Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Além da igreja onde Papa Francisco foi sepultado, conheça outras quatro que veneram Maria

Devoto de Nossa Senhora, em seu testamento, o pontífice pediu para ser enterrado na Basílica Papal de Santa Maria Maggiore, em Roma

29 abr 2025 - 13h03
Compartilhar
Exibir comentários

Um dos poucos pedidos do Papa Francisco em seu testamento reafirmava a sua devoção pela Virgem Maria.  Antes de falecer, ele deixou claro que gostaria de ser enterrado na principal igreja dedicada à Nossa Senhora, a Basílica Papal de Santa Maria Maggiore, em Roma. Entretanto, além deste, ainda existem outros quatro locais que enaltecem a sua figura e chegaram, até mesmo, a receber a visita do pontífice.

Devoto de Nossa Senhora, em seu testamento, o Papa Francisco pediu para ser enterrado na Basílica Papal de Santa Maria Maggiore, em Roma
Devoto de Nossa Senhora, em seu testamento, o Papa Francisco pediu para ser enterrado na Basílica Papal de Santa Maria Maggiore, em Roma
Foto: Canva Equipes/Eduard Goricev's Images / Bons Fluidos

Sepultamento do Papa Francisco

"Sempre confiei minha vida e meu ministério sacerdotal e episcopal à Mãe de Nosso Senhor, Santa Maria. Portanto, peço que meus restos mortais descansem, aguardando o dia da ressurreição, na Basílica Papal de Santa Maria Maggiore", afirmou o líder religioso no documento. Com a realização desse desejo, Francisco se tornou o primeiro papa, em mais de um século, a ser sepultado fora do Vaticano. 

Assim, a cerimônia do pontífice ocorreu no último sábado (26), em uma das quatro Basílicas Papais de Roma. Com partes que remontam ao ano 432 d.C, a igreja surgiu a pedido do Sisto III e já foi cenário do enterro de sete papas, sendo o último, Clemente VIII. Além disso, ela preserva a imagem Salus Populi Romani, a qual Francisco pedia proteção durante suas viagens apostólicas.

Igrejas marianas

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, localizado no Brasil, também possui uma imagem importante da Virgem Maria, encontrada no Rio Paraíba do Sul, em 1717. Considerado o maior centro mariano do mundo, o local recebeu duas visitas de Jorge Mario Bergoglio. A primeira ocorreu em 2007, antes do papado, e a última, que contou com a presença de mais de 200 mil fiéis, em 2013.

No entanto, apesar deste ganhar destaque pelo tamanho, o Santuário de Nossa Senhora Guadalupe, da Cidade do México, tem reconhecimento por ser um dos mais visitados. Isso porque dados apontam que o centro atrai cerca de 20 milhões de pessoas todos os anos. Ademais, ele possui diversas capelas e duas basílicas, datadas do século 16 e de 1974. Semelhante ao brasileiro, o lugar também foi agraciado com uma missa orquestrada pelo Papa Francisco.

Outro ambiente que remete à mãe de Jesus,é o Santuário de Fátima. Construído em Portugal, a igreja celebra a Nossa Senhora de Fátima, uma invocação da Virgem Maria. Já na França, na cidade de Lourdes, no local onde a santidade apareceu para Bernadette Soubirous, está o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes. Ele compreende um complexo de mais de 20 igrejas.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade
OSZAR »