Lula diz que não viu Trump em funeral do papa Francisco
Evento, realizado neste sábado, em Roma, marca a primeira ocasião em que os dois líderes estiveram presentes ao mesmo tempo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que não viu o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Roma, durante o funeral do papa Francisco. É a primeira vez, desde a eleição do norte-americano, que os dois líderes participam simultaneamente de um mesmo evento.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Não cumprimentei porque estava conversando com o meu pessoal sobre a questão da segurança na saída, que estava uma confusão muito grande. Não olhei nem para o lado. Não vi o Trump, na verdade", afirmou Lula em conversa com a imprensa brasileira logo após o funeral.
Questionado sobre a guerra na Ucrânia, Lula disse que o fim do conflito passa por negociação. Antes do funeral, Trump teve um encontro com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. A Casa Branca informou que a reunião foi produtiva.
"Eu não sei o que eles conversaram, eu não posso intuir a conversa. Eu acho que o que é importante é que se converse para ver se encontra uma saída para essa guerra, que essa guerra está ficando sem explicação. Ninguém consegue explicar e ninguém quer falar em paz."
"E o Brasil continua teimando que a solução é a gente fazer com que os dois sentem na mesa de negociação e encontrem uma solução. Não só para Ucrânia e para a Rússia, mas também para a violência que Israel comete contra a Faixa de Gaza", completou Lula.
Ao menos 130 delegações estrangeiras, incluindo 50 chefes de Estado e 10 monarcas, estiveram presentes no funeral de Francisco. Além de Lula, outros representantes dos Três Poderes do Brasil também marcaram presença no evento. Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados; Davi Alcolumbre, presidente do Senado Federal; e Luis Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), fizeram registro na celebração ao pontífice.