Grécia entra na justiça contra show de drones com anúncio da Adidas perto da Acrópole
A Grécia entrou com uma ação judicial sobre possível violação de lei de proteção de antiguidades pelo que parecia ser um show de drones anunciando a varejista esportiva Adidas perto da Acrópole, disse a ministra da cultura nesta sexta-feira.
Imagens nas mídias sociais mostraram drones iluminados formando o logotipo e um sapato da Adidas com a colina da Acrópole, um patrimônio mundial da UNESCO, ao fundo.
A Acrópole, um afloramento rochoso sobre Atenas, abriga o Templo do Partenon -- símbolo da era de ouro de Atenas, construído em 432 a.C. para homenagear a deusa Atena, e um dos locais mais visitados em todo o mundo.
A Ministra da Cultura, Lina Mendoni, disse em uma entrevista nesta sexta-feira que o show usou a Acrópole para fins comerciais contra uma lei nacional e ocorreu sem a aprovação prévia do Ministério da Cultura.
"É como se o tênis Adidas estivesse chutando a Acrópole", disse Mendoni à rádio local Skai. "Já foi aberto um processo contra qualquer responsável."
A Adidas disse que "todas as autorizações necessárias foram recebidas e cumpridas".
"Nenhuma imagem do monumento da Acrópole foi usada pela Adidas para publicidade ou outros fins", disse a empresa em um comunicado enviado por email.
O Ministério da Cultura informou que também investiga se o procedimento de licenciamento para o sobrevoo dos drones foi cumprido.
A medida ocorre semanas após a Grécia rejeitar um pedido do diretor Yorgos Lathimos para filmar cenas de seus próximos filmes "Bugonia" na colina da Acrópole, alegando que eram incompatíveis com o símbolo do antigo monumento grego.
