Script = https://s1.trrsf.com/update-1747233309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da América Latina

Pepe Mujica discursou pela última vez em evento político antes de se recolher em sua chácara

Ex-presidente uruguaio morreu nesta terça-feira, 13, em decorrência de um câncer terminal

13 mai 2025 - 17h42
(atualizado às 17h51)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Pepe Mujica, ex-presidente uruguaio, faleceu aos 89 anos nesta terça-feira, 13 de maio de 2025, em decorrência de um câncer terminal, após meses recolhido em sua chácara ao lado da esposa.
Ex-presidente uruguaio escolheu finalizar seus dias em chácara no interior do Uruguai
Ex-presidente uruguaio escolheu finalizar seus dias em chácara no interior do Uruguai
Foto: Reprodução

José "Pepe" Mujica foi visto pela última vez em público no dia 27 de março deste ano, em um evento que celebrou os 40 anos de democracia no Uruguai. A cerimônia, organizada pelo Partido Colorado em Montevidéu, reuniu autoridades e ex-presidentes para relembrar o fim da ditadura cívico-militar que marcou o país entre 1973 e 1985. Nesta terça-feira, 13, ele morreu aos 89 anos.

Em março, mesmo debilitado, Mujica subiu ao palco e discursou diante do presidente Yamandú Orsi e dos ex-mandatários Julio María Sanguinetti e Luis Alberto Lacalle Herrera.

Durante sua fala, o ex-presidente refletiu sobre as feridas deixadas pela repressão no país. "Nunca se acabam os males. Vão crescendo, pouco a pouco, diz o Martín Fierro. Muita sabedoria popular. Uma vez cometi o erro de dizer que, enquanto não desaparecessem alguns atores do passado quente no Uruguai, havia coisas que não se resolveriam - certamente eu estava errado", afirmou.

Diagnosticado com câncer em abril de 2024, Mujica revelou, em janeiro, que a doença havia se espalhado para o fígado e que não seguiria com o tratamento. "Sinceramente, estou morrendo", disse. Planejava morrer em sua chácara em Rincón del Cerro, nos arredores de Montevidéu, ao lado da sequoia sob a qual está enterrada sua cadela Manuela. "Estou fazendo os papéis para que também me enterrem ali."

Desde janeiro, Mujica estava recolhido ao lado da esposa, Lucía Topolansky. No dia 9 de maio, o presidente Yamandú Orsi foi até a propriedade rural visitar Mujica. "Ele está mal", resumiu Orsi a jornalistas, explicando que o amigo já não tinha força para sair de casa. “Estamos todos tentando cuidar dele e evitar que faça qualquer esforço que possa prejudicá-lo.”

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade
OSZAR »