Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Procissão do Fogaréu reúne milhares na Cidade de Goiás e celebra 280 anos de tradição

Manifestação religiosa e cultural reúne 40 mil pessoas na Cidade de Goiás

17 abr 2025 - 23h08
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Procissão do Fogaréu, evento religioso e cultural com 280 anos de história, reuniu 40 mil pessoas em ruas históricas da Cidade de Goiás, representando a perseguição e prisão de Jesus Cristo. Reconhecido como Patrimônio Cultural de Goiás, o evento atraiu lideranças como o governador Ronaldo Caiado.
Procissão ocorre somente na Cidade de Goiás em todo o Brasil
Procissão ocorre somente na Cidade de Goiás em todo o Brasil
Foto: Divulgação/Governo de Goiás

Na madrugada desta quinta-feira, 17, as ruas silenciosas e escuras da Cidade de Goiás, primeira capital do estado, ganharam vida com o som da multidão e o brilho das tochas dos farricocos. Assim teve início mais uma edição da tradicional Procissão do Fogaréu, manifestação religiosa e cultural que completou 280 anos de história e reuniu milhares de fiéis, moradores e visitantes.

A encenação, que representa a perseguição e prisão de Jesus Cristo pelos soldados romanos, se desenrola pelas ruas de pedra do centro histórico. O cortejo começa em frente ao Palácio Conde dos Arcos e conta com a participação de 40 farricocos - homens descalços, vestidos com túnicas coloridas e chapéus pontudos, que caminham com tochas em mãos, simbolizando os soldados.

Com 60 homens encapuzados representando seis décadas ininterruptas de realização da encenação moderna, o evento é encerrado com o toque do clarim, que ecoa do alto da Igreja de São Francisco, simbolizando o Monte das Oliveiras. A figura de Jesus, pintada em um estandarte, surge diante de uma multidão de cerca de 40 mil pessoas, selando mais um capítulo da fé e da memória goiana.

Entre os presentes, estiveram o governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado. “O ato da Procissão do Fogaréu traz a nossa cultura e história de forma que é reconhecida nacionalmente. Por mais um ano tive a felicidade de acompanhar essa encenação, da qual participo desde a infância”, declarou o governador.

A atração turística também contou com a presença de Zeca Camargo, que compartilhou a experiência nas redes sociais. "Sabe quando você passa por uma experiência como você nunca viveu na sua vida? Foi assim hoje no Fogaréu de Goiás Velho", escreveu.

Procissão do Fogaréu

A tradição teve início em 1745, trazida pelo padre espanhol João Perestrello de Vasconcelos Spíndola, e foi reconhecida oficialmente como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Goiás em 2023. Para Gracinha Caiado, trata-se de um momento marcante. “Hoje, quarta-feira Santa, é um momento histórico na Cidade de Goiás. A Procissão do Fogaréu acontece também na Espanha e em Portugal, mas no Brasil apenas neste município. É a representação do momento em que os soldados romanos saem perseguindo Jesus. Então é um momento onde você arrepia vivendo isso”, afirmou.

A celebração é organizada por entidades religiosas e culturais da cidade, como a Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos e a Organização Vilaboense de Artes e Tradições. Segundo o padre Augusto, da Catedral de Sant’Ana, a participação cresce a cada ano. “As expectativas são sempre as melhores, é um espaço destinado a orações, cultura, tradição e encontro dos irmãos e irmãs”, destacou.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade
OSZAR »