Conta do Vaticano se confunde e anuncia fumaça branca antes da hora
Expectativa é grande pelo anúncio do substituto do papa Francisco
Branca ou preta? A coloração da fumaça que saiu da chaminé da Capela Sistina causou confusão até no social media do Vaticano, que chegou a fazer uma publicação equivocada no X (antigo Twitter). "11:59 #fumata bianca", escreveu. No entanto, nada de anúncio de novo papa, o que se sobrassiu mesmo foi a a fumaça preta.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Depois que o vapor preto foi visto subindo ao céu, a fumaça voltou a ficar branca. Câmeras de transmissão ao vivo que acompanhavam a Praça São Pedro registraram a movimentação de freiras ao perceberem o ocorrido.
A liberação de fumaça preta ao final da votação indica que o novo papa ainda não foi escolhido. Se a fumaça for branca, significa que os cardeais chegaram a um nome. Nos últimos dois conclaves (2005 e 2013), a definição se deu no segundo dia de votação.
Os cardeais ainda devem se reunir duas vezes nesta quinta-feira, na Capela Sistina, perto de 12h30 (no horário de Brasília) e, depois, perto de 14h. Segundo o Vaticano, após três dias sem resultado, as votações são suspensas por no máximo um dia. Outra pausa pode ser convocada após mais sete votações sem um eleito.
Como são geradas as fumaças branca e preta que saem da Capela Sistina?
Segundo informações da agência de notícias Reuters, desde 2005, o Vaticano usa um sistema eletrônico com cartuchos pirotécnicos para garantir a visibilidade da fumaça. Antes, o método utilizado era baseado apenas na queima de cédulas e de palha úmida, que nem sempre produzia fumaça suficientemente intensa.
As cores das fumaças são estabelecidas a partir de duas substâncias químicas, que reagem à combustão de maneira controlada. Enquanto a branca é gerada a partir de lactose, a preta é produzida a partir de naftalina.
A lactose, açúcar presente no leite, sofre decomposição térmica ao ser aquecida, gerando partículas sólidas finas que refletem a luz de forma difusa, dando origem à fumaça branca. Já a naftalina, um hidrocarboneto aromático sólido, ao ser queimada, libera partículas escuras que absorvem a luz, resultando na fumaça preta.