4 dicas para reduzir o desconforto dos gases que o feijão causa
Quem nunca se sentiu desconfortável após uma refeição, com aquela sensação de inchaço e os temidos gases? Essa situação, embora comum, pode ser bastante incômoda e, para alguns, até dolorosa. O feijão é um dos alimentos que costuma causar essa sensação em muita gente.
A boa notícia é que dá para preparar aquele feijãozinho para o almoço sem ficar com esse mal-estar provocado pelo excesso de gases.
A médica nutróloga Sandra Lúcias Fernandes, professora do curso de Pós-Graduação da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), deu 4 dicas para reduzir os gases causados pelo feijão:
- Deixar de molho por 8 a 12 horas, trocando a água ao menos uma vez nesse período. Essa prática ajuda a eliminar substâncias chamadas oligossacarídeos, que fermentam no intestino.
- Descartar a água do molho antes do cozimento.
- Utilizar temperos digestivos, como louro, cominho, gengibre ou erva-doce, que ajudam a evitar gases.
- Começar com porções menores se não está acostumado, pois o corpo se adapta com o tempo.
`Pode comer feijão todo dia?
Segundo a especialista, é possível, sim, comer feijão todos os dias e isso é até recomendado na alimentação tradicional brasileira. "Ele é parte da dupla clássica "arroz com feijão", que oferece uma combinação muito boa de aminoácidos essenciais", diz.
Entre os benefícios do feijão para a saúde estão:
- Regula o intestino por ser rico em fibras, melhorando o trânsito intestinal.
- Ajuda no controle da glicemia