Como vender mais: 3 passos para impulsionar a performance do seu time
Especialista indica técnicas de treinamento e desenvolvimento pessoal para equipes de vendas
Especialista Paulo Vieira destaca três passos para impulsionar vendas: treinamento contínuo, alinhamento de expectativas e liderança pelo exemplo, ressaltando a importância de motivação e cultura no desempenho da equipe.
Vender mais é talvez o maior desafio de qualquer empresa, mas muitas acabam focando muito na estratégia e deixam de lado aspectos como a motivação e a cultura do time de vendas. Afinal, como se destacar no mercado e melhorar a performance do seu time, fazendo com que ele atinja objetivos mais ambiciosos? Encontrar a resposta para essa questão é a chave que possibilita mais crescimento.
Um olhar cuidadoso com quem está na linha de frente do departamento comercial é uma boa forma de começar a lidar com isso, de acordo com Paulo Vieira, presidente da Febracis, escola de negócios que atende cerca de 16 mil alunos por mês.
“Quem está no dia a dia das vendas enfrenta rejeição constante, metas agressivas e a necessidade de adaptação rápida às mudanças do mercado. Tudo isso pode levar à desmotivação”, explica.
Ele sugere ainda 3 passos que podem ajudar o seu time a potencializar suas vendas, seja em qualquer área de atuação.
Desenvolva seu time
É essencial preparar a equipe como um todo para não ter que contar apenas com talentos individuais. Treinamentos periódicos ajudam a renovar conhecimentos, alinhar estratégias e fortalecer a atuação do time para alcançar melhores resultados.
“Um gestor eficaz precisa equilibrar cobrança e desenvolvimento, oferecendo treinamentos, mentorias, rodadas de feedback e um clima organizacional capaz de incentivar a produtividade”, opina Vieira.
Esteja sempre com as expectativas alinhadas
Para Paulo Vieira, existe uma lacuna entre as estratégias definidas pela liderança e a capacidade operacional dos vendedores, seja por falta de comunicação clara, ferramentas inadequadas ou metas irreais.
“Isso fatalmente leva à frustração de todos os envolvidos. Precisamos olhar para cada membro da equipe com atenção, esperando o máximo do seu potencial e confiando nele. Mas também precisamos ter resultados realistas em mente e buscar construir uma relação de confiança entre as partes. Quando todos estão alinhados desde o princípio, o caminho fica mais fácil lá na frente”, completa.
Seja exemplo do que você espera da equipe
Um bom líder inspira mais pelo que faz do que pelo que fala. Se você quer um time comprometido, proativo e resiliente, precisa demonstrar essas atitudes no dia a dia.
“O comportamento da liderança funciona como termômetro da cultura do time. Quando o gestor se mostra presente, ético e engajado, a equipe tende a replicar esses valores espontaneamente”, finaliza Vieira.
(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.