Entenda a simbologia do brasão do papa Leão XIV
Imagem reúne 'lírio', 'coração', 'livro' e fusão de cores
O Vaticano trouxe detalhes na última quarta-feira (14) sobre o brasão adotado pelo papa Leão XIV. Segundo a Santa Sé, o emblema faz referências à Ordem Agostiniana e à Bem-Aventurada Virgem Maria.
O brasão de Robert Prevost ostenta um campo azul, cor que evoca as alturas do céu e "se caracteriza pelo seu significado mariano" com o lírio, "símbolo clássico em referência à Bem-Aventurada Virgem Maria".
Já na área branca há um coração em chamas atravessado por uma flecha, emblema da Ordem Agostiniana.
"Esta figura representa simbolicamente as palavras de Santo Agostinho, "feriste o meu coração com o teu amor", diz a Santa Sé, explicando ainda que "este é um elemento que, a partir do século 16, mantém-se sempre presente no emblema dos agostinianos, embora com diversas variações".
Já a presença do livro "simboliza a Palavra de Deus, que pode transformar o coração de cada homem, como aconteceu com Agostinho".
Por sua vez, o branco no brasão papal em tons de marfim "é uma cor recorrente em outros emblemas de ordens religiosas e pode ser lido como um símbolo de santidade e pureza".
Enquanto o lema, "In Illo uno unum" ("Em um só Cristo somos um"), retoma as palavras pronunciadas por Santo Agostinho para explicar que "embora nós, cristãos, sejamos muitos, em um só Cristo somos um".