checar no rótulo da pasta dental que irá comprar;

• Bochechar com água logo após consumir alimentos ácidos.  Isso ajuda a saliva a atuar como solução tampão natural;

• Beber bastante água ao longo do dia para manter o pH da boca equilibrado e reduzir a acidez, além de estimular a produção de saliva, que tem um efeito protetor natural sobre os dentes;

• Consultar periodicamente o dentista para identificar precocemente sinais de erosão dentária e receber orientações específicas sobre como proteger os dentes.

(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












OSZAR »