O experimento que fez uma parte de uma pequena cidade na Alemanha virar o lugar mais frio de todo o universo por 2 segundos
Bremen passou por muitas experiências em sua história, mas alcançou uma honra quase galáctica em 2018
A torre de queda livre, que domina o horizonte do parque tecnológico na cidade de Bremen, no norte da Alemanha, está lá desde 1990, com seus 146 metros. Há alguns anos, pesquisadores criaram o que conhecemos como o lugar mais frio do universo.
Queda de temperatura
Em agosto de 2018, algo comum aconteceu na torre de queda do Centro de Tecnologia Espacial Aplicada e Microgravidade (ZARM): uma cápsula de pesquisa caiu e passou por um breve período de quase ausência de peso. Ela continha uma nuvem de gás extremamente fria: um condensado de Bose-Einstein (BEK). Esse acúmulo exótico de partículas é considerado o quinto estado da matéria (gasoso, líquido, sólido, plasma e BEK).
Como podemos anular a gravidade?
A força gravitacional da Terra não pode ser desligada. Mas podemos escapar dela temporariamente e, assim, atender à chamada preocupação com a microgravidade. Isso é feito por meio da queda livre. Se colocássemos uma balança sob nossos pés na torre de 10 metros de uma piscina e depois pulássemos, não pesaríamos nada - apenas a resistência do ar faria o ponteiro oscilar.
Dentro da torre, os sistemas também bombeiam todo o ar para fora do tubo de queda. Isso cria um vácuo, o que garante condições praticamente ideais para a queda livre. Usando uma catapulta, a duração normal da ausência de gravidade pode ser dobrada de cerca de 4,75 segundos para 9,5. A condição então prevalece igualmente durante a subida e após o retorno da queda (via swb e ZARM).
A gravidade continua a ...
Matérias relacionadas
Indianos inventam geladeira que mantém medicamentos na temperatura correta sem eletricidade