Detenções, atendimento e lixo: os números de Lady Gaga em Copacabana
Show histórico reuniu mais de 2 milhões de pessoas no último sábado, 3
O show histórico de Lady Gaga no último sábado, 3, movimentou um público superior ao de Madonna no ano passado. Segundo a Riotur, foram 2,1 milhões de pessoas pulando na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O maior da carreira da cantora.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Os números continuaram acompanhando a grandiosidade do evento. A estimativa inicial era de 240 mil visitantes, no entanto, mais de 500 mil turistas desembarcaram na cidade entre os dias 1º e 3 de maio, segundo dados da Rodoviária Novo Rio e o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão).
Com um público tão grande, a prefeitura providenciou operações dobradas, como o de costume para festas robustas. Confira o balanço:
Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde trabalhou com três postos médicos, que funcionaram das 17h do dia 3 até às 4h do dia seguinte, com uma equipe de 110 profissionais composto por médicos, enfermeiros e 30 ambulâncias. Ao todo, 795 pessoas foram atendidas. A maioria dos casos foram causados por consumo exagerado de bebidas alcoólicas.
Cerca de 73 pacientes precisaram de atendimentos mais complexos e foram transferidos para os hospitais municipais Souza Aguiar e Miguel Couto e para os centros de emergência regional do Leblon e da Ilha do Governador.
Segurança
A Polícia Militar (PM) atuou com um efetivo de 3,3 mil pessoas e apreendeu cerca de 251 objetos perfurocortantes em 18 pontos de revistas. Quatro pessoas foram presas e três adolescentes foram apreendidos por furto e receptação.
Os Guardas Municipais prendeu duas pessoas durante o show. Segundo informações da Agência Brasil, pela manhã, a guarnição apreendeu uma sacola plástica encontrada enterrada na praia com sete facas. Seis pessoas foram presas por furto, desacato e agressão aos agentes.
Foram instaladas 240 câmeras em Copacabana e 106 câmeras ao longo da Avenida Atlântica para auxiliar na segurança.
Lixo
A Comlurb realizou uma operação especial para limpeza após o show e removeu 392 toneladas de resíduos. Foram utilizados 26 motobombas e 12 caminhões-pipa para lavar a Avenida Atlântica e as ruas de acesso ao evento, incluindo as áreas externas dos metrôs. Antes e após o show, de acordo com a prefeitura.
Na areia e no calçadão da Avenida Atlântica, a Comlurb disponibilizou dois mil contêineres de 240 litros e 350 contêineres de grande capacidade, de 1.200 litros para descarte de lixo. Além da mobilização de uma equipe de 1.630 garis.
De acordo com a prefeitura, a operação foi semelhante ao do Réveillon. Também tiveram apoio de veículos e equipamentos, com seis tratores de remoção, seis tratores de peneiramento para a areia, duas mini máquinas de limpeza de praia, sete pás carregadeiras, 21 caminhões basculantes, 12 caminhões-pipa, 14 compactadores, 12 varredeiras e um carrinho elétrico, além dos 38 de limpeza hidráulica.