Novo Compass: SUV é o Jeep mais aerodinâmico já feito
Nova geração do SUV está próxima de estrear com versões híbridas leve, tipo plug-in PHEV e 100% elétrica; Stellantis promete longo alcance
O Jeep Compass nunca foi símbolo de eficiência energética, mas a próxima geração do modelo, que está prestes a estrear na Europa, promete mudar essa história.
Novas imagens liberadas pela Stellantis mostram a terceira geração do SUV em um túnel de vento - e a montadora diz que o Novo Compass é o Jeep mais aerodinâmico da história.
Conforme a fabricante, o próximo Compass será referência na categoria com Coeficiente de Arrasto (Cx) abaixo de 0,29. É uma bela conquista, afinal, o modelo à venda atualmente no Brasil tem Cx de 0,35.
Essa evolução, segundo a Stellantis, vai reduzir o consumo no SUV, melhorar a estabilidade da direção e aumentar a autonomia da versão elétrica (BEV), que terá até 650 km de alcance no ciclo global (WLTP).
Novo Compass tem avanços aerodinâmicos notáveis
O time de engenharia da Jeep recorreu a soluções inovadoras para chegar ao resultado anunciado. Por exemplo, o novo Compass tem a parte inferior totalmente plana, ou seja, "invisível a olho nu", mas essencial no controle do fluxo de ar sob o veículo tanto na aerodinâmica quanto no off-road.
Outro recurso são as persianas ativas da grade frontal que fica integrada ao para-choque. O sistema ajuda a reduzir o arrasto em quase dois pontos em altas velocidades, fechando os "flaps" quando o resfriamento não é necessário.
O conjunto de rodas do novo Compass também é mais aerodinâmico e ajudam no fluxo de ar, com ganhos aerodinâmicos.
Por fim, detalhes na traseira como bordas de fuga acentuadas, suportes no vidro do vigia, spoiler no teto e cortinas de ar nos arcos das rodas, que são comuns em carros esportivos, contribuíram para uma melhoria de 10% no coeficiente de arrasto (Cx).
Novo Jeep Compass chegará ao Brasil
Em sua terceira geração, o Jeep Compass será lançado na Europa no fim deste ano. A produção por lá será feita na planta de Melfi, na Itália. O modelo divide plataforma com o Peugeot 3008, que também deverá ter produção no Brasil nos próximos anos.
Aqui, o Novo Compass será fabricado no Polo Automotivo da Stellantis em Goiana (PE) provavelmente a partir de 2027. É quando o complexo deverá receber a nova plataforma STLA Medium. A nova arquitetura, aliás, vem pronta para a eletrificação. Na Europa, o SUV terá versões híbrida leve, do tipo plug-in e uma inédita versão elétrica.
O Compass EV terá três configurações. A de entrada tem motor elétrico dianteiro com potência de 213 cv e 35,2 kgfm de torque máximo. A bateria tem 74 kWh e fornece até 500 km de autonomia (WLTP).
Já o modelo intermediário tem motor dianteiro de 234 cv, mas com o mesmo torque de 35,2 kgfm. A bateria é maior, com 96 kWh, e o alcance é de 650 km.
E a versão de topo de linha terá tração integral, 375 cv e os mesmos 650 km de autonomia.
No caso das versões híbridas, o Novo Compass terá uma opção de entrada futuramente com o mesmo sistema de 48V que equipará a nova Fiat Toro brasileira.
Já a configuração híbrida plug-in (PHEV) terá potência combinada de 195 cv com um motor elétrico e um 1.6 turbo de quatro cilindros, que será flexível no SUV brasileiro.
