Messi no estádio, proximidade com ídolo do Barcelona e estreia na A1: conheça o time do interior que vai jogar a elite do Paulistão
Primavera garantiu vaga na Série A1 após passar pelo Taubaté na semifinal
A série A1 do Campeonato Paulista terá um participante inédito na próxima temporada. Fundado em 1927, na cidade de Indaiatuba, o Primavera SAF conquistou o acesso pela primeira vez em sua história ao bater o Taubaté neste sábado, 29, em duelo válido pela semifinal da A2.
Agora, o ‘Fantasma’, como é conhecido, jogará a decisão da competição contra o vencedor do duelo entre Capivariano e Ituano. Para garantir vaga na elite, a equipe comandada por Fernando Marchiori bateu o Burro da Central por 2 a 0 na ida, fora de casa, e 2 a 1 no Estádio Ítalo Mário Limongi.
Pelo regulamento do estadual, apenas os dois finalistas garantem vaga na decisão. Anteriormente, o Primavera havia passado perto quando passou pela primeira fase e caiu nas quartas de final com derrota para a Portuguesa.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Presença de Messi no estádio
Casa do Primavera, o Estádio Ítalo Mário Limongi já recebeu um convidado ilustre. Em 2010, poucos dias após a Copa do Mundo da África do Sul, Lionel Messi foi à cidade do interior de São Paulo para participar de um jogo beneficente promovido por Deco, ex-companheiro do argentino no Barcelona.
A passagem do craque pelo estádio rendeu um momento um tanto quanto inusitado. Ronaldo Fenômeno teve sua vez de fotógrafo para registrar uma imagem do filho ao lado de Messi.
Proximidade com Deco
Em 2020, Deco assumiu parte do controle do Primavera por meio de um grupo de gestão. Dois anos depois, em 2020, o ex-jogador do Barcelona deu um passo a mais na relação com o clube e adquiriu, em parceria com um empresário, 90% da SAF do Fantasma.
Sob o comando do ex-craque, o Primavera voltou à série A2 do futebol estadual após 34 anos. Mesmo com os bons resultados, o dirigente teve que se afastar das funções no clube após assumir o cargo de diretor do Barcelona.
Sala de troféus
Ao longo de sua história quase centenária, o Primavera mesclou momentos de futebol amador e profissional, que foi retomado de vez em 1976. Dentro de campo, conquistou quatro títulos: duas vezes a segunda divisão do Paulistão (quarto nível do estadual) em 1977 e 2018, a Série B1-B de 1995, e a Série B2 de 2001.
SAF
Em agosto de 2022, o Fantasma deu um passo importante para passar a ser competitivo no cenário estadual e se tornou SAF. Na época, Deco e o empresário Nenê Zini adquiriram 90% da SAF, com 10% permanecendo sob o controle do clube.
Auxiliar técnico conhecido
O Primavera é comandado por Fernando Marchiori. O técnico de 45 anos tem passagens por equipes como Cuiabá, Santo André, Portuguesa, Água Santa, ABC e Náutico, entre outros clubes.
Apesar do currículo do treinador, o banco de reservas tem uma figura mais famosa. Auxiliar de Marchiori, Rafael Marques encerrou a carreira pelo clube em 2022 e, desde então, integra a comissão técnica.
O ex-atacante tem passagens por clubes como Palmeiras, Botafogo, Cruzeiro, Ponte Preta e Sport.