O que significa, na Psicologia, quando a pessoa assina com as iniciais?
Caligrafia pode revelar traços importantes de sua personalidade; entenda como é feita a análise
Você sabia que sua assinatura pode revelar traços da sua personalidade? É o que afirma a grafologia, disciplina que estuda o comportamento humano por meio da caligrafia. Segundo o site British Graphology, a escrita de uma pessoa é tão única quanto suas impressões digitais.
Pensando nisso, é possível desvendar padrões de comportamentos por meio da caligrafia. Uma simples característica na assinatura, como utilizar apenas as iniciais no lugar do nome completo, pode carregar significados psicológicos. A técnica é muito usada nas mais diversas áreas, desde processos seletivos até perícias forenses, e podem dizer muito sobre uma pessoa.
Por que algumas pessoas assinam com as iniciais?
De acordo com o jornal O Globo, assinar utilizando apenas letras iniciais pode indicar uma pessoa com o perfil mais direto, objetivo e eficiente. "Eles tendem a ser indivíduos que valorizam a funcionalidade, são diretos e eficazes em suas vidas pessoais", diz a pesquisa.
No entanto, também pode sinalizar traços de introspecção, demonstrando timidez ou uma tentativa de preservar a privacidade. "Pode até indicar uma pessoa que escolhe manter algum nível de anonimato ou privacidade para evitar exposição".
Elementos analisados
Para interpretar os sinais da caligrafia, especialistas observam diferentes elementos. Segundo a Law & Safety School, instituição dedicada à formação em Direito e Segurança, detalhes como o tamanho das letras, espaçamento, margens e formato dos traços (arredondados ou angulares) são determinantes. Uma letra pequena, por exemplo, pode indicar introversão ou hiperfoco. Já letras maiores, são associadas à autoconfiança e a uma visão mais expansiva.
O traço das letras também fala alto. Uma escrita arredondada é frequentemente associada à gentileza, calma e aversão a confrontos. Letras muito angulosas, por outro lado, revelam um temperamento mais combativo. Vale ressaltar, no entanto, que a avaliação depende da frequência com que esses padrões se repetem e de outros aspectos gráficos.