Met Gala celebra moda masculina negra: terninhos são trends
Pela primeira vez, o Met Gala, baile beneficente do Metropolitan Museum, promovido pela toda poderosa Anna Wintour, celebrará a moda masculina negra. O tema é "Superfine: Tailoring Black Style" (Superfino: alfaiataria do estilo negro)", e tem como copresidentes Pharrell Williams, Lewis Hamilton, Colman Domingo, A$AP Rocky e LeBron James, que não compareceu, porque est´pa se recuperando de uma lesão.
O começo do evento trouxe um coreografia de artistas negros, que tambpém cantavam no tapete azul do evento. Aliás, Pharrell Willimas, Lewis Hamilton e Colman Domingo chegaram esbanjando estilo fashion. Inspirado no o livro "Slaves to Fashion: Black Dandyism and the Styling of Black Diasporic Identity", de Monica L. Miller (2009), o dandismo negro é a referência principal que deve surgir nos looks.
Ver essa foto no Instagram
Nessa toada, além dos homens, várias mulheres apostaram no estilo inspirado no vestuário masculino, traduzido para o baile, em que há licença fashion para ousar. Zendaya, Dua Lipa, Miley Cyrus, entre outras seguiram o estilo. O brillho também surgiu em produções de Pamela Anderson e Diana Ross.
Ver essa foto no Instagram
O corredor de F1 Lewis Hamilton elegeu fraque cropped, calça larga e boina claros para entrar no tema da alfaiataria negra.
Ver essa foto no Instagram
Colman Domingo, indicado ao Oscar duas vezes, chegou com uma capa de realeza, azul com sobre capa nos ombros com bordado e brilho claros.
Ver essa foto no Instagram
Depois, trocou a produção por um terno com blazer com enfeites quadriculados, bordados com pérolas, todo Valentino.
Ver essa foto no Instagram
Pharrell Williams foi com sua mulher Helen chegaram seguindo o tema do evento. Ele com look bicolor, com o paletó texturizado com pérola, da Louis Vuitton, grife da qual ele é diretor criativo da linha masculina. Sua mulher foi com body e blazer preto.
Ver essa foto no Instagram
O rapper A$AP Rocky, co-anfitrião, marido de Rhianna, que deve anunciar sua terceira gravidez essa noite, veio com look formado por terno, capa de chuva e guarda-chuva, afinal não para de chover em Nova York nesta noite.
Ver essa foto no Instagram
A cantora Miley Cyrus seguiu também o tema com look todo preto, formado por saia preta justa em cima e com muito pano, com direto à cauda na parte de baixo. O casaqueto preto é cropped com leve brilho em couro tipo crocodilo.
Ver essa foto no Instagram
O preto total também foi a escolha de Nicola Kidman, com vestido tomara que caua, com o dorso justo e a saia bem ampla. A atriz apareceu de cabelos curtos deixando a franja na lateral. O look é do estilista negro Jason Bolden.
Ver essa foto no Instagram
Kim Kardashian foi de corpete e saia justíssima de couro, com decote poderoso e colar de diamantes em cascata e chapéu para finalizar o look até comportado para a influencidadora.
Ver essa foto no Instagram
O terninho é realmente o queridinho das famosas. Zendaya elegeu conjunto branco com calça de boca de sino e chapéu da mesma cor. "Criado para a atriz por Pharrell Williams, o tailleur ecoa o espírito sofisticado do dandy Negro e seus "zoot suits", em uma adaptação feminina e imponente da alfaiataria masculina clássica dos anos 1980 — década marcada pela ideia de power dressing e pela fotografia de moda centrada nos ternos que capturava essa estética. O chapéu reinventa os modelos fedora usados com ternos masculinos por artistas negras que abriram caminho na fusão do rhythm-and-blues com o rock 'n' roll nos anos 1970″, explicou o material de divulgação da grife francesa.
Ver essa foto no Instagram
Sim, Anne Hathaway foi de saia com listras horizontais de paetês com camisa branca de seda. Foco ainda no cabelão da atriz. O look é de Carolina Herrera.
Ver essa foto no Instagram
Zoe Saldana elegeu o preto e branco nesse look com estilo, que traz referências ao guarda-roupa masculino, com muitos botões aplicados na vertical.
Ver essa foto no Instagram
Lizzo também escolheu o preto e branco nesse vestido de Christian Siriano, que lembra um troféu num pedestal.
Ver essa foto no Instagram
A ex-vice-presidente dos Estados Unidos Kamala Harris também escolheu o preto e branco para o evento. Ela usa look Off-White, feito sob medida pelo diretor criativo da marca IB Kamara.
Ver essa foto no Instagram
Shakira elegeu vestido reto com volume em camadas na parte de traz e cauda enorme. Tudo rosa, criado por Prabal Guring. Ela disse ao Canal E! que veio em pé na van, porque não conseguia sentar por conta do look volumoso.
Ver essa foto no Instagram
A ginasta Simone Biles elegeu o azul neste vestido curto, inspirado no smoking, com cauda longa, que nasce a partir do grande laço na parte de trás.
Ver essa foto no Instagram
Coco Jones também elegeu um look inspirado no vestuário masculino, com calça comprida e casaco longo aberto na frente, também claro e todo bordado, dando dramaticidade à produção.
Ver essa foto no Instagram
Pamela Anderson usou vestido todo brilhante em prata, da estilista Tory Burch, a mesma que vestiu Bruna Marquezine no Met Gala de 2024. A atriz usou pouquíssima maquiagem e apareceu com o cabelo curto, recém cortado.
Ver essa foto no Instagram
Diana Ross ousou no brilho do vestido, na capa enorme, no chapéu e nas plumas. Uma rainha negra realçada pelo branco da produção.
Ver essa foto no Instagram
A modelo Gigi Hadid foi com vestido dourado, inspirado num look icônico da cantora negra Josephine Baker.
Ver essa foto no Instagram
Demi Moore escolheu vestido preto com listras brancas e gola deslocada e maximizada a partir dos ombrios, como um arco sobre a cabeça. O vestido representa uma gravata, daí o formato da produção e as listras.
Ver essa foto no Instagram
Lupita N'yongo também elegeu o terno claro com uma capa por cima esvoaçante e chapéu de aba curta. Da Chanel, por isso, a camélia na lapela.
Ver essa foto no Instagram
Dua Lipa chegou ao blue carpet com look preto Chanel, que tem transparência, brilho e plumas, ao lado de Callum Turner, que veste Louis Vuitton. A cantora chegou com um casaquinho e capa transparente. Conforme foi subindo as escadas, foi tirando algumas camadas. Ao todo, o look tem 45 mil cristais.
Ver essa foto no Instagram
A cantora Jeannie, do grupo Black Pink, elegeu look Chanel, com macacão, que tem capa e muitas pérolas como enfeite.
Ver essa foto no Instagram
Sabrina Carpenter transformou o smoking em body, com uma casaca curta na frente com cauda longa, tudo em cor vinho, a cor do momento. "Criado por Pharrell Williams, o tailleur transforma o fraque dandy em uma jaqueta de piano com cauda alongada, evocando os trajes de palco de artistas performáticos do século XX. Utilizando o savoir-raire de alfaiataria do estúdio masculino de prêt-à-porter e seu atelier, a estrutura da peça combina a tradição da alfaiataria refinada da Savile Row, em Londres, com a corseterie da alta-costura parisiense. Realçadas por relevo, as riscas de giz homenageiam o traje emblemático do dandy da Era do Jazz. O colarinho engomado e removível faz referência ao ritual de vestir do dandy, enquanto sua altura amplificada presta homenagem aos guarda-roupas majestosos dos ícones do rock dos anos 1980″, descreveu o material de divulgação da Louis Vuitton,
Ver essa foto no Instagram
Lisa foi mais uma a escolher apenas o body sem calças, mas com blazer por cima, com modelagem justa. Da Louis Vuitton.
Ver essa foto no Instagram
O look de Doja Cat reinterpreta o dandismo negro, deixando as pernas de fora, colocando listras no body com paletó estuturado com ombreiras enormes, ao lado de estampa animal print, com sutiã cônico.
Ver essa foto no Instagram
Lorde foi com saia de tiras horizontais, que combinam com o top colocado apenas na parte da frente. Para completar, blazer também cinza.
Ver essa foto no Instagram
Cinza foi a cor também eleita por Kendall Jenner neste taileur com saia longa e blazer decotado, mas fechado sem botões.
Ver essa foto no Instagram
Capa e pernas de fora também apareceram no look verde de Venus William.
Ver essa foto no Instagram
Nicki Minaj fez uma adptação dos terninho risca de giz, neste look duas peças, formado com paletó de mangas curtas e saia reta, com listras mais apertadas entre elas.
Ver essa foto no Instagram
A cantora Doechii usa Louis Vuitton, também desenhado por Pharrell Williams, traz os logotipo da marca e o tradicional xadrez damier, no conjunto que vem da moda masculina.
Ver essa foto no Instagram
A cantora Charlie XCX reinterpreta o smoking com paletó e saia longa, com plumas e fenda profunda.
Ver essa foto no Instagram
A cantora Tyla foi mais uma a colocar listras no look do Met Gala, provando que a padronagem é uma das mais representativas do estilo dândi do negro norte-americano.