Lua das Flores: como aproveitar essa energia mesmo no Outono?
"Esse fenômeno inspira contemplação, beleza e momentos de profunda renovação", explica Agnes taróloga, especialista do Astrocentro
Maio chegou com sua atmosfera transformadora. E no dia 12, seremos presenteados com a Lua das Flores, um fenômeno que, tradicionalmente, celebra o auge do florescimento no Hemisfério Norte. Mas, mesmo vivendo o Outono aqui no Brasil, essa energia ainda pode ser sentida e aproveitada de forma muito especial.
Convite à contemplação
A especialista do Astrocentro, Agnes Taróloga, explica que essa Lua é um convite à contemplação e ao despertar de novas ideias e sentimentos. "A Lua das Flores simboliza fertilidade, beleza e expansão. É um momento muito rico para refletirmos sobre o que queremos cultivar internamente e como podemos florescer, mesmo em meio ao recolhimento do Outono", afirma.
Significado
De acordo com a especialista, a Lua das Flores tem origens antigas e profundas: "Ela está ligada à celebração da vida e da fertilidade pois, no Hemisfério Norte, é o período em que os campos florescem e começam as colheitas. O que para os povos antigos significava fartura, abundância e a garantia de suprimentos necessários para a manutenção da vida".
O que fazer neste dia?
Além destas características, a Lua das Flores funciona como um chamado para repensarmos nossas metas e direcionamentos, pois assim como as flores desabrocham, novas oportunidades podem aparecer para aqueles que estiverem abertos a explorar o desconhecido. Para isso, a especialista alerta que é preciso estar atento ao mundo ao nosso redor, pois caminhos antes não explorados podem surgir de onde menos se espera.
"É um momento ideal para práticas de atenção plena, rituais de gratidão e conexão com a terra. O outono, com suas folhas secas e tons dourados, também nos mostra uma beleza que vem da transição e da impermanência, transformando a imprevisibilidade em algo belo", destaca.
Ótimo momento para...
Por isso, se você quer aproveitar a energia da Lua das Flores, o mais indicado é tirar um tempo para observar as cores das folhas, as nuances do céu e a delicadeza das últimas flores da estação. Trazer um pouco dessa natureza para dentro de casa também pode ser transformador: decorar seu ambiente com flores secas, galhos e outros elementos naturais que despertam conexão e acolhimento.
Este também é um ótimo momento para plantar sementes — tanto no sentido literal quanto simbólico. "Mesmo fora da época tradicional de cultivo, o outono inspira o início de projetos, sonhos e intenções. Por fim, pratique a presença e a gratidão. Seja durante uma caminhada ou em instantes de pausa, permita-se sentir, observar e agradecer pela beleza sutil que o cerca", acrescenta.
"A Lua das Flores nos ensina que há poesia e força em todas as fases da vida. Basta estarmos abertos para enxergar", conclui.