Lula ou Bolsonaro? pesquisa revela intenção de votos para 2026
As mais recentes pesquisas realizadas pelo Datafolha revelam um cenário político nacional marcado por contrastes regionais, sociais e eleitorais. Embora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrente uma queda de popularidade em determinados segmentos, ele segue bem avaliado por parcelas específicas da população, sobretudo entre os mais pobres e os menos escolarizados.
A pesquisa aponta que brasileiros com renda de até dois salários mínimos e escolaridade até o ensino fundamental avaliam, em sua maioria, que Lula tem desempenho superior ao de Jair Bolsonaro em diversas áreas. Conforme os dados, 56% dos nordestinos consideram que Lula se sai melhor no combate à pobreza, enquanto esse índice é de 41% na média nacional.
No entanto, o desempenho do atual presidente é mais crítico em áreas como a inflação. No Nordeste, a percepção é dividida: 38% consideram Lula melhor que Bolsonaro, ao passo que outros 38% o veem como pior. No Sul, o índice negativo é ainda mais acentuado, com 61% dos entrevistados afirmando que Lula tem desempenho inferior ao antecessor nesse aspecto.
Ainda que os níveis de aprovação entre homens e mulheres sejam semelhantes em áreas como habitação, segurança pública e saúde, os homens tendem a ser mais críticos. Em relação ao combate à inflação, por exemplo, 53% dos homens julgam Lula pior que Bolsonaro, contra 46% entre as mulheres. A diferença também aparece em meio ambiente e segurança pública.
Do ponto de vista educacional, o contraste se amplia. Entre aqueles com até o ensino fundamental, Lula supera Bolsonaro em todas as áreas avaliadas, com destaque para educação e geração de empregos, com 55% de avaliação positiva. Já entre os que possuem ensino médio, esse índice cai para 36% no quesito combate à pobreza.
Em termos de faixa etária, o apoio ao atual governo aumenta conforme a idade. Brasileiros com mais de 60 anos são os que mais avaliam Lula positivamente. Entre os jovens de 16 a 24 anos, a rejeição ao desempenho do presidente no combate à fome é significativamente menor (31%) que a média nacional (40%). Ainda assim, os jovens entre 25 e 34 anos são os mais críticos no que diz respeito à inflação, com 57% avaliando negativamente essa política.
Cenário Eleitoral: Lula à frente no primeiro turno, mas em empate técnico no segundo
Além da avaliação de governo, a pesquisa Datafolha também simulou possíveis disputas eleitorais para 2026. No primeiro turno, Lula aparece à frente dos principais adversários. Em um dos cenários, ele tem 36% das intenções de voto, contra 35% de Bolsonaro e 7% de Ratinho Jr.. Em outra simulação com Tarcísio de Freitas, Lula lidera com 37%, seguido por 21% do governador paulista e 11% de Ratinho Jr..
Ao considerar o cenário de segundo turno, os resultados apontam para um equilíbrio. Lula teria 44% contra 45% de Bolsonaro em um confronto direto. Já contra Tarcísio, o petista registra 42%, enquanto o governador de São Paulo aparece com 43%, configurando empate técnico dentro da margem de erro.