Quem ganha e quem perde espaço na Seleção com a chegada de Ancelotti?
Italiano foi anunciado pela CBF nesta segunda-feira
A chegada de Carlo Ancelotti à Seleção Brasileira altera perspectivas de convocação, favorecendo seus antigos comandados e atletas em alta na Europa, enquanto jogadores do futebol brasileiro podem perder espaço.
Com o anúncio da contratação de Carlo Ancelotti, os torcedores aumentaram as expectativas para a próxima convocação da Seleção Brasileira. Com a carreira inteira do treinador na Europa, há dúvidas quanto à preferência por jogadores do Campeonato Brasileiro ou por velhos conhecidos.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Desde que iniciou a carreira, o italiano já comandou 43 jogadores brasileiros, dos quais 19 ainda estão na atividade. Além disso, há nomes que já foram desejados pelo treinador, mas que nunca chegaram a trabalhar junto do ídolo do Real Madrid.
Entre os ‘queridinhos’ de Ancelotti, Casemiro é um dos que têm motivo para sorrir com o anúncio. Atualmente no Manchester United, o volante foi um dos pilares do Real Madrid do técnico italiano em 2021 e 2022 e pode voltar a vestir a Amarelinha.
Outro jogador que foi importante em trabalhos recentes do técnico é Richarlison, do Tottenham. ‘Esquecido’ desde a Copa do Mundo de 2022, o centroavante foi homem de confiança do italiano no Everton e, inclusive, chegou a ser pedido por ele para o Real Madrid. O negócio, porém, não se concretizou.
Também há espaço para nomes que nunca foram treinados por Ancelotti. Em alta no Betis, da Espanha, Antony pode contar com a sua proximidade recente com o italiano na LaLiga para sonhar com uma volta à Seleção Brasileira.
Ainda em recuperação de uma lesão no ligamento cruzado anterior, Gabriel Jesus já brilhou os olhos do novo técnico da Seleção Brasileira. Em 2022, jornais espanhóis colocaram o centroavante como um dos pedidos do multicampeão para reforçar o Real Madrid. Na época, porém, o jogador brasileiro deixou o Manchester City e assinou com o Arsenal, seu atual clube.
Ao mesmo tempo, há nomes que devem estar com a pulga atrás da orelha com a escolha da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Se por um lado tem a vantagem de ser conhecido por Ancelotti, Endrick já foi alvo de críticas dele.
Recentemente, a joia perdeu alguns gols no duelo entre Real Madrid e Getafe, pela 33ª rodada do Campeonato Espanhol, e o técnico não deixou barato. Em entrevista coletiva, ele alfinetou a maneira com que o garoto finalizou.
“Teve duas oportunidades. Na primeira, acredito que não poderia ter feito melhor. Na segunda, talvez pudesse estar impedido, mas não pode fazer essas coisas. É jovem, deve aprender. Tem que chutar o mais forte possível. Isso não é um clube de teatro. Clube de teatro no futebol não existe”, disse.
Jogadores que atuam no futebol brasileiro também podem sofrer uma diminuição natural das convocações. Na última lista de Dorival Júnior, Gerson, Wesley, Alex Sandro e Léo Ortiz, do Flamengo, além de Estêvão, do Palmeiras, foram chamados para os duelos contra Colômbia e Argentina.