Pepe Mujica discursou pela última vez em evento político antes de se recolher em sua chácara
Ex-presidente uruguaio morreu nesta terça-feira, 13, em decorrência de um câncer terminal
Pepe Mujica, ex-presidente uruguaio, faleceu aos 89 anos nesta terça-feira, 13 de maio de 2025, em decorrência de um câncer terminal, após meses recolhido em sua chácara ao lado da esposa.
José "Pepe" Mujica foi visto pela última vez em público no dia 27 de março deste ano, em um evento que celebrou os 40 anos de democracia no Uruguai. A cerimônia, organizada pelo Partido Colorado em Montevidéu, reuniu autoridades e ex-presidentes para relembrar o fim da ditadura cívico-militar que marcou o país entre 1973 e 1985. Nesta terça-feira, 13, ele morreu aos 89 anos.
Em março, mesmo debilitado, Mujica subiu ao palco e discursou diante do presidente Yamandú Orsi e dos ex-mandatários Julio María Sanguinetti e Luis Alberto Lacalle Herrera.
Durante sua fala, o ex-presidente refletiu sobre as feridas deixadas pela repressão no país. "Nunca se acabam os males. Vão crescendo, pouco a pouco, diz o Martín Fierro. Muita sabedoria popular. Uma vez cometi o erro de dizer que, enquanto não desaparecessem alguns atores do passado quente no Uruguai, havia coisas que não se resolveriam - certamente eu estava errado", afirmou.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Diagnosticado com câncer em abril de 2024, Mujica revelou, em janeiro, que a doença havia se espalhado para o fígado e que não seguiria com o tratamento. "Sinceramente, estou morrendo", disse. Planejava morrer em sua chácara em Rincón del Cerro, nos arredores de Montevidéu, ao lado da sequoia sob a qual está enterrada sua cadela Manuela. "Estou fazendo os papéis para que também me enterrem ali."
Desde janeiro, Mujica estava recolhido ao lado da esposa, Lucía Topolansky. No dia 9 de maio, o presidente Yamandú Orsi foi até a propriedade rural visitar Mujica. "Ele está mal", resumiu Orsi a jornalistas, explicando que o amigo já não tinha força para sair de casa. “Estamos todos tentando cuidar dele e evitar que faça qualquer esforço que possa prejudicá-lo.”