Script = https://s1.trrsf.com/update-1747233309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Irã não vai recuar de seus direitos nucleares, diz autoridade

10 mai 2025 - 15h34
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, disse neste sábado que, se o objetivo dos Estados Unidos é privar o país de seus "direitos nucleares", Teerã nunca recuará em relação a isso.

Araqchi falou em Doha um dia antes de outra rodada de negociações nucleares entre o Irã e os EUA, em Omã.

"Se o objetivo das negociações é privar o Irã de seus direitos nucleares, declaro claramente que o Irã não abrirá mão de nenhum de seus direitos", disse Araqchi, citado pela mídia estatal.

O Irã disse repetidamente que seu direito de enriquecer urânio não é negociável e descartou uma exigência de "enriquecimento zero" feita por algumas autoridades norte-americanas.

Mas Steve Witkoff, enviado especial do presidente dos EUA, Donald Trump, disse em uma entrevista na sexta-feira que as "instalações de enriquecimento do Irã precisam ser desmanteladas" sob qualquer acordo com os Estados Unidos.

Trump, que retirou Washington de um acordo de 2015 entre Teerã e potências mundiais destinado a restringir sua atividade nuclear, ameaçou bombardear o Irã se nenhum novo acordo for alcançado para resolver a longa disputa.

Os países ocidentais dizem que o programa nuclear do Irã, que Teerã acelerou após a saída dos EUA do agora moribundo acordo de 2015, é voltado para a produção de armas. Em contrapartida, o Irã insiste que o programa é puramente para fins civis.

"Em suas negociações indiretas com os Estados Unidos, o Irã enfatiza seu direito ao uso pacífico da energia nuclear e declara claramente que não busca armas nucleares", disse Araqchi.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade
OSZAR »