Enem volta a certificar conclusão do ensino médio para maiores de 18 anos; veja regras
MEC publicou no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 23, portaria que detalha a volta da certificação a partir do Enem deste ano
O MEC retomou a certificação de conclusão do ensino médio pelo Enem para maiores de 18 anos, com regras definidas em portaria publicada no Diário Oficial.
O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 23, a Portaria nº 382/2025 que estabelece a volta da certificação de conclusão do ensino médio para estudantes com 18 anos ou mais pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O ministro da Educação, Camilo Santana, já tinha anunciado a novidade na noite de quinta-feira, 22, em um vídeo nas redes sociais. O chefe da pasta também afirmou que o edital do exame será publicado na noite desta sexta.
O Enem tinha deixado de ter essa função em 2017 e as pessoas buscavam o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para obter o diploma do ensino médio.
Regras para obter a certificação
Conforme a portaria, o participante do Enem interessado em obter o certificado de conclusão do ensino médio ou a declaração parcial de proficiência deverá atender aos seguintes requisitos:
- ter no mínimo 18 anos completos na data da primeira prova de cada edição do exame; e
- atingir, em cada área do conhecimento, a pontuação correspondente ao padrão de desempenho básico definido pelo Inep.
Com o resultado, o participante precisará comparecer a uma unidade dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia ou a instituições das redes estaduais de ensino que tenham firmado termo de adesão com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e levar a documentação necessária para solicitar o certificado.
Inscrições do Enem 2025
As inscrições do Enem 2025 serão abertas de 26 de maio a 6 de junho e deverão ser realizadas na Página do Participante. As provas continuarão sendo aplicadas em dois domingos seguidos, nos dias 9 e 16 de novembro.
O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil e a nota pode ser usada em programas, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) ou Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).