YouTube: 20 anos, 20 trilhões de vídeos
Plataforma celebra duas décadas de atividade nesta quarta-feira (23)
A plataforma YouTube está celebrando seus 20 anos de atividade nesta quarta-feira (23) e para que você tenha uma ideia do tamanho dela, a famosa empresa do Google revelou que hospeda mais de 20 trilhões de vídeos publicados até o momento. As informações são do Variety.
O primeiro vídeo que foi compartilhado na plataformafoi Me at the Zoo, um clipe com duração de 19 segundos que Jawed Karim, co-fundador do YouTube, filmou em frente à uma exposição de elefantes no Zoológico de San Diego (EUA).
Além dos 20 trilhões de vídeos que foram enviados ao longo de duas décadas, o YouTube afirma que, em média, há mais de 20 milhões de vídeos enviados diariamente para a plataforma.
Só no ano passado, os usuários da plataforma receberam em média mais de 100 milhões de comentários em vídeos diariamente e os criadores de conteúdo também receberam números superlativos no famoso botão "curtir": 10 milhões por dia.
Em 2024, os vídeos do YouTube receberam, em média, mais de 3,5 bilhões de curtidas de usuários por dia.
YouTube e os clipes musicais
Sobre os clipes musicais, mais de 300 deles já superaram a marca de 1 bilhão de visualizações. Este grupo ganhou o apelido de Billion Views Club e os cinco clipes que alcançaram tal marca rapidamente são: Hello, de Adele (88 dias); Shape Of You, de Ed Sheeran e Despacito, de Daddy Yankee e Luis Fonsi (ambos empatados em 97 dias).
A lista também inclui Mi Gente, de J Balvin e Willy William (103 dias) e APT, de Rosé e Bruno Mars (105 dias).
Aproveitando o ensejo de seu aniversário, a plataforma também anunciou algumas novidades para a plataforma. Nas próximas semanas, os assinantes do YouTube TV poderão criar sua própria multivisualização com conteúdo não esportivo selecionado, começando com um pequeno grupo de canais populares e expandindo nos próximos meses.
A plataforma também lançará a capacidade de mais criadores de conteúdo "responderem por voz" aos comentários em seus vídeos ainda este ano, após testar o recurso com um pequeno grupo de criadores em 2024.
O recurso Ask Music do YouTube criará uma estação de rádio personalizada com base na descrição do tipo de música que você deseja ouvir (disponível para iOS e Android para todos os usuários do YouTube Premium e do YouTube Music).
A velocidade de reprodução 4x está sendo implementada para assinantes do YouTube Premium em dispositivos móveis (junto com reprodução 2,05x, 2,5x e 3x).
E por fim, o YouTube está planejando lançar uma nova experiência de visualização de TV, prometendo navegação mais fácil, reprodução, ajustes de qualidade e acesso simplificado a comentários, informações do canal e assinaturas.
No ano passado, a plataforma foi a segunda maior empresa de mídia em receita, com US$ 54,2 bilhões, ficando atrás apenas da Disney, segundo Michael Nathasons, da MoffettNathanson. Agora, o YouTube está pronto para assumir o primeiro lugar, à frente da Disney, "tornando-se líder não apenas no engajamento, mas também em receita".
O YouTube já ultrapassou outras grandes empresas de mídia e entretenimento com a Disney, Paramount Global, Warner Bros. Discovery, NBCUniversal e Netflix como a maior fonte agregada de conteúdo de TV nos EUA.