Novo Fiat 500 Hybrid terá motor do Mobi e Argo e já é produzido na Itália
Após a baixa procura pela versão elétrica, Fiat muda de planos e passará a oferecer o hatch 500 em versões com o motor 1.0 Firefly MHEV 12V
Depois de inúmeros flagras do modelo em testes, a Stellantis iniciou nesta semana a produção do novo Fiat 500 híbrido na Itália. Com uma meta ambiciosa de produzir 100.000 unidades em Mirafiori (Turim), a Fiat pretende tornar o novo 500 Hybrid um carro mais acessível ao público que ainda é resistente aos elétricos e que acha o 500e muito caro. Para isso, ela também pode contar com a ajuda de um motor conhecido pelos brasileiros.
Isso porque o novo Fiat 500 Hybrid deve ser equipado com o motor 1.0 Firefly que já equipa os modelos Fiat Mobi, Argo, Cronos, Peugeot 208 e Citroën C3 e Basalt no Brasil. No hatch italiano, o motor 1.0 terá o auxílio do sistema MHEV de 12V que equipa o Pulse e Fastback brasileiros, mas será apenas a gasolina.
A Fiat ainda não revelou as especificações completas, mas é esperado que a potência fique na casa dos 70 cv, próximo aos 71 cv do motor brasileiro com gasolina. Já o câmbio será um manual de seis marchas. Visualmente falando, o novo Fiat 500 Hybrid será praticamente igual ao modelo elétrico, que seguirá disponível em versões de 95 cv e 118 cv.
A única mudança será uma nova grade frontal, que não terá design fechado, e possivelmente um ou outro logotipo que identifique o modelo híbrido. Na Europa, há rumores de que a variante se chamará 500 Torino, ressaltando a região onde é produzido (Torino é o nome da cidade de Turim em italiano).
Até mesmo o bocal de abastecimento fica no mesmo local da entrada de carregamento do Fiat 500 elétrico. Por dentro, o acabamento deve ganhar apenas novas padronagens e combinações de cores, enquanto o painel de instrumentos e a central multimídia terão layouts com funções e informações específicas para a versão a combustão.
Trata-se de um movimento incomum, uma vez que a atual geração do Fiat 500, pensada inicialmente apenas como um carro elétrico, passa a ser fabricada com opções de motores a combustão. No entanto, o fim da produção do antigo 500 na Polônia e a baixa procura pelo 500e – que custava o dobro da versão a gasolina – fizeram com que a Fiat adaptasse a atual geração para os motores a combustão.
Como a antiga geração do Fiat 500 foi produzida entre 2008 e 2024 e já não atendia aos requisitos de cibersegurança da União Europeia, era mais vantajoso desenvolver novas versões aproveitando a base do Fiat 500e do que investir em uma plataforma mais antiga e já defasada.
O novo Fiat 500 Hybrid deve chegar às concessionárias na Europa nos próximos meses. Por outro lado, ainda não há previsão de chegada do modelo ao Brasil. No mercado nacional, o Fiat 500 é oferecido atualmente apenas na versão elétrica Icon (R$ 214.990), que oferece 118 cv e 220 Nm, e até 227 km de alcance no ciclo do Inmetro. As unidades disponíveis em estoque são 2022/2023, indicando que a Fiat pode não trazer mais o hatch elétrico para o país.
Siga o Guia do Carro no YouTube