É falso que Haddad tenha divulgado site para sacar dinheiro esquecido do PIS/Pasep
IMAGEM E VOZ DO MINISTRO FORAM MODIFICADAS COM USO DE IA; VALORES E PRAZOS ESTÃO INCORRETOS E LINK LEVA A SITE GOLPISTA
O que estão compartilhando: vídeo em que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, parece dizer que pessoas que trabalharam de carteira assinada ou no serviço público de 1971 a 2022 podem receber até R$ 6 mil de um fundo com recursos específicos do PIS/Pasep. Ele acrescenta que o dinheiro daqueles que não fizerem o saque em 24 horas será usado para pagar dívidas do Brasil. No final, a imagem de Haddad indica um site para fazer a consulta.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. O vídeo de Haddad foi manipulado com inteligência artificial. Os prazos e valores citados estão incorretos, e o site compartilhado no post é falso. Quem clicar no link da postagem, além de não conseguir acessar as informações verdadeiras para sacar o dinheiro esquecido, corre o risco de cair em um golpe virtual conhecido como "phishing" - em que dados pessoais e/ou bancários são roubados por criminosos.
Imagem e voz de Haddad foram adulteradas com IA
O vídeo mostra a imagem de Haddad, com uma narração que imita a voz dele. O conteúdo foi adulterado com o uso de inteligência artificial.
A imagem foi retirada de um trecho do debate eleitoral promovido pela TV Cultura em 13 de setembro de 2022 entre candidatos ao governo do Estado de São Paulo. É possível ver que o cenário é o mesmo e Haddad usa a mesma roupa.
A voz e o movimento dos lábios do ministro foram adulterados. A ferramenta Hiya, do InVid, que detecta uso de inteligência artificial em áudios, detectou uso de IA em 99% do conteúdo.
